A língua branca pode ser sinal de fungos e bactérias na região bucal. Sendo assim, é preciso ficar atento à aparência da língua, para que você procure um profissional especializado e realize o tratamento necessário se for preciso. Saiba que ela pode comprometer a sua saúde bucal e a sua qualidade de vida.
É importante ressaltar que a língua branca pode ser sinal de alerta para algum problema de saúde, além de ser um importante indicativo de falta de higiene. A visita regular ao dentista é fundamental para evitar maiores contratempos e solucionar os problemas que possam afetar o sorriso.
Continue a leitura e conheça as 4 principais causas da língua branca!
1. Má higiene bucal
A má higiene da boca pode favorecer o aparecimento da língua branca, uma vez que, na região, pode haver o acúmulo de diversas bactérias prejudiciais à saúde. Assim, com o passar do tempo, é possível acontecer o desenvolvimento de infecções.
É fundamental escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, utilizar corretamente o fio dental entre os espaços dos dentes e higienizar a língua com o auxílio de um raspador. Além disso, é preciso beber uma quantidade adequada de água durante o dia.
Importante! O creme dental para a escovação dos dentes deve ser evitado para escovar a língua. Isso ajuda a preservar a superfície, mantém a limpeza da região e evita irritações. Use apenas a escova.
2. Jejum prolongado
Muitas pessoas fazem o chamado jejum prolongado, mas essa prática pode favorecer o surgimento de mau hálito e da língua branca. Com a finalidade de reduzir esse problema durante a realização do jejum, é preciso higienizar a boca com frequência.
Além da higienização durante o jejum, é fundamental beber bastante água e hidratar a boca. Com menos circulação de alimentos e líquidos, a língua fica com um ressecamento maior, o que pode resultar em um aspecto branco ou mau hálito.
3. Candidíase oral
A candidíase oral é uma das causas mais comuns da língua branca, porque existe um crescimento excessivo de fungos na região da boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode acometer adultos que não realizam a profilaxia bucal corretamente.
Ainda é válido ressaltar que pode surgir nos indivíduos que apresentam doença autoimune e que estão fazendo tratamento com antibióticos.
4. Leucoplasia
A leucoplasia oral é um problema bucal caracterizado pelo surgimento de placas brancas na língua. Elas incomodam, afetam a qualidade de vida e não podem ser retiradas por meio de raspagem. Para solucionar o problema, é fundamental buscar a ajuda de um especialista.
Esse distúrbio não tem uma causa definida, mas existe uma série de ações que podem favorecer o seu surgimento, como tabagismo, alcoolismo, mal posicionamento da dentadura e dentes quebrados.
Portanto, é preciso buscar por uma clínica odontológica especializada, como a Sorridents Clínicas, para prevenir o surgimento e o desenvolvimento da língua branca, pois é um incômodo que pode afetar sua qualidade de vida e o seu bem-estar. Ao descobrir a causa do problema em sua fase inicial, é possível resolvê-lo rapidamente.
Algumas medidas podem ser adotadas para manter a boca e o sorriso saudáveis, como escovar os dentes corretamente, utilizar o fio dental sempre, realizar bochechos com um enxaguante bucal antisséptico, utilizar um raspador de língua durante o processo de higienização bucal, ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e beber água. Com essas ações, é possível prevenir o aparecimento da língua branca.
Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto. Siga a gente no Instagram!