É normal que dentistas em início de carreira tenham o desejo de empreender. No entanto, com o sonho de ter seu próprio negócio, vêm as seguintes dúvidas: “como montar um consultório odontológico?”, “é muito caro?”, “será que consigo?”, “como vou conciliar o atendimento a pacientes com a administração do consultório?”.
Bom, essas são apenas algumas dúvidas que podem surgir na cabeça de um empreendedor de primeira viagem. No entanto, é compreensível, visto que abrir um consultório é como iniciar qualquer tipo de empresa, ou seja, demanda investimento e principalmente, muito planejamento.
Além disso, há riscos de o negócio não prosperar, caso não sejam feitos um estudo de viabilidade e um bom planejamento, principalmente financeiro, antes de dar início à empreitada. Porém, esses fatores não devem ser fontes de desmotivação — muito pelo contrário, pois você pode fazer a diferença no mercado.
Há diversos dentistas empreendedores alcançando o sucesso por aí. Observe, nos bairros que você conhece, quantos consultórios ou clínicas foram abertos nos últimos tempos e tire a prova.
Se você quer abrir seu próprio negócio, mas ainda se sente inseguro a respeito, continue a leitura deste post. Nele, elencaremos alguns passos necessários para você dar início ao seu sonho de se tornar um dentista empreendedor. Confira!
Busque se qualificar na área de gestão
As faculdades de odontologia oferecem uma formação técnica e nada mais. Não há matérias voltadas para a gestão de negócios, o empreendedorismo, o marketing odontológico, entre outras. E, quando há alguma disciplina relacionada a esses assuntos, o conteúdo é muito básico e ineficiente para que o aluno tenha segurança para abrir seu próprio negócio.
Então, se você quer empreender, o primeiro passo é aprender sobre gestão. Você pode buscar especializações nessa área ou fazer cursos rápidos, como aperfeiçoamentos e workshops. Quanto mais conhecimento você absorver sobre o assunto, mais seguro se sentirá para dar início à sua empreitada.
Afinal, como abrir um consultório odontológico sem a mínima noção de administração? É claro que você pode pensar na hipótese de contratar um gerente, mas, lembre-se de que, no início, precisará economizar — e um gerente pode custar um pouco caro, principalmente para quem está começando.
Nesse caso, investir em uma formação gerencial será bem melhor. Além de reduzir custos com a contratação de um administrador, aprender sobre gestão vai expandir sua mente e fazer com que você enxergue oportunidades de negócios que não conseguiria enxergar apenas atendendo aos pacientes todos os dias.
Procura saber quanto custa para montar um consultório odontológico
Você está pensando em empreender, mas já parou para refletir sobre quanto custa montar um consultório odontológico? Com certeza, esse não é um investimento dos mais baixos, principalmente se você preza por equipamentos de boa qualidade. Então, antes de dar início ao seu negócio, faça uma pequisa do que será necessário para começar a trabalhar.
Além do aluguel do espaço, serão necessários móveis, materiais para começar a desempenhar as atividades, contratação de funcionários, legalização do negócio e vários outros investimentos.
Depois, ponha tudo na ponta do lápis ou em uma planilha do Excel — como for mais conveniente — e comece a juntar um dinheiro. Estabeleça uma meta: se você quer começar a trabalhar em seu consultório daqui a um ano, quanto terá que juntar por mês para chegar ao montante necessário para investir no espaço e na infraestrutura do local?
Faça todas as contas e já comece a planejar o corte de certos gastos. Como? Calcule quanto dinheiro você gasta com itens supérfluos. No final, você verá que é possível economizar bastante se parar de comprar coisas desnecessárias.
Adiar aquela tão sonhada viagem de férias ou a troca do carro também pode ser necessário. Lembre-se de que montar um consultório odontológico é um investimento em longo prazo, que trará retorno suficiente para que você faça viagens e possa ter um automóvel melhor no futuro.
Conheça bem o mercado no qual pretende atuar
Se você já vem, há algum tempo, pensando em como montar consultório odontológico, deve estudar o mercado no qual você deseja atuar. A área odontológica é bastante saturada, mas algumas especialidades, como Implantodontia, Ortodontia, Prótese e Dentística, têm uma alta demanda de trabalho.
Por outro lado, o número de profissionais nessa área também é maior, principalmente na área de Ortodontia e Implante. No entanto, independentemente da especialidade que você escolher, ao abrir seu próprio consultório, enfrentará um grande desafio.
Outro ponto importante a ser observado é o perfil dos pacientes que você deseja atender. Conhecer seu público-alvo é importante para que você defina quais são os procedimentos mais procurados por ele. Tratamentos com facetas de porcelana e lentes de contato, por exemplo, podem não ser adequados para o público classe C.
Claro que isso não significa que você não pode investir nessa área, mas, em primeiro momento, deve priorizar cursos que o capacitem a fazer procedimentos mais básicos, que são as principais necessidades de seu público.
Encontre o local certo para montar seu consultório
Para você montar consultório odontológico de sucesso, é preciso escolher bem o local onde ele será aberto. Esse ponto é um dos mais importantes, pois a localização do seu estabelecimento pode influenciar na conquista de pacientes.
Se você vai atender a classe C, não é recomendável abrir uma clínica em um bairro de classe média. Nesse caso, vale escolher um bairro central ou, até mesmo, essa região da cidade. O valor do aluguel também deve ser levado em conta para não pesar em seu orçamento.
Além disso, a acessibilidade do local também deve ser levada em consideração. Se você vai abrir seu consultório no centro da cidade, precisa verificar se há vagas de estacionamento nas proximidades. Avalie se não é complicado para o paciente chegar de carro ao local, pois, dependendo da localização do imóvel, ele precisará dar mais voltas para chegar ao consultório.
O local escolhido deve ser conhecido pelas pessoas da região e ainda oferecer segurança e ser bem iluminado à noite. A visibilidade do consultório também é um fator determinante para a captação de pacientes, principalmente no início das atividades.
Além da localização do imóvel, você precisa verificar suas condições. Se a sala for muito antiga, você pode ter problemas elétricos e hidráulicos em pouco tempo de funcionamento. Então, opte por salas mais novas ou que tenham uma boa estrutura.
Invista em infraestrutura
Você já parou para pensar em quanto custa montar um consultório odontológico com uma boa infraestrutura? Você precisa comprar móveis, cadeiras, poltronas para a recepção, investir na decoração e, com certeza, precisará fazer algum tipo de reforma no local, mesmo que seja pequena.
Vale lembrar que a infraestrutura é um ponto fundamental para a qualidade dos seus serviços, afinal, como atender pacientes sem um local adequado para realizar os procedimentos?
Então, invista em bons equipamentos e em produtos de qualidade para o atendimento. Claro que não é necessário comprar tudo novinho e nem de última geração, mas tudo tem que estar em perfeito estado de funcionamento. O consultório deve ser equipado com uma sala de espera com poltronas confortáveis e ainda dispor de alguns itens, como TV e revistas, para que os pacientes se distraiam enquanto esperam pela consulta.
Ter um espaço para crianças também é fundamental, caso você tenha intenção de atender esse público e, mesmo que não o faça, muitos pais podem levar os filhos às consultas. Ter um cafezinho, uma água ou um chá à disposição dos pacientes também é importante.
Além disso, muitos pacientes vão à consulta depois do trabalho e, muitas vezes, nem conseguem escovar os dentes. Então, cogite a ideia de ter um lavatório para que eles façam sua higiene bucal.
Regularize seu consultório junto aos órgãos competentes
Montar consultório odontológico é como abrir uma empresa de qualquer outro segmento. Você precisa regularizar seu negócio para poder trabalhar tranquilo. Alguns documentos são essenciais para o funcionamento de um estabelecimento de saúde e, por isso, é necessário ter todos em mãos antes que o consultório comece a funcionar.
Você precisa se cadastrar na prefeitura como profissional autônomo, fazer inscrição no INSS e tirar os alvarás de funcionamento da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Nenhum estabelecimento de saúde pode funcionar sem antes passar pela inspeção da Vigilância Sanitária, lembre-se disso!
Já o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros é essencial para qualquer empresa, pois ele atesta que o local obedece aos protocolos de segurança contra incêndio. Caso você queira utilizar aparelhos de raio-x no consultório, ainda há necessidade de conseguir um laudo radiométrico.
Ao sentir dificuldade em regularizar o processo, vale cogitar a contratação de uma ajuda profissional. Afinal, você está começando, e esses processos burocráticos são muito complicados para quem está iniciando na carreira de empreendedor. Então, contrate um bom escritório de contabilidade, pois, assim, você ganha tempo, já que um profissional especializado consegue resolver essas pendências em um período menor de tempo.
Faça a análise da concorrência
Como montar um consultório odontológico em determinada região sem conhecer seus concorrentes? Ignorar esse fato pode trazer prejuízos para seu negócio, pois, como já dissemos em um dos tópicos acima, a área odontológica é uma das mais saturadas do setor de saúde. Para ter comprovação desse fato, observe a quantidade de clínicas e consultórios que são abertos em sua cidade.
Claro que isso não é motivo para desanimar — estamos apenas dizendo que não dá para ignorar seus concorrentes. Mesmo que haja uma oferta grande de profissionais, pode haver uma carência de certas especialidades na região na qual você pretende atuar. Então, ponha a mão na massa e comece a pesquisar as clínicas e consultórios de sua cidade.
Verifique quais são os procedimentos mais procurados pelos pacientes dos concorrentes e quais os menos buscados. Talvez um procedimento de pouca demanda o seja pelo valor, que pode ser alto para o seu público-alvo. Então, você tem duas opções: estudar a viabilidade de oferecer o mesmo tratamento com um valor melhor e condições de pagamento diferenciadas ou simplesmente não oferecer tal procedimento, caso ele não proporcione lucros para o consultório.
Pense em qual seria o diferencial de determinado consultório que administra uma agenda de pacientes sempre lotada. É o atendimento? A localização? A qualidade dos serviços prestados? Levantar essas questões o ajudará a ter um norte sobre como sua concorrência trabalha.
Assim, você vai saber o que oferecer como diferencial para seus pacientes. Lembre-se de que eles têm bastantes escolhas e não adianta somente abrir as portas e esperar que venham — isso não acontecerá.
Conhecer a concorrência também é importante para que você saiba quais são os valores praticados no mercado. Se você deseja se manter competitivo, não deve elevar muito o preço dos procedimentos. No entanto, também não deve praticar um valor muito abaixo de seus concorrentes. Além de ser uma concorrência desleal, você ainda terá prejuízos financeiros.
Mantenha em mente que o consultório é uma empresa e precisa dar lucros para continuar funcionando, certo?
Trace objetivos e metas para seu negócio
Se você já fez todas as contas e já sabe quanto custa montar um consultório odontológico, está na hora de traçar as metas e objetivos para sua empreitada. Pense no que você deseja alcançar. Estabilidade financeira? Você quer ter apenas um consultório ou uma rede de clínicas? Pretende atender todas as especialidades?
Se o que você procura é estabilidade financeira, trace uma meta de faturamento para seu negócio. Pense em quanto você quer ganhar por mês e comece a trabalhar para que tenha um fluxo de pacientes suficiente para o atingimento desse objetivo.
No entanto, se você pensa em ser um dentista conhecido e ter mais de um consultório na cidade, ou ainda, em ter uma clínica que atenda todas as especialidades, o retorno é um pouco mais demorado. Por isso, as metas devem ser estabelecidas, para que você não se perca e consiga atingir seus objetivos dentro de um prazo determinado. Caso contrário, você trabalhará, mas não vai crescer como espera e, no final das contas, acabará frustrado.
Elabore um plano de marketing
Abrir um consultório não significa que os pacientes chegarão sem divulgação, mesmo que o estabelecimento esteja em um local bastante movimentado. Então, é preciso investir em campanhas de marketing e propaganda para angariar pacientes e gerar receita para seu negócio.
Porém, para que os resultados sejam efetivos, é necessário que seja feito um bom planejamento de todas as ações a serem executadas. Nesse caso, você precisa contar com ajuda profissional para elaborar um plano anual de ações de marketing. Além disso, cada campanha deve ser planejada de acordo com os objetivos da empresa e, para cada uma delas, deve ser estabelecido um período de execução.
No plano de marketing, devem constar o orçamento disponível para toda a campanha e o valor a ser investido em cada ação a ser realizada. Além disso, devem ser definidos quais serão os canais de comunicação que serão utilizados durante o trabalho de divulgação do consultório.
Vale lembrar que, independentemente do público escolhido, a Internet ainda é um dos melhores veículos de comunicação para atingir as pessoas. Com um orçamento enxuto — fator muito importante para empreendedores em início de carreira —, é possível criar campanhas efetivas.
As mídias tradicionais também podem ser utilizadas, mas em menor escala, pois, além de terem um custo mais elevado, não há como medir o retorno de cada campanha.
Lembre-se de que é importante fazer a mensuração dos resultados das campanhas, pois, dessa forma, você consegue calcular, com precisão, quanto custa, para seu consultório, a aquisição de cada paciente. Além disso, esse processo é fundamental para que você consiga calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) de suas campanhas.
Contrate as pessoas certas para trabalhar no consultório
Como montar um consultório odontológico sem pessoas para trabalhar? Não é possível, certo? Você precisa, pelo menos, de uma secretária e de uma auxiliar para dar suporte no atendimento aos pacientes. Então, procure fazer uma seleção rigorosa, para não contratar as pessoas erradas e sair no prejuízo.
Além do tempo despendido para a contratação de um funcionário, a demissão é muito custosa para o empregador, principalmente para quem está no início da carreira. Então, para evitar infortúnios, entreviste o máximo de pessoas que conseguir, de acordo com o perfil que você deseja para a empresa, pois, assim, é possível identificar se o candidato deseja, de fato, trabalhar.
Muitas pessoas querem apenas um emprego e um salário no final do mês e não empregam o mínimo esforço para fazer a diferença. Essas pessoas não agregarão valor ao seu negócio e ainda podem trazer muita dor de cabeça, inclusive fazendo-o perder pacientes. Seus funcionários devem vestir a camisa da empresa e ter “espírito de dono”, pois não adianta ser o melhor dentista da região e ter uma excelente estrutura de trabalho, se sua equipe não coopera.
Confira os benefícios de montar um consultório odontológico
Se você tem o sonho de montar consultório odontológico, mas tem receio de não dar conta do recado, saiba que essa pode ser uma excelente opção para mudar sua vida.
Claro que, como empreendedor, você terá que ter mais dedicação e trabalhar mais horas por dia do que quando atuava como autônomo em clínicas de terceiros, no entanto, confira alguns benefícios de ser dono de seu próprio negócio.
Autonomia
Ser dono do próprio negócio é ser dono do próprio nariz. Mesmo que você trabalhe como autônomo em uma clínica de outro profissional, nem sempre terá poder de decisão na hora de precificar os serviços e comprar materiais para realizar seu trabalho. Em seu consultório, tudo é definido por você mesmo e, então, é possível oferecer um serviço de maior qualidade.
Mais ganhos financeiros
Os ganhos como dentista autônomo em uma clínica de terceiros podem ser muito bons — quanto a isso, não há dúvida. Porém, ser dono de seu próprio negócio pode proporcionar rendimentos muito maiores. Mesmo com toda a responsabilidade de compra de materiais, pagamento de funcionários, taxas, aluguel e outras despesas, os lucros podem ser bem superiores aos ganhos atuais.
Mas, é claro, vale ressaltar que os resultados dependem de sua dedicação e de uma boa gestão do consultório, principalmente financeira.
Possibilidade de se tornar uma marca de referência no mercado
Você já parou para pensar que seu consultório pode se tornar uma grande empresa dentro de alguns anos? Se você trabalhar com esse objetivo, pode vir a se tornar referência em sua região e, depois de algum tempo, abrir outras unidades com sua marca, tornando-se bastante conhecido.
Vale lembrar que várias marcas no mercado de franquias odontológicas começaram assim. Um dentista abriu sua própria clínica e, com o tempo, ela foi crescendo, até tornar-se uma rede de franquias. Claro que isso é apenas uma possibilidade, mas, se você tem esse sonho, precisa começar pequeno, e abrir seu consultório é apenas o primeiro passo.
Possibilidade de crescimento profissional
Aqui, não estamos falando de sucesso financeiro e nem de expansão de um negócio, mas, sim, de aprendizado. Quando você trabalha somente com atendimento, preocupa-se apenas em atender seus pacientes e pronto. Trabalhar para angariar pacientes, fidelizá-los, entre outras ações, não é de sua responsabilidade.
Então, com o tempo, você acaba se tornando um dentista técnico somente. Não que isso seja ruim, mas você se acomoda e não se preocupa em crescer, pois, muitas vezes, o retorno financeiro é satisfatório.
No entanto, quando você é dono de seu próprio negócio, sua cabeça muda. Você precisa ficar atento a todos os processos da empresa para que ela gere lucros, e isso proporciona um amadurecimento profissional incrível. Afinal de contas, será necessário que você aprenda um pouco sobre marketing, economia e administração — assuntos que antes nem o interessavam.
Empreender oferece a oportunidade de enxergar novos horizontes e novas oportunidades, que, talvez, passassem despercebidas para um dentista que só exercia o atendimento clínico. A experiência será tão enriquecedora que você pode ter, até mesmo, outra visão sobre o dinheiro e sobre seu trabalho como profissional.
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