Blog Saúde Bucal

Por que você deve usar o fio dental diariamente?

usar o fio dental

Para garantir a limpeza completa de sua boca, é preciso usar fio dental todos os dias. Porém, pela falta de hábito, muitas pessoas pulam esta etapa e acabam utilizando apenas a escova dental. É aí que mora o perigo: a sujeira fica acumulada nos locais mais escondidos e pode causar inflamação na gengiva e cáries.

Neste post, você vai aprender a importância de usar fio dental diariamente na higiene bucal, quais problemas podem ser evitados, os tipos de fios existentes e a melhor maneira de usá-lo. Continue a leitura!

Por que usar fio dental é importante?

Para que a sua boca se mantenha saudável é necessário utilizar o fio dental quando for escovar os dentes. Se conseguir utilizar apenas uma vez ao dia, dê preferência para passar antes de dormir.

O fio dental consegue tirar os restos de comida acumulados entre os dentes, onde a escova não consegue chegar, por isso a limpeza não será eficiente sem ele. Quando resíduos de alimentos não são retirados da boca forma-se a placa bacteriana, que causa inflamação da gengiva (gengivite) e cárie. O hábito de usar o fio dental precisa ser incorporado por todos da família, especialmente pelas crianças, para que elas se acostumem desde cedo a fazer a higienização bucal correta.

Gengiva sangrando

Muita gente usa o fio dental apenas para retirar um pedaço de alimento entre os dentes que esteja incomodando. Aí, quando vai passar, sente um incômodo na gengiva e vê que ela sangra, já que está sensível. Nessas situações, a pessoa fica preocupada e para de usar o fio.

Só que o sangramento está acontecendo justamente por não usar o fio dental todos os dias. Há placa acumulada, que causa a inflamação da gengiva. Se, a partir disso, a pessoa passa a usar o fio dental, o sangramento tende a parar. Caso o problema continue, o recomendado é procurar o dentista.

Quais são os tipos de fio dental?

Existem fios de diferentes espessuras e sabores, atendendo a todos os gostos e arcadas dentárias. Por exemplo, os fios plásticos, feitos de teflon ou nylon, são indicados para pessoas com dentes mais juntos, enquanto os fios encerados são mais indicados para quem tem os dentes mais separados. Há também as fitas dentais, que são mais grossas e resistentes, e fios com ação branqueadora.

Para quem usa aparelho ortodôntico, a dica é utilizar o passa fio, um tipo de agulha de plástico que guia o fio dental entre as partes metálicas.

Como usar o fio dental de forma eficiente?

Para obter melhores resultados, recomenda-se usar o fio dental antes da escova de dente. Assim, na hora de passar a pasta de dente com flúor, a boca já está mais limpa e todos os resíduos de alimentos já foram eliminados. A dica é não economizar ao usar o fio dental: retire em médio 40 cm do fio e prenda uma parte de cada ponta nos dedos médios, assim fica fácil passá-lo entre todos os dentes.

Faça a limpeza em frente ao espelho para se certificar de usar o fio de forma correta. Dedicar um tempinho a mais na hora da higienização bucal para usar fio dental previne vários problemas bucais. Isso deve fazer parte do seu dia a dia e de todos da sua família. Veja o fio que melhor se adéqua à sua arcada dentária. Com o tempo, você se acostuma e vai fazer questão de utilizá-lo diariamente.

Agora você já sabe como prevenir a placa bacteriana e a gengivite de uma maneira simples. Acompanhe neste post o jeito certo de usar fio dental!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada