Blog Saúde Bucal

Extrair O Dente Siso: Quantos Dias de Repouso? – Sorridents!

Grande parte das pessoas precisa passar pela extração do terceiro molar. Você sabe que dente é esse? É o famoso dente siso, ou dente do juízo!

Sabemos que a retirada desse terceiro molar é indicada pelos dentistas em várias situações — como o seu mau posicionamento, que pode causar o desalinhamento dos outros dentes, cáries profundas, entre outras situações.

Essa extração pode parecer um procedimento dolorido, de recuperação ruim e desconfortável. Mas, se você precisa extrair siso, saiba que não há motivo para ter medo!

Neste post, veremos algumas dicas importantes de cuidados para o pós-operatório que vão fazer com que a sua recuperação seja bem tranquila. Então, acompanhe e fique tranquilo!

Fique em repouso pelo maior tempo possível

O corpo sempre precisa se recuperar após uma operação, e com a extração dos sisos não é diferente. Nas primeiras 24 horas depois da cirurgia, evite conversar e repouse a maior parte do tempo, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo, em uma posição quase sentada. Continue nesse repouso por mais 2 dias.

Evite também se expor ao sol, fazer atividades físicas e tomar banhos muito quentes por 5 dias. Isso porque a alta temperatura da água pode dilatar os pequenos vasos sanguíneos e favorecer uma hemorragia, atrasando a cicatrização.

Tome cuidado com a alimentação nos primeiros dias

Nas primeiras 24 horas, evite também alimentos sólidos e quentes, optando por sorvetes e cremes gelados. Como dissemos, as temperaturas mais frias ajudam na cicatrização e a impedir o sangramento excessivo.

Depois do primeiro dia, você já pode colocar alimentos pastosos e mornos em sua dieta, ainda evitando os sólidos. Após 5 ou 6 dias, volte a se alimentar normalmente, mas sempre tomando cuidado com a área afetada.

Faça compressas de gelo no local

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, coloque uma bolsa na região externa e segure-a delicadamente, em intervalos de 20 minutos. Descanse por mais 20 minutos e repita o procedimento. Essa compressa evita o inchaço excessivo da área.

Higienize e cuide da região operada

A higienização da área operada deve ser feita corretamente e periodicamente. Essa é uma parte essencial para evitar que a sua cirurgia evolua para um quadro de infecção.

Durante os 4 dias primeiros dias após o procedimento, passe a escova com delicadeza nos dentes e língua — estando sempre em frente ao espelho. Depois disso, use o fio dental, também com cuidado.

Além disso, é normal que alguns alimentos fiquem presos na cavidade formada após a extração do siso. Para limpar essa região, use uma haste flexível embebida em um enxaguante bucal sem álcool ou em água filtrada.

No fim, evite fazer bochechos vigorosos: apenas enxágue delicadamente a região.

Saiba o que é comum acontecer nas primeiras horas de pós-operatório

Mesmo tomando cuidados, é normal que ocorram alguns sintomas comuns, já que você acabou de passar por uma cirurgia. Portanto, não fique preocupado se:

  • o seu dente sangrar um pouco nas primeiras 24 horas;
  • você sentir a bochecha inchada;
  • sentir gosto de sangue durante a primeira noite pós-cirurgia;
  • sentir sono na maior parte do tempo, e o local dolorido.

Lembre-se de tomar todos os medicamentos prescritos pelo seu dentista, para evitar infecções, febre e dores. Assim, você vai ter uma recuperação rápida, pouco incômoda e vai contribuir para deixar sua boca ainda mais saudável.

Enfim, extrair siso é, na maioria das vezes, um procedimento simples — especialmente se for feito por um bom profissional e se o paciente colaborar com a higienização e os cuidados indicados. Como vimos, não há motivo para ter medo!

Agora, você sabia que a saúde dos dentes está ligada diretamente à saúde da sua gengiva? Para saber como cuidar dela, aproveite e confira essas nossas dicas aqui!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada