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Descubra os 7 erros que você não pode cometer no plano de negócios

Muitos fatores podem influenciar no sucesso de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Para minimizar os riscos e as chances de erros no plano de negócios investir corretamente é fundamental.

No caso das franquias, esse tipo de cuidado também não pode ser deixado de lado. Afinal de contas, ter uma marca ou um nome não significa que certos fatores não devam ser considerados da mesma maneira que em uma empresa criada absolutamente do zero.

Pensando nisso, criamos um artigo especial para você, leitor e empreendedor. Durante a nossa conversa, abordaremos erros que infelizmente são bastante comuns e que não devem ser cometidos na criação de um plano de negócios eficiente e próspero. Vamos lá? Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

Antes de conversarmos sobre os erros mais cometidos por empreendedores na hora de criar os seus planos de negócio, que tal conceituarmos o que é essa estratégia e como ela funciona?

Para entendermos melhor esse conceito, é bacana voltar ao período escolar. Você está lembrado das aulas de redação, certo? Nela, muitos temas abordavam aquilo que era esperado para o futuro, como o que esperávamos de nossas férias de fim de ano, por exemplo.

De modo simplificado, um plano de negócios funciona mais ou menos como as redações da época de escola. Nele, todos os desejos e planos que temos para a nossa empresa recém-nascida, tanto a longo quanto a curto prazo, são escritos. Ele funciona como um mapa que guiará o empreendedor durante a sua jornada naquele negócio.

Planos bem elaborados abordam diversos âmbitos de uma empresa, observando-a de vários ângulos diferentes. Alguns dos principais pontos que são analisados durante a sua criação são:

  • o conceito do negócio, no qual são estudadas a estrutura da empresa, os produtos que serão comercializados ou os serviços que serão prestados e como eles serão úteis para o seu público-alvo;
  • o público-alvo, no qual os clientes potenciais são analisados. Aqui, verificam-se quais são as suas preferências e particularidades gerais, mapeando as principais características deles;
  • a gestão financeira, fundamental para que qualquer negócio sobreviva e prospere. Aqui, são necessárias análises minuciosas para criar uma projeção realista e que ajude o empreendedor a manter os seus gastos dentro de um nível saudável.

Para muitos, os planos de negócio são vistos como assustadores e intimidadores. Isso acontece porque se criou o mito de que eles devem ser documentos extremamente burocráticos e elaborados, quando, na verdade, as coisas não são bem assim. Mesmo pessoas inexperientes podem escrevê-los, desde que contem com ajuda especializada e muito bom senso.

Qual é a sua importância para o bom andamento de uma empresa?

Agora que você já entendeu o que é um plano de negócios e conheceu alguns dos principais aspectos que são abordados nesse documento, que tal conferir algumas vantagens trazidas pela sua elaboração? Veja a seguir:

  • mais conhecimento do próprio negócio;
  • melhora das estratégias;
  • mais segurança financeira;
  • ajuda na identificação de possíveis problemas;
  • redução de problemas burocráticos ou legais;
  • funcionários mais satisfeitos e felizes;
  • maior produtividade;
  • possibilidade de definição de prioridades;
  • conquista da confiança dos clientes;
  • fidelização da clientela;
  • obtenção de melhores posições no mercado;
  • melhoria do nome da marca;
  • mais oportunidades de investimentos.

Já deu para perceber que esse tipo de atividade traz inúmeros benefícios para uma empresa, não é mesmo? Afinal, planejar os passos que se deseja dar com minúcia e antecedência é uma das melhores maneiras de antever possíveis obstáculos e se preparar para superá-los!

Além disso, todo o cuidado reflete positivamente tanto no respeito e na fidelidade de seus colaboradores e de toda a equipe quanto dos clientes, em uma benéfica reação em cadeia que favorece a todos os envolvidos. Com um plano de negócios bem elaborado, você só tem a ganhar!

Quais são os erros mais comuns nos planos de negócios?

Agora, chegou a hora de conhecer os erros no plano de negócios que você não deve cometer na hora da elaboração para sua empresa. Vamos lá?

1. Não ter um objetivo claro

A falta de um objetivo claro é um dos principais problemas enfrentados por empreendedores na hora de elaborar o plano de negócios. Por isso, defina bem quais são os seus objetivos e onde você quer chegar com a sua empresa. Metas são fundamentais!

O foco principal deve ser repartido em pequenas metas. Assim você deve ter um plano para longo prazo, várias metas de médio prazo e rotinas estabelecidas em objetivos diários de curto prazo. Tudo isso comporá o objetivo maior da empresa.

2. Não fazer projeções dentro da realidade

O excesso de otimismo pode ser um erro muito grave. Para evitá-lo, o ideal é investir em projeções que façam algum sentido e estejam dentro da realidade. Elas garantirão a segurança financeira e evitarão frustrações desnecessárias, tanto para você quanto para a sua equipe.

Uma boa dica é quantificar recursos de sobrevivência que mantenham um mínimo de operação por pelo menos 6 meses após a abertura do negócio. Além disso, otimizar ao máximo o orçamento, evitando financiamentos muito altos e compra de equipamentos desnecessários no início.

3. Não fazer um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é parte vital de qualquer plano, seja nos negócios ou em sua vida pessoal. Converse com especialistas no assunto e trace um esquema de tudo que pode ser investido, além do momento certo para fazer novas aquisições e modernizações.

É bom que o orçamento cubra de uma forma completa os objetivos da empresa. Questões burocráticas e legislativas, infraestrutura, capital de giro e custos fixos são alguns dos exemplos que devem compor o planejamento financeiro e serem considerados para eliminar erros.

4. Não levar a concorrência a sério

Jamais, em hipótese alguma, subestime a sua concorrência. Eles são os seus concorrentes por uma razão e não os levar a sério pode se tornar um grande problema para os seus negócios. Aprenda com eles, tanto com os seus erros quanto com seus acertos, e seja um profissional cada vez melhor.

Hoje é praticamente impossível não enfrentar concorrência no início de um negócio. A não ser que você tenha uma ideia completamente inovadora no mercado, o que não é tão simples de acontecer. Portanto, conhecer fluxos, clientes, produtos e serviços de clientes é excelente para gerar uma boa base para o seu plano de negócios.

5. Não conhecer seus clientes e seu público-alvo

É impossível esperar que um negócio seja bem-sucedido sem considerar aquilo que o move: os clientes ou pacientes. Por isso, é essencial conhecê-los, seja por meio de métricas, pesquisas ou conversando com eles cara a cara e descobrindo aquilo que realmente esperam de seus serviços.

A partir do conhecimento do seu público-alvo, você poderá direcionar estratégias de atendimento, de marketing e de abordagem. Por exemplo: quando você interage com um possível cliente acima de 40 anos, do sexo masculino, você deve focar em serviços diferentes do que quando interage com alguém de 20 anos do sexo feminino.

Além disso, faixa econômica e nível de estudos também são fatores para personalizar cada vez mais o seu perfil ideal de público-alvo. Então, você deverá fazer uma pesquisa minuciosa e identificar quais as características mais marcantes de seus clientes.

6. Não investir em um bom marketing

O marketing é a alma de um negócio. É por meio dele que você conquistará novos clientes, fidelizará os que já existem e deixará a sua marca no mercado. Portanto, que tal separar um tempo e algum dinheiro para investir nessa ferramenta poderosa e essencial?

Muitos gestores negligenciam essa etapa do planejamento, mas a grande verdade é que ela é fundamental para o sucesso do negócio, afinal de contas, do que adianta um grande serviço ou produto se ele não é vendido? Então, abandone o marketing de esperança (acreditar que o cliente irá até você espontaneamente) e invista em ferramentas poderosas de marketing.

7. Não considerar os riscos do negócio

Mais uma vez, o excesso de otimismo pode ser uma desvantagem para um novo empreendedor. Tenha os pés no chão e considere os pontos que podem dar errado em sua empresa. Lembre-se de que isso não é uma fraqueza, mas um grande diferencial que fará com que você se destaque e não cometa tantos erros no plano de negócios.

Um bom exercício é observar experiências anteriores e analisar o que deu errado. Além disso, considerar o quanto de prejuízo foi causado por aquela negligência. Fatores como a instalação da empresa muito próxima a um concorrente consolidado, falta de capital para equipamentos, desconhecimento do negócio são alguns riscos comuns.

Como implementar um plano de negócios simples?

Bom, melhor do que quebrar a cabeça para montar um planejamento e correr vários riscos de erros no plano de negócios é, com certeza, investir em um modelo já pronto.

No mercado, isso significa contar com uma franquia para investir no seu negócio. As empresas de franchising oferecem soluções totalmente prontas para o investidor. Uma série de benefícios como acessibilidade, conforto, conveniência e qualidade podem ser agregadas nesse tipo de investimento. Veja agora alguns exemplos importantes:

  • reconhecimento de mercado: conte com uma marca já consolidada, premiada e respeitada no mercado;
  • inteligência de negócios predefinida: use um modelo já testado e comprovado que funciona para clientes;
  • marketing estabelecido: use uma estrutura de divulgação já pronta que facilita o trabalho de atração de clientes;
  • segurança no investimento: adquira um plano que já conta com todas as nuances envolvidas em um nicho de negócio e otimize tempo e dinheiro nesse planejamento.

Como podemos perceber, investir em bons planos de negócios é fundamental para o sucesso e a saúde de sua empresa. Para isso, aprender com os erros cometidos por outros empreendedores e evitá-los em seu negócio é uma das melhores maneiras de ser bem-sucedido nessa nova empreitada!

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