Conheça 4 diferentes tipos de fio dental que existem e como funcionam | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Conheça 4 diferentes tipos de fio dental que existem e como funcionam



Manter uma boa higiene bucal é fundamental para um sorriso bonito e saudável. Para auxiliar na tarefa de limpar a arcada dentária e evitar problemas, é importante conhecer os diferentes tipos de fio dental. Cada um apresenta uma função específica e deve ser usado de acordo com a necessidade da pessoa.

Apesar de a escova de dentes ser eficiente para a boa limpeza, ela apenas consegue eliminar os resquícios de alimentos. Assim, o fio dental se torna indispensável para completar a limpeza e prevenir o aparecimento de tártaro, placa bacteriana, cáries e doenças periodontais, que podem levar à perda dos dentes e outros problemas.

Ficou interessado e quer conhecer os principais tipos de fio dental? Então, continue a leitura!

1. Monofilamento

Esse tipo de fio dental apresenta apenas um filamento e é muito útil para fazer a correta higienização de todos os dentes. A fita que, dependendo do tratamento indicado pelo profissional, pode ser mais larga, consegue alcançar os restos de comida com muito mais agilidade.

No entanto, esse fio costuma ser mais rígido e caro que as outras opções disponíveis no mercado, e não é recomendado para quem tem muito espaço na dentição, problema conhecido como diastema.

2. Multifilamento

O multifilamento é o tipo mais comum, e pode ser encontrado facilmente em mercados e farmácias. Ele contém várias fitas que são unidas em formato de cilindro. A indicação principal desse modelo é para pessoas com dentes muito juntos e até encavalados ou sobrepostos, pois o material é maleável e se adapta ao formato dos dentes.

Contudo, é preciso ter cuidado com o fio dental de nylon, já que quando não é cortado de modo correto, começa a desfiar.

3. Fio dental com haste


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


O fio dental com haste apresenta uma tecnologia diferenciada, permitindo a limpeza eficiente da arcada dentária. Ele é feito com uma ferramenta de plástico que contém uma ponta em forma de curva em uma das extremidades.

Na outa parte, existe uma espécie de palito, que pode ser usado com a mesma função dos palitos de madeira para retirar restos de alimentos que ficam presos entre a gengiva e os dentes. Esse tipo é ideal para quem tem uma arcada dentária espaçada e que, por essa razão, acaba acumulando mais comida entre os dentes.

4. Passa fio

O passa fio não é exatamente um tipo de fio dental, mas um utensílio que é usado para ajudar na passagem da linha entre os dentes. Similar a uma agulha curvada, ele é ideal para as pessoas que utilizam aparelho fixo ou que realizam tratamento com próteses dentárias.

A razão se dá por causa do formato da ferramenta, que ajuda a limpar regiões com difícil acesso em decorrência de dispositivos ortodônticos. Com a higiene bucal diária, o paciente remove o acúmulo de comida e se previne de problemas gengivais.

Agora que você já conhece os principais tipos de fio dental, lembre-se que o uso dessa ferramenta é fundamental para prevenir várias doenças bucais. Para escolher o ideal, consulte um dentista para avaliar seus dentes e indicar a melhor opção para você.

Gostou do post? Você costuma passar fio dental? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Postado em 03/06/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter