Blog Saúde Bucal

Você sabe para que serve raspador de língua e como usar?

A higienização correta da boca é fundamental para a saúde do corpo como um todo. Porém, embora as pessoas tenham muita atenção à limpeza dos dentes, é frequente que várias delas negligenciem a higiene da língua.

A língua é um órgão extremamente importante no processo de mastigação e deglutição dos alimentos. Por estar em contato frequente com detritos alimentares, as bactérias presentes ali se proliferam muito facilmente, o que pode provocar mau hálito, mascarar o sabor dos alimentos e até aumentar os riscos de doenças bacterianas em outras regiões do corpo.

Diante disso, é amplamente recomendado que se utilize o chamado raspador de língua, um instrumento de higiene bucal que pode facilitar bastante o processo de higienização. Quer entendê-lo melhor? Separamos aqui as principais informações! Continue lendo e saiba como usá-lo:

Para que serve o raspador de língua?

A função principal do raspador de língua é retirar, a partir de uma pressão mecânica, em sentido de raspagem, a crosta branca que se forma na língua quando não é realizada a sua higienização correta.

Essa crosta recebe o nome de saburra, e é formada por restos de células descamadas, bactérias e sobras de alimentos. Inclusive, grande parte dos casos de mau hálito têm relação com a presença da saburra lingual.

A higiene correta desse órgão pode evitar o quadro, bem como diversas outras doenças de origem bacteriana. Afinal, ao caírem na corrente sanguínea, essas bactérias em excesso são transportadas por todo o corpo, podendo causar doenças como a pneumonia, por exemplo.

Qual é a diferença entre o raspador e o limpador de língua?

A diferença mais visível entre um limpador e um raspador de língua é o fato de que o primeiro tem cerdas. Essas cerdas devem ser utilizadas conjuntamente a um spray de limpeza — composto necessário para que a saburra lingual possa ser retirada de forma adequada.

Já o raspador de língua não tem cerdas, assim como não demanda a utilização de um spray para a higienização.

Outra de suas vantagens é que o seu uso pode ser mais confortável para pessoas que têm tendência à ânsia de vômito pelo toque na parte de trás da língua. Além disso, alguns modelos de raspadores demonstram maior eficácia na retirada da saburra lingual em relação aos limpadores.

Assim, vale a pena consultar um dentista para saber qual é o modelo mais adequado para a higiene da língua.

Como usar o raspador de língua corretamente?

A utilização do raspador de língua deve ser feita após a escovação dos dentes. Essa conduta é importante porque, se a limpeza fosse realizada anteriormente à escovação, haveria um maior contato entre detritos retirados dos dentes e a língua do indivíduo.

Após a utilização do fio dental e escovação dos dentes, deve-se realizar um movimento de fricção do raspador com toda a superfície da língua. E é importante que esse movimento seja realizado sempre de trás para frente.

Ainda assim, vale lembrar que a saburra costuma se formar na parte mais posterior do órgão, o que demanda uma atenção maior nessa região da língua, no momento da raspagem.

Até por isso, geralmente o raspador de língua tem um formato mais anatômico do que o da escova de dentes, o que pode tornar a escovação lingual bem mais confortável. Isso é o que evita também a ocorrência de episódios de ânsia provocada por essa escovação, como dissemos.

Por fim, depois de todas essas dicas, vale destacar a necessidade de tornar a utilização do raspador de língua não uma obrigação, mas sim um hábito. Afinal, é a sua saúde que está em jogo.

Também é sempre importante consultar um dentista antes de comprar um raspador de língua, uma vez que somente esse profissional poderá dar as devidas orientações acerca do tipo de raspador que deve ser adquirido.

Então, gostou de saber mais sobre o raspador de língua? Agora, confira também o nosso artigo sobre como é realizada a limpeza dentária!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada