Blog Saúde Bucal

Qualidade de vida e saúde bucal: entenda essa relação!

qualidade de vida e saúde bucal: entenda essa relação

Quando pensamos em qualidade de vida, raramente associamos esse conceito à saúde da boca.

Porém, prezar por uma conduta preventiva no que diz respeito a esse aspecto pode ter desdobramentos que vão desde a manutenção do bem-estar do indivíduo até mesmo à melhora de sua autoestima e relações sociais.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais fatores que evidenciam a íntima relação entre a qualidade de vida e saúde bucal. Confira a seguir e descubra como o cuidado com a boca pode ser fundamental!

Prevenção de doenças

Realizar visitas periódicas ao dentista e fazer a devida higiene bucal diariamente são fatores de extrema importância. Além dos fatores estéticos, vale citar que várias doenças podem se manifestar na boca ou mesmo serem agravadas pela precarização da saúde bucal.

Uma dessas doenças é o diabetes mellitus, que pode trazer grande desconforto a portadores que possuem gengivite ou periodontite. Segundo estudos, ela pode ocorrer em razão da dificuldade que indivíduos portadores de diabetes têm em combater infecções bacterianas.

Uma boa higienização, assim como visitas periódicas ao dentista, pode evitar ainda a própria gengivite e periodontite, que causam grande desconforto. Portanto, vale a pena investir nesse cuidado que deve ser diário!

Melhora das relações sociais

A saúde bucal pode ter desdobramentos extremamente relevantes nas relações sociais do indivíduo.

Uma boca mau higienizada, com falta de dentes ou algum tipo de alteração estética pode causar uma má impressão externa a um indivíduo que não possui esse tipo de preocupação.

Dessa forma, a falta de asseio e cuidado com a saúde da boca pode ter impactos desde as relações sociais de trabalho, até mesmo nas relações amorosas, que são situações onde o aspecto estético do indivíduo possui relevância.

Melhora da autoestima

Uma boca bem cuidada pode fazer toda a diferença para a manutenção de uma boa autoestima. Ela compõe uma importante função estética no rosto, o que faz com que sua devida integridade tenha enorme importância, tanto na aparência do indivíduo como na sua autoaceitação.

A perda dos dentes, por exemplo, pode ter graves consequências para autoestima das pessoas, em qualquer idade.

O sorriso faz parte da expressão de diversas emoções positivas, e alterações drásticas como a perda de dentes pode abalar significativamente o ímpeto expressá-las. Consequentemente, haverá um prejuízo progressivo na autoestima do portador desse tipo de problema.

Outra alteração causada pela falta de cuidado para com a saúde bucal pode ser o mau hálito, que é uma condição que pode ser causada por uma higienização precária da boca ou mesmo a falta dela.

A partir da decomposição bacteriana na boca, são liberados odores extremamente desagradáveis, o que pode ser motivo de embaraço para pessoas que possuem esse tipo de problema.

A saúde bucal na infância

Mesmo no período dos dentes de leite, é muito importância que haja um cuidado especial com a saúde bucal na infância.

Uma higienização frequente impede a proliferação da bactéria causadora da cárie, que pode vir a causar problemas mais sérios após o nascimento dos dentes permanentes.

Vale ressaltar ainda que, em alguns casos, a correção ortodôntica dos dentes pode ser realizada mais rapidamente na infância.

Isso ocorre em razão de ainda não ter ocorrido o total crescimento do crânio e consequente calcificação dos ossos, o que permite maior movimentação mecânica dos dentes nos casos em que há necessidade de correção.

A saúde bucal na  terceira idade

O cuidado com a saúde da boca pode ser extremamente importância na terceira idade.

Nessa fase, é comum que haja um enfraquecimento natural de diversas partes do corpo, o que inclui também os dentes. Dessa maneira, a negligência para com a saúde bucal pode ter consequências para a autoestima do idoso.

É comum ainda que idosos sejam portadores de doenças como diabetes, o que demanda cuidados mais intensos na prevenção de gengivites e periodontites.

A partir da devida atenção com a saúde bucal, é possível aumentar consideravelmente a qualidade de vida do idoso.

Gostou do post? Confira também nosso artigo sobre 5 dicas de saúde bucal que você precisa conhecer agora!

 

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada