Blog Saúde Bucal

Como ajudar seus filhos na higiene bucal?

Como ajudar seus filhos na higiene bucal

Preocupar-se com a higiene bucal é um hábito que deve ser cultivado desde pequeno. Mas, como incentivar as crianças a cuidar dos dentes quando isso não é prioridade para elas no cotidiano?

Em primeiro lugar, é muito importante não ceder à birra da garotada na hora da escovação, mostrando que a rotina de cuidados não é tão complicada como parece.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos mostrar — com dicas simples — como auxiliar seus filhos a manter uma saúde bucal. Vamos lá?

Comece desde cedo

higiene bucal começa antes de os dentinhos nascerem. A limpeza deve ter início com o auxílio de uma fralda de pano umedecida com água. Em seguida, passe para a dedeira e, logo depois, para a escova.

Dessa maneira, o bebê se acostuma e compreende que o hábito faz parte de seu dia a dia. Ele pode até não gostar, mas entende que aquilo é necessário.

Para tornar esse processo menos desagradável para o bebê, uma dica é deixá-lo com um brinquedinho enquanto você faz a escovação. Também é importante colocar o pequeno sentadinho na sua perna para que ele se sinta mais seguro e confortável.

Crie uma rotina

Uma das melhores formas de estimular seus filhos a cuidar da boca é fazendo disso um hábito. Portanto, escove os dentes sempre no mesmo horário.

Se a criança acabou de almoçar (ou apenas comeu uma bala), leve-a para realizar a limpeza bucal. Assim, ela se acostumará a fazer a higiene após todas as refeições.

Dê o exemplo

De nada adianta você mandar o seu filho escovar os dentes se não fizer o mesmo. Lembre-se de que a maioria das crianças imita os hábitos dos pais.

Por isso, é muito importante que você dê o exemplo e escove os seus dentes após todas as refeições — se possível na frente dos pequenos. Além disso, não se esqueça de higienizar a língua e de passar o fio dental.

Transforme a escovação em uma grande brincadeira

Quem nunca pediu para um filho ir escovar os dentes e ele simplesmente ignorou o comando, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra, é necessário transformar a escovação em um momento divertido para eles.

Uma alternativa que costuma funcionar com as crianças menores é contar uma historinha antes de convidá-las ao banheiro. Você pode dizer que há um monstro maligno no local e que vocês precisam detê-lo imediatamente!

Outra ideia é fingir que o personagem preferido da criança está brincando de esconde-esconde no meio de seus dentinhos. Desse modo, você poderá tentar achá-lo enquanto realiza a escovação. Seguindo essas dicas, as chances de êxito aumentam consideravelmente!

Compre escovas coloridas

Essa é uma das recomendações dos dentistas para estimular os pequenos a escovarem os dentes sem fazer disso uma tortura. Compre pastas e escovas dentais de acordo com a idade da criança: o mercado oferece aos consumidores uma quantidade incrível de produtos.

Se quiser, você pode até deixar que as crianças escolham as próprias escovas. Dessa forma, elas podem ficar mais motivadas na hora da higiene bucal. Festeje o momento e brinque com seus filhos, fazendo com que eles associem o ato da escovação a algo divertido.

Considere adquirir uma escova elétrica

Além das escovas coloridas, os modelos elétricos costumam agradar as crianças. Isso ocorre porque elas costumam achar o barulhinho engraçado e divertido.

No entanto, lembre-se de adquirir um modelo com cabeça pequena e de somente utilizá-lo quando você fizer a escovação. Além disso, pedir o aval do dentista é imprescindível.

Desperte o interesse das crianças pelo cuidado bucal

Além de todas as dicas citadas, é importante entrarmos no universo da criança para que ela se sinta motivada a cuidar dos dentes. Como? Atualmente, existem diversos desenhos disponíveis na internet que retratam a ida dos personagens ao dentista.

Também existe um aplicativo — o Dentist Office  em que a criança se transforma em um profissional. Ou seja, ela cuida da higiene de seus “pacientes”, usando os aparelhos tradicionais, como o sugador e motorzinho.

Outra alternativa é presentear os pequenos com brinquedos relacionados ao universo dental. Você pode dar uma roupa de dentista e fingir que é um cliente do seu filho, por exemplo. Desse modo, ele se sentirá motivado a sempre escovar os dentes e transformará o momento em uma verdadeira diversão.

Mostre as consequências da falta de higiene bucal

Toda vez que seu filho se recusar a escovar os dentes, conte a ele o que pode acontecer. Ou seja, relate sobre todos os problemas que ele terá se não cuidar bem da higiene da boca. Fale sobre as cáries, em como a dor pode ser ruim e sobre a péssima aparência que os dentes terão caso ele não cuide direitinho deles.

No entanto, seja cauteloso. Não é preciso transformar a cárie (e muito menos o dentista) em um monstro malvado. Isso porque, em algum momento da vida, a criança poderá apresentar problemas bucais — mesmo que a escovação esteja em dia.

Por isso, é importante que ela esteja preparada e aberta para ir ao consultório do profissional sem medos ou traumas. Chegando lá, também é importante pedir ao dentista para que ele ressalte a importância de uma boa higiene bucal. Por ser uma autoridade no assunto, as crianças costumam escutá-lo.

Consulte regularmente um profissional

Vá ao dentista com frequência junto com seu filho. Se puder, leve-o a um consultório infantil especializado. Esses espaços costumam ser adaptados aos pequenos e contam com muitos brinquedos. Assim, a ida ao profissional vai ficar mais agradável.

Vale ressaltar que é muito importante que os pais tratem a ida ao profissional com muita naturalidade. Não faça desse hábito um grande evento e jamais estimule o medo do dentista.

Cuidar dos dentes desde a infância é a melhor maneira de evitar problemas com cáries e de crescer com um sorriso bonito e sem falhas.

Gostou das dicas de como ajudar seus filhos na higiene bucal? Então deixe seu comentário sobre como incentivar a criançada na hora de escovar os dentes! Queremos saber de que forma você lida com a rotina de cuidados da garotada!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada