Blog Saúde Bucal

Como limpar prótese dentária

Você sabia que muitas pessoas têm dificuldades em realizar a higienização da prótese dentária? Sim, isso mesmo. Contudo, essa peça protética é um elemento fundamental para a reabilitação de elementos dentários perdidos e auxilia vários pacientes quando o dentista recomenda a necessidade desse tratamento odontológico.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como limpar a prótese dentária com eficiência, rapidez e praticidade. Afinal, saber fazer a limpeza é fundamental para evitar uma série de problemas posteriores que acometem a cavidade bucal e para que o desempenho da dentadura continue impecável.

Evitar a formação de placas dentárias e o acúmulo de resíduos vai fazer com que o item tenha uma durabilidade muito maior. Assim, é possível desfrutar de uma arcada funcional, que seja capaz de harmonizar sua oclusão, resolvendo os desafios do dia a dia, principalmente os que envolvem a mastigação e a deglutição. O resultado, sem dúvidas, é uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Ao mesmo tempo, a conservação da prótese fará com que você mantenha o hálito puro e possa exibir dentes mais brancos, além de um sorriso com ajuste perfeito.

Apenas para lembrar, uma vez que não seja feita uma higiene adequada, teremos o acúmulo de bactérias na peça protética, principalmente nas partes com saliências de palato e na anatomia entre os dentes, o que, em contato com a cavidade bucal, poderá trazer infecções e inflamações indesejáveis.

Continue a leitura e entenda mais sobre a prótese dentária e sua limpeza!

O que é uma prótese dentária?

Antes de tudo, é preciso compreender o que é uma prótese dentária. Esse é um dispositivo recomendado para pacientes que sofrem com a perda de vários ou todos os dentes da arcada.

As peças protéticas podem ser de vários tipos, desde as removíveis (encaixadas na boca) até as fixas (sustentadas na boca por implantes). A escolha do tratamento depende do caso clínico, devendo o problema ser examinado e acompanhado por um dentista.

Quais são os tipos de prótese dentária?

Atualmente, existem diversos tratamentos com prótese para quem perdeu os dentes. Veja os principais:

  • prótese parcial removível: prótese dentária móvel indicada para casos em que não é possível colocar implante dentário ou quando não há dentes de apoio para a realização da prótese fixa;
  • overdenture: um tipo de dentadura apoiada em implantes dentários;
  • ponte fixa: prótese dentária fixa apoiada em dentes adjacentes, os quais servem de pilar para o dispositivo dentário;
  • coroa dentária: técnica que realiza o recobrimento total da dentição, corrigindo a forma e as cores dos dentes;
  • prótese sob implantes: utilizada com implante dentário para restaurar as funções e a estética do sorriso;
  • implante dentário: feito de titânio em substituição às raízes dos dentes, suportando a colocação da prótese sob implante.

Para saber se você precisa de uma prótese e ter a indicação do dispositivo ideal, é fundamental procurar a ajuda de um especialista em prótese dentária e implantodontia.

Quais são as funções da prótese dentária?

Você já sabe que as próteses dentárias são dispositivos utilizados para substituir dentes ausentes, podendo ser fixas ou removíveis da boca. Mas qual é a finalidade dessa técnica? O tratamento recupera as funções bucais (mastigação, comunicação, respiração etc.), além de contribuir para a harmonização do sorriso.

Quanto tempo dura uma prótese dentária na boca?

É muito difícil determinar quanto tempo dura uma prótese dentária, uma vez que essa informação depende de vários fatores, como o material do dispositivo e os cuidados diários do paciente com a manutenção da peça. No entanto, em geral, a prótese utilizada para recuperar as funções e a estética bucal dura de 5 a 7 anos.

Quando é necessário trocar a prótese dentária?

Geralmente, a indicação dos dentistas é que a troca de próteses dentárias fixas, como a coroa, seja feita a cada 8 anos. Por sua vez, a ponte fixa passa por avaliação a cada 6 anos, para que o dispositivo não comprometa a região da gengiva nem prejudique a estética bucal.

Em todo caso, o paciente deve frequentar a clínica odontológica a cada 6 meses ou, no máximo, a cada ano, para que o profissional avalie a conservação e a funcionalidade da prótese dentária, recomendando algum tratamento específico se houver alguma anomalia na cavidade bucal.

Afinal, como limpar a prótese dentária flexível?

Até aqui, você entendeu o que é e quanto tempo dura uma prótese dentária, certo? Mas a dúvida que fica é sobre como limpar esse dispositivo, principalmente quando a peça é flexível, produzida com um material mais macio (a resina flexível) do que os componentes da prótese tradicional. Confira as melhores dicas para higienizar o produto!

Produtos adequados

O primeiro passo para uma limpeza é ter os itens corretos para sua execução. Na Sorridents, você será atendido por um dentista especializado que poderá orientá-lo sobre como fazer a higienização e sobre os produtos que são mais adequados para cada peça protética.

O mercado apresenta uma ampla variedade de escovas para a realização da limpeza, mas será uma tarefa difícil escolher a melhor sem orientação.

Dessa forma, com as recomendações, você poderá usar um produto que será útil para evitar a formação das placas, removendo os resíduos mais pegajosos que podem ter ficado presos na sua prótese.

As escovas específicas para limpeza das próteses são um pouco maiores que as convencionais, podendo ser usadas sem dificuldade. Tenha a certeza de que realizarão uma limpeza diferenciada, eliminando, assim, as bactérias que possam estar presentes.

Com a presença de cerdas regulares, os modelos de escovas são mais eficientes na limpeza e ainda evitam que as resinas sejam removidas, danificando a prótese. Dessa maneira, o aspecto da prótese continua intacto e sem danos depois da lavagem.

Outros produtos, como os sabonetes glicerinados, podem ser aplicados nesse momento. Mas devemos ter cuidado para que eles não deixem gostos ou odores indesejáveis em nossa boca.

Salientamos que é preciso ter cuidado ao aplicar pastas de dente nas próteses, principalmente se forem as mesmas utilizadas para a limpeza dos dentes permanentes, pois elas possuem componentes abrasivos que podem danificar a prótese de forma rápida.

Ao comprar uma pasta específica, siga a orientação do seu dentista para que não ocorra nenhum dano à sua peça protética. 

Frequência

A Sorridents conta com excelentes profissionais que estão aptos a orientar os pacientes sobre a frequência correta da realização de limpeza da prótese dentária.

Em todo caso, saiba que a higienização dos dispositivos odontológicos deve se repetir ao longo do dia, independentemente do que foi ingerido e, principalmente, após as refeições. 

No entanto, entendemos que, na correria do dia a dia, possa ser um desafio escovar a prótese toda vez que um alimento é consumido. O importante é que, pelo menos, você passe um pouco de água para que os acúmulos não aconteçam. Dessa forma, será mais simples fazer a higienização em outro momento.

Antes de iniciar o processo de higienização, verifique se você está em um ambiente propício para isso. Lugares sujos podem gerar ainda mais bactérias em sua prótese, tornando a missão ainda mais complicada.

Além disso, use sempre uma toalha para o amortecimento em caso de queda e aplique todos os recursos de forma correta, limpando as superfícies envolvidas.

Higiene bucal

A cavidade bucal, quando reabilitada, recebe a presença da prótese. Após instalada, ela faz parte do sistema dessa boca. Sendo assim, ambas devem manter-se limpas e bem higienizadas para que nenhuma das partes prejudique a outra.

Dessa forma, a proliferação de germes e bactérias é combatida desde o início, fazendo com que a prótese e a cavidade bucal sejam expostas a menos riscos de infecções por bactérias.  

Precisamos informar que, além da prótese, a cavidade bucal como um todo deve ser higienizada com extrema frequência, sendo que partes como a língua, a gengiva e o palato devem ser escovadas. Esse tipo de higienização exige bastante cuidado.

Para a realização da limpeza da cavidade bucal, existem diversos cremes dentais, com suas características específicas para atender ao que o paciente deseja. Nesse caso, é possível escolher o modelo de sua preferência.

Finalmente, depois de deixar a boca limpa é que a prótese deve ser encaixada novamente. É importante que todo o procedimento também se repita após as refeições, evitando que a área fique suja por um longo período de tempo.

Conservação da prótese

Para quem foi reabilitado com próteses móveis, é muito importante seguir uma série de cuidados, além dos já citados. Dormir com a prótese na boca, por exemplo, pode gerar diversas complicações para a gengiva.

Ainda, fique atento ao modo como você armazena sua prótese. A peça protética precisa ser manipulada e higienizada de maneira correta para prolongar a sua vida útil.  

A melhor maneira de realizar esse processo é contando com uma caixinha acrílica especial, como aquelas que acompanham os aparelhos móveis. Mas existem outros recursos para quem quer guardar o item de uma maneira prática. O pote de vidro também pode ser usado, desde que o recipiente e a prótese estejam totalmente secos após a utilização.

Como limpar as próteses dentárias fixas?

As próteses fixas são um capítulo à parte. As pessoas reabilitadas com esse tipo de prótese receberam dentes fixos artificiais e devem cuidar deles praticamente como os elementos verdadeiros. As dicas anteriores não servem para essa nova etapa.

As pontes e coroas devem ser escovadas como se fossem dentes naturais, fazendo com que toda a arcada permaneça limpa. Porém, indicamos que você consulte um dentista em uma de nossas clínicas da Sorridents para saber mais sobre escovas, cremes e fios dentais específicos para o caso e para aprender a usá-los de forma adequada, pois esses profissionais o ajudarão a entender a melhor maneira de realizar a limpeza.

Se por acaso ocorrer um movimento errado da escova de dentes, por exemplo, você poderá gerar lesões na gengiva, o que atrapalhará o encaixe perfeito. Portanto, peça a seu dentista para orientá-lo com uma técnica de escovação mais adequada, evitando, assim, a ocorrência de lesões. 

Dessa forma, será possível ter uma rotina normal, podendo tratar os dentes implantados como se fossem naturais. Aqui, destacamos que as escovações logo após as refeições também são extremamente indicadas.

Como limpar a prótese dentária com bicarbonato?

Existem substâncias comumente usadas para a limpeza, a desinfecção e as manchas nas dentaduras, como o bicarbonato. No entanto, é importante que não seja feito o uso frequente dessa substância, que pode desgastar o acrílico de forma muito rápida, afetando, também, as resinas e os outros componentes presentes na prótese.

A ideia é realizar a higienização com essa substância (bicarbonato) por volta de três vezes por semana, garantindo uma limpeza eficiente e prática. Não se esqueça de que as outras etapas da limpeza bucal e da escovação da dentadura terão que continuar sendo realizadas.  

Para usar o bicarbonato na higienização da prótese, a receita é simples: basta mergulhar a peça em um copo de água gelada com 10 gramas de bicarbonato. Orientamos que, para esse procedimento, a dentadura seja higienizada anteriormente.

Em meia hora, será possível obter uma prótese ainda mais resistente e limpa. Ela pode ser colocada novamente na boca depois de ser extremamente bem lavada com água, garantindo que os resíduos de bicarbonato não estejam mais presentes.

Como escovar a prótese dentária com limão?

Pensar no limão como uma fruta que higieniza pode soar estranho, mas a presença dele no procedimento de limpeza tem uma base extremamente forte. O fruto, segundo estudos, ajuda a remover as manchas que ficam impregnadas na dentadura, além de agir como um poderoso desinfetante.

O procedimento consiste em espremer o suco do limão em um recipiente, molhar uma escova e seguir a escovação com extrema atenção. O cuidado é fundamental, pois o exagero nesse procedimento pode deixar marcas na dentadura.

Logo após a escovação, é importante fazer uma lavagem completa com água limpa e corrente. Todo o suco do limão deve ser removido, pois, além de deixar marcas, o ácido envolvido na operação pode gerar um certo desgaste ao ficar por muito tempo na prótese.

Como limpar a prótese dentária com água sanitária?

A água sanitária também pode ser extremamente útil para limpar a prótese dentária. A indicação dos dentistas é usar esse elemento em apenas uma higienização por semana, evitando que a solução seja aplicada com grande frequência.

A ideia é misturar a água oxigenada em um copo de água, deixando a dentadura de molho por 30 minutos. Ao terminar, é preciso lavar mais uma vez com uma boa quantidade de água, removendo resíduos para que a substância seja retirada por completo, evitando, assim, agredir a mucosa bucal.

A ação será responsável por deixar a prótese um pouco mais clara, gerando um sorriso mais bonito. É importante focar nesse procedimento para a remoção de pequenos germes, que não se deslocam com outros tipos de lavagem.

Os pacientes também apontam uma mudança no próprio hálito. Muitos dizem que há uma melhora após o uso da água sanitária. Lembramos que essa prática também combate o nascimento de tártaros e placas bacterianas que se instalam na cavidade bucal.

A frequência da limpeza, incluindo o uso semanal da água sanitária, é importante para evitar problemas maiores, sendo um deles a chamada gengivite, que cresce a tal ponto que o próprio usuário não consegue mais fazer a higienização sozinho e usar a prótese.

A solução, nesses casos, é procurar um dentista para realizar o tratamento adequado para esse prognóstico.

Como higienizar a prótese dentária com água oxigenada?

Aqui, temos praticamente o mesmo processo que é realizado com a água sanitária. Todos os cuidados devem ser repetidos, como a necessidade de fazer o procedimento em apenas uma higienização por semana. Vale destacar, também, que o uso da água oxigenada não acompanha o da água sanitária. Caso você esteja usando a primeira, pode descartar a segunda por algum tempo, ou vice-versa.

Esse é um conselho importante para que não apareça algum problema relacionado ao desgaste. Fazendo os dois procedimentos juntos, já seriam duas limpezas profundas na mesma semana, o que fatalmente traria consequências prejudiciais à prótese.

Outra dica importante é não exagerar na quantidade de água sanitária (use apenas 1 colher de chá do produto). É fundamental que a diluição em água seja completa, a fim de evitar futuros contratempos.

Outro ponto que precisa ser observado é a necessidade de deixar a solução agir por apenas 30 minutos por semana. Não prolongue a permanência da prótese nessa substância para não danificar a peça protética.

Como usar o vinagre para a limpeza da prótese dentária?

Como podemos perceber, limpar a prótese dentária é uma ação que pode envolver diversas opções, e uma das mais populares é o vinagre. Basta repetir o mesmo procedimento realizado com o limão.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com a lavagem final. Isso porque o vinagre pode deixar manchas amarelas caso a remoção não seja completa. E isso é o contrário do que você pretende, não é mesmo?

Por outro lado, esse elemento traz uma consistência muito maior para a dentadura, além de eliminar germes de uma maneira extremamente eficiente.

Algumas pessoas costumam deixar a dentadura repousar no vinagre, mas essa atitude não é indicada pelos profissionais. A aplicação deve ser feita por meio da escova, em movimentos circulares. Após a escovação, é muito importante fazer uma boa lavagem com água para voltar a usar a peça.

Como tirar as manchas da prótese dentária?

A fim de evitar a formação de manchas ou até removê-las por completo da prótese dentária, existem diversos produtos altamente eficientes no mercado.

Um deles é o pó para limpeza de dentaduras. É possível encontrar o item em lojas especializadas ou até em algumas farmácias. Vale a pena pedir uma indicação ao dentista para conseguir o produto.

Após mergulhar a dentadura nessa solução, é preciso esfregar, com muito cuidado, a superfície dos dentes. A dica é abusar dos movimentos circulares, fazendo com que a sujeira saia de modo facilitado.

Na hora de realizar essa limpeza, é fundamental observar os dentes, verificando se a solução está limpando de modo adequado. É normal, por conta da distância, que as manchas comecem a se formar principalmente no fundo da arcada. 

Outro caminho é polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova. Com um pouquinho de água, algo como duas ou três gotas, é possível obter uma mistura parecida com uma pasta. Use-a com cuidado para efetuar a escovação.

Também são confeccionadas pastilhas próprias para esse tipo de procedimento. Elas são encontradas em lojas especializadas e diluídas em água, sendo aplicadas na dentadura por um período específico. Os resultados serão excelentes!

Que outros cuidados ajudam a manter as funções da prótese dentária?

Primeiramente, evite deixar a prótese em um ambiente muito seco, pois isso pode prejudicar a sua estrutura. Aconselhamos que, quando a prótese não estiver na boca, ela seja mergulhada em um recipiente com água em temperatura ambiente para que a parte acrílica da peça protética não sofra distorções. 

Outra dica importante é evitar o uso de água morna ou quente no dispositivo protético. Quanto mais gelada for a água, menores as chances de que a prótese sofra alguma deformação. Lembre-se de que, caso ocorram distorções, isso poderá comprometer o encaixe da peça na sua boca.

Porém, não é só isso que pode deixar a sua prótese desencaixada. Com o passar do tempo, a boca vai mudando, e é fundamental checar com um profissional a necessidade da troca. Essa atitude pode gerar uma adaptação muito mais tranquila.

Além da higienização completa e eficiente, não abra mão do uso do fio dental nos dentes permanentes. É importante destacar que o fio dental alcança pontos muito difíceis em relação ao desempenho da escova. Por isso, após fazer a limpeza, aplique o fio, deixando os seus dentes permanentes ainda mais limpos.

Entendeu como limpar a prótese dentária é por que isso é tão importante para a saúde bucal? Seguindo nossas dicas, você não terá somente um sorriso bonito, mas também um hálito melhor e uma qualidade de vida inquestionável. Redobre os cuidados com a sua dentadura hoje mesmo! E, em caso de qualquer dúvida, saiba que nós, da Sorridents, estamos aqui para orientar e atender você e a sua família.

O conteúdo foi realmente relevante para você? Se sim, compartilhe com a nossa comunidade a sua experiência e possíveis dúvidas a respeito da prótese dentária. Para isso, basta deixar seu comentário!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

O que fazer quando os dentes estão moles?

Somente na infância é normal que os dentes amoleçam e caiam (para que os permanentes nasçam). Trata-se da famosa fase da troca de dentição. Nos adultos, entretanto, ficar com os dentes moles é um verdadeiro problema: afeta
Dicas

Extrair o dente siso: quantos dias de repouso?

Grande parte das pessoas precisa passar pela extração do terceiro molar. Você sabe que dente é esse? É o famoso dente siso, ou dente do juízo! Sabemos que a retirada desse terceiro molar é indicada
Rachaduras na língua: o que elas podem indicar
Dicas

Rachaduras na língua: o que elas podem indicar

Você está higienizando a boca e, depois de acabar, dá aquela checada para ver se está tudo certo. É nesse momento que repara que está com rachaduras na língua. Se essa situação já aconteceu com

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada