Blog Saúde Bucal

Afinal, por que os dentes entortam?

Afinal, por que os dentes entortam?

Um sorriso bonito é feito de dentes saudáveis e bem alinhados, que se encaixam com perfeição e harmonia. Enquanto algumas pessoas precisam fazer a correção usando aparelhos ortodônticos, outras nem consideram essa hipótese, pois já possuem a dentição normal.

Ter dentes tortos não é sinal de azar ou desleixo, há diferentes causas para o posicionamento anormal. Se você sempre quis saber por que os dentes entortam, vamos te ajudar a entender mais desse assunto. Confira!

Por que os dentes entortam?

Há muitos fatores que podem colaborar para que alguém tenha dentes tortos, como mordida cruzada ou até mesmo acidentes que afetem a região da boca. Veja alguns dos motivos mais comuns:

Genética

As crianças herdam o padrão de dentes dos pais, como o tamanho da dentição e dos ossos maxilares, que podem não ser compatíveis.

Imagine a situação de um recém-nascido que terá dentes grandes, devido à genética do pai, aliados a maxilares menores, por parte da mãe. A boca da criança ficará com pouco espaço para os dentes, portanto eles nascerão tortos.

Outro caso seria a malformação facial, que pode ser genética ou provocada no momento do parto, causando o mau posicionamento dos dentes.

Hábitos

Certas manias podem comprometer o alinhamento dos dentes, como chupar o dedo, usar chupeta ou pressionar a língua contra os dentes.

Respirar pela boca é um outro exemplo de hábito que interfere no alinhamento. O maxilar das crianças está em crescimento, por isso a respiração inadequada pode influenciar o modo que a mandíbula cresce.

Dente do siso

Alguns especialistas acreditam que o dente do siso, último a nascer, pode acarretar o problema de dentes tortos. É comum que não haja espaço suficiente para o siso na boca, por isso ele força os dentes vizinhos para conseguir lugar na arcada dentária, podendo desalinhar o sorriso.

Há estudos que não atribuem o entortamento ao siso, mas indicam como culpada a alimentação nas últimas décadas. Os alimentos industrializados ou processados exigem menos trabalho dos dentes, que sofrem menos desgaste e ficam maiores do deveriam. Com isso, não há espaço adequado para todos eles.

Qual é o tratamento para dentes tortos?

Normalmente, é necessário realizar tratamento ortodôntico por meio de aparelho corretivo, que age no posicionamento dos dentes, forçando a movimentação dos mesmos para que fiquem alinhados corretamente.

A idade ideal para usar o aparelho é no começo da adolescência, simplesmente pelo fato de que os dentes de leite já foram substituídos, nessa fase, dando lugar aos permanentes.

De qualquer forma, é bom consultar um especialista no período de troca dos dentes, por volta dos 6 anos, para analisar a dentição da criança o quanto antes. O ortodontista é o profissional adequado para verificar cada caso e indicar o momento ideal para o uso de aparelho.

Adultos também podem iniciar o tratamento, mas o resultado pode ser mais demorado. Em relação à estética, há modelos mais discretos, como o aparelho lingual, colocado na parte de trás dos dentes.

Depois de finalizado o tratamento, existe a hipótese de que os dentes voltem a ficar tortos. Para que isso não ocorra, é preciso usar o dispositivo de contenção ortodôntica, que serve para manter a posição obtida com o aparelho, deixando os dentes acostumados com o alinhamento.

Seguindo o procedimento corretamente, de acordo com as instruções do especialista, o risco de voltar a ter dentes tortos é bem pequeno.

Agora você já sabe por que os dentes entortam, como esse problema pode ser tratado e qual é o momento ideal para iniciar o tratamento, porém, há outras situações específicas que devem ser analisadas por um profissional. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada