Blog Saúde Bucal

Quais os melhores tratamentos para a perda óssea nos dentes?

Um dos danos mais sérios provocados pela higienização inadequada da boca é a perda óssea dentária. Quando a placa bacteriana se instala na superfície dentária e não é removida com a limpeza correta provoca a doença periodontal. Com a evolução do problema, bactérias migram para a região do osso onde o dente se assenta, levando a esse quadro.

Isso é algo que merece atenção, visto que a ação desses micro-organismos leva à perda dos tecidos de sustentação e do material ósseo, deixando o dente quase solto. Doenças, como diabetes e osteoporose, podem ser fatores de risco, assim como a idade avançada.

No entanto, a boa notícia é que existe tratamento, que deve começar logo após se notar a condição. Continue lendo o post, conheça os procedimentos mais eficazes, entenda melhor o que é a perda óssea dentária e as suas causas!

O que é perda óssea dentária?

Para compreender o problema, é importante conhecer as estruturas que fazem o papel de suporte ao dente: a raiz dentária é protegida pela gengiva e pelo tecido ósseo alveolar. Esse último faz a sustentação e dá a resistência necessária para que possamos mastigar os alimentos com tranquilidade.

A perda óssea dentária acontece quando há uma diminuição desse tecido, um quadro grave que pode ocasionar, inclusive, a queda do dente. Como identificar essa situação? Os principais sinais são:

  • retração da gengiva;
  • inflamação e sangramento no tecido gengival;
  • sensação de que os dentes estão mais compridos;
  • dentes mais frouxos;
  • mobilidade dentária;
  • hipersensibilidade, por conta das raízes expostas;
  • mau hálito.

Assim, estamos falando de uma doença bucal infecto-inflamatória que afeta a gengiva e o tecido ósseo alveolar. Entenda ainda que, quanto mais osso perdido, mais difícil será para o paciente se alimentar normalmente, porque a mastigação fica comprometida. Em resumo: é preciso procurar o dentista para realizar o tratamento rapidamente.

Quais as causas desse quadro?

A perda óssea dentária pode ser decorrente de uma série de fatores. Veja abaixo.

Idade

Com o avançar da idade, é natural que ocorra a perda de massa óssea. Isso afeta não só a saúde bucal, mas também a qualidade de vida da pessoa, que passa a não conseguir se alimentar normalmente com os dentes mais frouxos ou com a sua perda.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea de todo o organismo, afetando as estruturas que garantem a sustentação dos dentes.

Limpeza bucal ruim

Muita gente não dá atenção para a escovação bucal completa, limpando todos os dentes e cantinhos, especialmente com o uso do fio dental. Com isso, há a proliferação de bactérias que podem atingir a gengiva, levando à gengivite. Caso não tratada, ela evolui para a periodontite, atingindo as estruturas de sustentação do dente, o que reduz a massa óssea dentária.

Perda de dente

Nos casos em que a pessoa perde um dente e não coloca um implante dentário no lugar, também há perda óssea. É que o corpo faz a reabsorção do tecido, pois entende que não é mais preciso ter a estrutura para sustentar o dente.

Diabetes

Diabéticos têm mais chances de desenvolver inflamação das gengivas (gengivite), que pode evoluir para a periodontite.

Quais os tratamentos para a perda óssea dentária?

O tratamento será avaliado pelo dentista e vai depender da gravidade da perda de massa óssea. Confira abaixo os principais.

Obturação

Em situações mais simples, nas quais o desgaste é pequeno, pode-se considerar um tratamento menos complexo. Nesse caso, o dentista promove uma descontaminação da superfície da raiz do dente para conter a perda óssea.

A partir dessa intervenção, deve ser feito um acompanhamento clínico e radiológico por meio de consultas periódicas com o dentista. Com isso, dá para saber como estão a recuperação e a normalização da condição dentária.

Enxerto ósseo

Quando já ocorreu uma significativa perda de material ósseo, é difícil haver uma recuperação natural espontânea. Para reverter a situação e restabelecer o tecido perdido, o tratamento requer o enxerto ósseo.

Solução mais tradicional, o enxerto consiste na introdução de tecido, que pode:

  • ser retirado do próprio paciente;
  • vir de um banco de tecidos;
  • consistir em um material sintético especializado.

Existem diferentes técnicas para a realização do enxerto ósseo pelas quais o dentista pode optar, avaliando cada caso.

Regeneração Óssea Guiada (ROG)

Em problemas mais complexos, assim como nas situações de implante dentário, o método da Regeneração Óssea Guiada (ROG) tem apresentado resultados bastante favoráveis. Ele consiste no enxerto ósseo, porém usando membranas que orientam o crescimento do osso e evitam o desenvolvimento de tecido indesejável.

O método pode se valer de membranas naturalmente absorvíveis pelo organismo. Nesse caso, não há necessidade de nova intervenção cirúrgica para retirada da membrana utilizada no tratamento.

Medicação

Uma terapia que vem sendo estudada com sucesso é a utilização de medicamentos anabólicos capazes de promover o desenvolvimento de tecido ósseo. Esses fármacos são comumente empregados no tratamento da osteoporose, mas podem figurar como terapia importante na recuperação óssea dentária.

Prevenção

Por último, saiba que o maior cuidado para evitar a perda de massa óssea nos dentes é realizar uma adequada higienização bucal. Isso significa promover a escovação sempre que consumir algum alimento e, principalmente, antes de dormir.

Nessa hora, além de utilizar um creme dental com flúor, é essencial passar o fio dental para retirar os restos de alimentos da linha da gengiva e entre os dentes.

Na verdade, é justamente quando esses cuidados são deixados de lado que se abrem as portas para a formação da placa bacteriana no dente. Assim, considere desenvolver o hábito de limpar os dentes sem pressa e várias vezes por dia.

Além disso, a visita periódica ao dentista é imprescindível. Esse acompanhamento consegue apontar a necessidade de se intensificar os cuidados, assim como de realizar limpezas no consultório.

Desse modo, é essencial contar com uma clínica responsável e de confiança. É que você terá a garantia de que será atendido por especialistas que saberão diagnosticar a situação. Assim, vai receber o tratamento mais adequado, com as devidas qualidade e segurança.

A perda óssea dentária pode ser evitada com um cuidado maior na higienização bucal. No entanto, se ela ocorrer, é possível encontrar o tratamento mais eficaz. Basta procurar profissionais habilitados em uma clínica odontológica de referência para conter o problema e evitar consequências para a sua saúde e a estética bucal.

Gostou de acompanhar este artigo? Busca mais informações sobre o assunto? Então, você vai gostar de saber melhor sobre o que desencadeia a perda óssea!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada