Blog Saúde Bucal

Entenda o que é leucoplasia e principais tratamentos

Você sabe o que é leucoplasia? Trata-se de uma placa bacteriana presente em diferentes regiões da boca. Ela pode ocorrer por causas distintas e gerar vários sintomas, conforme a gravidade do problema. Por isso, neste texto vamos falar um pouco sobre essa condição e te deixar alerta a respeito dela.

Para tal, vamos explicar, de modo mais detalhado, o que é a leucoplasia e suas causas, além de apontar os sintomas e tratamentos recomendados. Dessa maneira, será possível reconhecer o problema e ir ao dentista para saná-lo.

Fique conosco e saiba mais sobre o tema!

O que é leucoplasia?

É uma placa bacteriana instalada nas gengivas, línguas ou áreas internas das bochechas. Tal lesão adere à mucosa bucal e produz um engrossamento da pele dessas regiões citadas, dando um aspecto branco e espesso e acarretando ainda bolinhas brancas.

Quais são as causas?

Ainda não há pleno consenso sobre as razões do surgimento da leucoplasia. Contudo, já se sabe que a irritação contínua na superfície da boca, sobretudo devido ao tabagismo, é um dos principais motivos. Entre outros, é possível citar:

  • bebidas alcoólicas;
  • tabaco para mastigar;
  • dentes danificados capazes de machucar, internamente, as bochechas;
  • uso de próteses de tamanho inadequado para a boca do paciente.

Além disso, há leucoplasia pilosa gerada pelo vírus Epstein-Barr. Apesar de este micro-organismo ser relativamente comum no corpo humano, esse tipo de leucoplasia é mais rara.

Ela somente aparece quando o sistema imunológico é afetado por alguma outra doença, como um câncer ou a AIDS. Daí, o vírus adormecido no organismo entra em atividade e acarreta a leucoplasia.

Quais os sintomas?

De forma geral, essa condição não produz dor nem desconfortos intensos. Por essa razão, muitas vezes as pessoas não se dão conta do problema. Portanto, é importante conhecer outros sinais que facilitam a identificação da condição. Assim, é possível notar na mucosa bucal:

  • partes superficiais mais enrijecidas ou espessas;
  • manchas acinzentadas ou brancas não passíveis de remoção com simples escovação;
  • lesões vermelhas e/ou altas, que podem ser indício de um câncer (é preciso consultar um dentista para ter certeza de problemas dessa seriedade).

Outro tipo diferente é a leucoplasia peluda, ela pode ser confundida com sapinho, pelas manchas brancas similares. Porém, essas marcas surgem ao lado da língua e se parecem com dobras ou cristas.

De que modo evitar?

Basta evitar as causas mais comuns que estão sob o seu controle, como não fazer uso de tabaco (seja fumo, seja mastigável) e de bebidas alcoólicas (ou pelo menos reduzir esse consumo).

Se for algo difícil de parar, tente visitar o dentista com mais frequência que o adequado. O sugerido é que seja uma vez a cada seis meses, mas é interessante que se faça mais visitas por semestre.

Quais os tratamentos?

Na grande maioria dos casos, a leucoplasia é benigna. Contudo, é preciso frequentar o consultório do dentista com frequência e revelar os hábitos bucais, como o fumo ou o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Ele vai avaliar a boca já levando em consideração tais informações.

Em geral, essa condição é tratada conforme os aspectos da placa bacteriana e as manchas presentes. Se o problema for originado por um vírus, podem ser receitados antivirais. Já em outras situações, podem ser indicados remédios para aplicação direta nas placas, o que vai acarretar a remoção delas.

Como vimos, saber o que é leucoplasia é importante, sobretudo se você tem costumes prejudiciais à região bucal. Visite o seu dentista com a regularidade mínima indicada e converse com ele sobre seus hábitos. Esse profissional saberá como te ajudar!

Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais informações sobre saúde bucal!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada