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Abrir uma franquia odontológica vale a pena?

Muitos profissionais do ramo da odontologia pensam em ter uma clínica própria e se questiona se abrir uma franquia odontologica vale a pena, por exemplo. Ao perceberem todos os riscos envolvidos, vários deles adiam o sonho de abrir um negócio que possa dar a estabilidade profissional e financeira que tanto almejam.

Saiba, no entanto, que ter seu próprio consultório odontológico, pode não ser um sonho tão distante quanto parece. Há uma série de aspectos que devem ser pensados com cautela, mas com planejamento adequado e as parcerias corretas, esse é um negócio que compensa.

Além da possibilidade de abrir um consultório por conta própria, é importante analisar se ainda abrir uma franquia odontologica vale a pena. Entre as principais características desse sistema estão a segurança de se ter uma marca por trás, além de todo o suporte em pontos como gestão financeira, marketing, recursos humanos e, até mesmo, ajuda para escolher onde montar um consultório odontológico.

Quer saber tudo o que você precisa para empreender no ramo e entender se vale a pena abrir franquia odontologica? Confira o nosso artigo de hoje!

Abrir um negócio é uma boa ideia?

Um dentista recém-formado sabe das dificuldades para ingressar no mercado. Muitas vezes ele precisa enfrentar condições não muito favoráveis e tem, a princípio, sua remuneração muito vinculada aos atendimentos prestados. Como tirar férias, por exemplo, quando isso significa perder uma receita significativa?

Investir em um negócio próprio no setor odontológico é uma forma de se livrar dessa dependência e conquistar mais qualidade de vida, pois os ganhos estarão vinculados a todos os serviços prestados na clínica, e não somente ao atendimento individual. Além disso, é em uma clínica própria que um profissional constrói seu nome no mercado, ganha respaldo e se torna referência na sua área.

Empreender na área da saúde também é uma forma de colocar em prática a visão e os valores em que acredita como profissional, criando uma empresa que represente aquilo que você deseja deixar como legado.

É viável investir na odontologia como empreendimento?

O setor da saúde carece muito de evolução e proximidade com seu público. Diante de uma população muito bem informada, a odontologia necessita atuar como consultora de saúde. Se, antes, as pessoas se submetiam a exames e profissionais com quem não tinham afinidade, hoje esse público quer detalhes sobre os procedimentos disponíveis, lê e se acultura sobre sua própria saúde, exigindo um atendimento mais humanizado.

Para se adaptar a um mercado tão exigente, o empreendimento odontológico precisa atuar de forma estratégica e ter indicadores próprios, sistemas de qualidade e controle, além de uma excelente gestão financeira.

Se empreender no ramo odontológico não fosse viável, não haveria tantos cases de sucesso por aí. Essa heterogeneidade do mercado oferece, portanto, possibilidades novas, em que um empreendedor inteligente pode se apoiar para construir oportunidades.

Entre as áreas que apresentam alta demanda atualmente estão prótese, ortodontia e implantodontia. Clareamento dental é outro procedimento de saúde bucal procurado pelos brasileiros que, cada vez mais, recorrem aos cirurgiões-dentistas para evitar problemas odontológicos causados por géis e kits que prometem clareamento fácil dos dentes.

A demanda existe, mas é preciso se preparar para uma concorrência acirrada. Nesse sentido, é preciso ter alguns diferenciais. Ir além da formação técnica como dentista é um ponto importante. Investir em cursos de extensão e atualizações na prática odontológica é essencial. Mas, para se destacar em um mercado tão concorrido, o profissional deve ir além e adquirir conhecimentos em outras áreas relacionadas a um consultório dentário.

Saber como fazer a gestão financeira de uma empresa, gerenciar os recursos humanos e executar atividades de marketing, por exemplo, são diferenciais que formam um perfil empreendedor e fazem com que o dentista aumente suas chances de sucesso.

É preciso ter medo do mercado odontológico?

Para saber mais sobre o mercado odontológico e analisar se ele realmente é promissor para os profissionais, vamos analisar algumas informações relativas ao setor:

  • Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3 em cada 10 brasileiros nunca foram ao dentista.
  • Entre 2001 e 2011, cerca de 40 milhões de brasileiros migraram das classes D e E para a Classe C (mesmo com a crise, a taxa de retorno dessa migração em 2015 foi de menos de 4 milhões).
  • Conforme informações da ANS (Agência Nacional de Saúde), 35% da população brasileira necessita de tratamento ortodôntico.
  • O setor odontológico tem crescimento médio de 17% ao ano, de acordo com pesquisa realizada pela SB Brasil.
  • A área de odontologia faturou nos últimos anos mais de R$ 38 bilhões, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
  • O setor, segundo o CFO, ocupa a quarta posição no mercado de higiene bucal global.
  • Pesquisa do CFO revelou que nove entre cada 10 brasileiros acreditam que é muito importante ir ao dentista regularmente.
  • O atendimento dentário no Brasil aconteceu, em 2013, em sua maioria, em consultório particular ou clínica privada, no total de 74,3% dos atendimentos, segundo o PNS 2013.
  • Em torno de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas no país todos os anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo).

Não é preciso muito para ligar essas informações e perceber que o mercado oferece inúmeras possibilidades — especialmente, como já mencionamos, para quem está disposto a cativar e educar um público que deseja e precisa de mais informações sobre sua saúde bucal.

É muito burocrático abrir uma clínica?

Antes de pensar nisso, é preciso ter em mente que qualquer negócio envolve um trâmite burocrático legal. Esse é um mal necessário. Quantos profissionais desqualificados e quantas empresas pouco comprometidas estariam no mercado sem a devida formalização se não existisse a burocracia?

No segmento odontológico não é diferente. Ter registro no CRO e carregar um diploma são os primeiros requisitos para ser um profissional com clínica própria. Há normas e regulamentações que precisam ser cumpridas.

O dentista, como profissional liberal, precisa se registrar na prefeitura do local de atuação. Isso envolve envio de documentos pessoais, IPTU do imóvel, além de pagamento de taxas. A prefeitura analisará se é viável a instalação no local pretendido de acordo com as leis municipais de zoneamento.

Também será necessário solicitar os Alvarás da Vigilância Sanitária do município e do Corpo de Bombeiros e fazer seu cadastro junto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Além disso, não se pode esquecer das obrigações legais com o INSS que precisa ser recolhido mensalmente.

Se a intenção for registrar uma empresa, ainda há mais questões envolvidas, como elaboração de um contrato social ou requerimento de empresário, registro em cartórios ou na Junta Comercial e abertura de CNPJ junto à Receita Federal.

É muito caro investir em um empreendimento odontológico?

Essa é uma pergunta mais complexa e detalhada. Dependendo do tipo de investimento, os custos podem variar bastante. Quem abre um consultório independente, por exemplo, pode obter mais economia inicial, e começar seu investimento com um valor relativamente menor.

Entretanto, quem opta por uma franquia tem pagamentos extras a fazer, mas tem apoio, infraestrutura e praticamente tem a garantia de resultados mais satisfatórios. Ou seja, franquia odontológica vale a pena. Um empreendimento desse tipo exige investimentos iniciais variados, conforme o porte que se quer alcançar e o mercado local pretendido.

Há opções que vão de R$ 100 mil, para cidades menores, por exemplo — o que lhe proporciona contato com um público que antes precisava se deslocar a grandes áreas metropolitanas para ter atendimento odontológico —, a estruturas maiores para grandes centros, com investimentos que podem chegar a R$ 500 mil.

Isso vai depender do seu capital disponível e de sua ideia de investimento. Esses valores incluem gastos inicias globais como:

  • Pagamento de taxa de franquia.
  • Aquisição de equipamentos.
  • Adaptação do imóvel ao formato da franquia.
  • Capital de giro para, pelo menos, seis meses iniciais.

Se é caro, ou não, é uma avaliação pessoal. Investimentos são mensurados pelo seu retorno e não pelo seu custo. Se você é um clínico geral, por exemplo, poderá dispor de profissionais especializados em ortodontia e ter retorno sobre um público que você ainda não poderia alcançar.

É melhor optar por uma marca independente ou uma franquia?

É preciso considerar vários aspectos para a escolha do seu modelo de atuação. Mas as franquias têm crescido exponencialmente, graças a todo o aparato que oferecem aos empreendedores. Em especial franquias ligadas à saúde, cujo crescimento alcançou 24% em 2015 (dados do primeiro semestre, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising), enquanto os demais setores alçaram crescimento de cerca de 11%.

Além do bom desempenho das franquias ligadas à saúde, há ainda algumas razões para investir em uma empresa dentro desse sistema como, por exemplo, o suporte na gestão, apoio no controle financeiro e, também, a chance de contar com a força de uma marca consolidada.

Por que abrir franquia odontologica vale a pena?

Por tudo que foi dito no artigo, é provável que já esteja claro que abrir franquia odontológica vale a pena. Entretanto, para reforçar essa posição, detalhamos abaixo os principais benefícios oferecidos a quem opta por uma franquia. Confira!

Suporte na gestão

A graduação em odontologia não apresenta conhecimentos mais profundos sobre administração, fundamentais ao empreendedor. Ao optar por abrir o consultório odontológico por meio do sistema de franquias, você tem todo o suporte necessário da franqueadora na gestão da empresa.

Esse apoio já começa logo no inicio da operação, com o planejamento. Ao aderir a uma franquia, o empreendedor tem ajuda, entre outros pontos, na hora de planejar os custos com construção e instalação do consultório. Muitas vezes, o dentista não tem ideia de quanto precisa investir para abrir as portas, subestimando valores.

Optando por uma franquia, o empreendedor sabe de antemão também a quantia necessária para a unidade não só começar a operar como também para ficar de portas abertas por determinado período de tempo, como investimento inicial, capital de giro e taxas.

O tempo médio de retorno do investimento é outra informação fornecida pela franqueadora. Esse é um ponto importante porque permite que o empreendedor planeje o quanto precisará economizar até seu consultório odontológico começar efetivamente a dar lucro.

Apoio no controle de despesas

O controle de despesas não é ligado apenas à odontologia propriamente dita. Há custos de energia, material de escritório, limpeza, recepcionistas e auxiliares. Ao aderir ao sistema de franquias, a gestão financeira fica mais simples, pois a franqueadora orienta o franqueado em relação ao gerenciamento de gastos do dia a dia.

Outra vantagem é que não há necessidade de perder tempo definindo manuais e processos para o consultório odontológico, já que esse material vem pronto da franqueadora.

A padronização é um das grandes vantagens do sistema de franquia. Ela garante que todos os aspectos em relação à marca foram testados, e também melhorados ao longo do tempo, tanto em termos de processos como de ambientação, como iluminação, mobiliário etc.

Marca consolidada

Uma franquia oferece o respaldo de uma marca sólida no mercado, ganhando mais rapidamente a confiança do público. É bem diferente do que acontece em um consultório próprio, em que você precisará conquistar clientes do zero.

Mesmo quem não conhece seu trabalho como dentista se sentirá seguro para contratar os serviços da sua empresa, por reconhecer que a marca franqueadora tem credibilidade e um histórico de qualidade. Você já sai na frente em relação a quem não tem uma marca forte por trás.

Ferramentas de gestão

Os franqueadores oferecem ferramentas de gestão como sistemas de operação, BI e treinamento para equipes, facilitando toda a sua administração. Outro fator positivo é que o franqueado já abre as portas com um cadastro de fornecedores que são confiáveis e que oferecem serviços e produtos de qualidade.

Como a franqueadora já tem tempo de estrada e está consolidada no mercado, ela, geralmente, compartilha com suas unidades franqueadas seus parceiros que foram testados e aprovados. Outra vantagem é que esses fornecedores, por terem um relacionamento de longo prazo com a franqueadora, provavelmente estenderão os benefícios para franquias.

Entre as facilidades estão descontos de acordo com a quantidade de produtos solicitados e prazos mais confortáveis para pagamento. Essas vantagens fazem a diferença para quem está começando a atuar no mercado e precisa fortalecer o capital de giro.

Know-how

O know-how sobre o negócio vem do franqueador, que ajuda com consultorias desde a escolha do ponto até a gestão de marketing, que se submete a regras especiais no âmbito da saúde.

Apostar em franquia também dispensa a necessidade de pesquisa de mercado. Como a franqueadora já fez testes e pesquisas, a chance do seu consultório odontológico sofrer rejeição cai bastante. Isso não acontece com dentistas que se arriscam a abrir uma empresa por conta própria. Em geral, eles teriam que testar a aceitação de uma empresa do tipo na região, analisar se realmente há demanda pelo serviço em determinado bairro etc.

Tendo entendido que abrir franquia odontologica vale a pena, você já sai na frente em alguns pontos, por contar com o apoio do franqueador desde o início do processo. Ter a força de uma marca consolidada, processos e manuais definidos é outra vantagem a ser considerada por quem pensa em empreender.

Agora que você já sabe que abrir franquia odontologica vale a pena, não deixe de baixar e ler o e-book que traz um guia completo da gestão financeira para um consultório odontológico.

Como administrar e cerscer uma ranquia odontológica

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