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Marketing em odontologia: conheça os mitos e verdades


marketing em odontologia

Quando o assunto é marketing em odontologia, as pessoas pensam e falam muitas coisas, algumas delas verdadeiras e outras falsas. Porém, o problema começa quando os profissionais consideram mitos como verdades e comprometem toda sua estratégia.

No post de hoje, preparamos uma lista com 5 frases muito usadas nas clínicas. Vamos dizer quais são verídicas e dar uma breve explicação para você entender o motivo.

Está pronto para ver se tem acreditado em mitos? Então continue lendo nosso post!

Toda ação de marketing em odontologia é cara

Mito. Ainda encontramos muitos profissionais acreditando que marketing em odontologia é caro. Isso vem da ideia de que o que está ligado à tecnologia ou inovação é essencialmente custoso, porém está longe de ser verdadeiro.

O marketing digital possibilita que o consultório tenha suas ações de maneira eficiente e com custo baixo.

Para início de conversa, não é necessário que o profissional faça um investimento mínimo. Com qualquer valor, é possível começar a anunciar a marca ou serviços nas pesquisas, sites parceiros e redes sociais.

Além disso, os gastos com marketing digital são menores do que com as práticas tradicionais. De acordo com a DemandMetric, a redução pode chegar a 62%. Sendo assim, pode-se atrair mais clientes com menos dinheiro.

É impossível segmentar o público

Mito. Uma das principais vantagens do marketing online para o tradicional está justamente na possibilidade de segmentar seu público. Diferentemente de uma campanha no rádio ou na TV, em que milhares de pessoas com gostos e ideias diferentes serão atingidas, na internet é possível selecionar bem o cliente que você deseja.

Para começar, dá para escolher as pessoas que estejam somente na redondeza de atendimento da empresa. Sendo assim, apenas internautas que estão próximos de você e tenham condições de fazer algum tratamento verão o anúncio.

Você pode, no Google Adwords, mostrar anúncios para internautas que estejam procurando por determinados tratamentos ou problemas dentários na plataforma de busca. Sendo assim, além de estar próximo, você encontra alguém que já possui a demanda desejada.

Diversas outras formas de segmentar o público estão disponíveis. Caso seja necessário, é possível selecionar usuários que acessam determinado smartphone, sexo ou idade. Sendo assim, sua clínica mais do que pode segmentar pessoas, ela deve fazer isso.

Ações de marketing precisam de tempo para gerar resultados

Verdade. No marketing digital, sua clínica não terá resultados do dia para a noite. Ainda que saibamos da existência de verdadeiros fenômenos, a maioria das empresas precisa de tempo para se consolidar.

Isso acontece por uma série de fatores. Primeiramente, é necessário que o negócio seja relevante para seu público, fazendo conteúdo realmente necessário para ele. Dessa maneira, quanto mais você pensar nisso, mais os pacientes entenderão a importância dos tratamentos e confiarão na clínica como autoridade no assunto. Como dá para perceber, credibilidade não é algo que se consegue do dia para a noite. Deve-se conquistá-la com o tempo.


Quero ser franqueado


Depois, as próprias pessoas precisarão de tempo para considerar o assunto, analisar e escolher os melhores profissionais. Em todo o processo, o marketing é útil para que a sua clínica seja a selecionada. Sendo assim, você precisa entender que cada pessoa responde de maneira diferente nessa jornada.

É importante se planejar, compreendendo que os resultados virão paulatinamente. Não espere que seus objetivos finais sejam cumpridos logo no primeiro mês. Por outro lado, deve-se verificar se eles estão aparecendo e convergindo para sua meta. Para isso, coloque pequenos objetivos mensais. Dessa forma, você terá o que esperar e cobrar dos funcionários ou agência contratada.

Indicação ainda é uma boa forma de divulgação

Verdade. O marketing digital não veio acabar com processos antigos de divulgação (como o boca a boca) e outros tipos de indicação. Pelo contrário, a internet é um bom local para que isso aconteça de maneira eficaz. Embora as pessoas pesquisem mais do que faziam antes, a recomendação ainda é útil.

Boa parte das conversas que tínhamos foi substituída por mensagens em programas como WhatsApp e Facebook. Dessa forma, as recomendações, que antes eram privadas, passaram a ser públicas. Em vez de apenas você saber o que alguém lhe indicou, diversos outras internautas podem ter acesso.

Sendo assim, esse tipo de marketing se torna ainda mais importante. Fazer com que seus pacientes virem propagadores da sua marca possui grande efeito na rede e pode acelerar o processo de atração de mais pessoas.

O marketing digital não é mais duradouro do que o tradicional

Depende. Muitas clínicas continuam vendo as mídias digitais como parte do trabalho que já era feito na TV, em jornais e revistas. Dessa forma, não devemos esperar nada diferente do que elas já obtinham.

Porém, há outras empresas que possuem resultados mais satisfatórios. Elas conseguem atrair mais visitantes, transformá-los em pacientes e depois fazer com que se tornem propagadores da marca. Dessa forma, um contato efetuado pode ser muito duradouro e eficiente para gerar muitos clientes.

Para isso, é importante que a rede social deixe de ser uma vitrine de seus produtos e serviços e que você comece a pensar naquilo que seus clientes mais precisam. Pense em três perguntas:

  1. Como você pode encantar alguém antes mesmo de ser seu cliente?
  2. Como você pode fazer um trabalho inesquecível para seu cliente?
  3. O que você pode fazer por alguém que já é seu cliente?

Responder essas três perguntas fará com que você cubra todo o processo em que alguém conhece sua clínica até se transformar em um divulgador. Para isso, entenda os hábitos deles e faça materiais interessantes.

Por exemplo, há diversas pessoas que têm medo de ir ao dentista. O que você pode fazer para ajudá-las antes e durante os procedimentos? Essa parcela da população tem mais dificuldade em procurar a clínica. Pense em ações para que ela possa se sentir mais segura.

Para não cair em mitos, é importante que sua clínica esteja conectada com o melhor conteúdo que temos no assunto. Falsas ideias contaminam sua estratégia e podem fazer com que ela vá para o buraco.

Gostou de saber mais sobre marketing em odontologia? Então aprenda mais sobre a relação de marketing na saúde e ética. Esperamos você lá!

Postado em 28/08/2017.


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