Blog Saúde Bucal

Saiba quais são os cuidados necessários com a saúde bucal na terceira idade

quais são os cuidados necessários com a saúde bucal na terceira idade

As pessoas costumam pensar que a perda de dentes, na velhice, é um processo natural do envelhecimento. Mas isso é um engano, pois, com uma rotina de cuidados, é possível manter dentes bonitos e saudáveis durante a vida toda.

Claro que a saúde bucal na terceira idade requer mais atenção, pois, como o restante do corpo, a boca, os dentes e a gengiva também sofrem mudanças com o passar dos anos.

A falta de cuidados com a saúde bucal do idoso causa doenças na gengiva, boca seca, sensibilidade nos dentes e cáries de raiz.

Alguns problemas são causados pelo processo natural do envelhecimento. Outros são relativos a maus hábitos e até mesmo ao uso de medicamentos.

Hoje, conheça que cuidados você deve tomar para ter uma boa saúde bucal na terceira idade. Acompanhe!

1. Escove os dentes adequadamente

A higienização é uma das principais formas de manter a saúde bucal na terceira idade. Por isso, não tenha preguiça de escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante bucal. A má higiene bucal pode gengivite, cáries e outros problemas.

Pessoas que usam dentaduras ou possuem implantes precisam ter os mesmos cuidados, pois a má higienização causa problemas na gengiva. E as pessoas que usam dentaduras devem higienizar o produto de forma adequada.

2. Cuide de sua alimentação e fique longe do cigarro

Os problemas na gengiva em pessoas idosas são causados, muitas vezes, por má alimentação e hábitos nocivos, como o fumo.

Lembrando que a gengivite não tratada pode causar danos irreversíveis na saúde dos ossos.

Por isso, manter uma alimentação saudável, longe de frituras, açúcar e alimentos processados, além de evitar o estresse do uso de cigarro, são atitudes que garantem uma boa saúde bucal na terceira idade.

3. Cuide de sua saúde

Doenças sistêmicas, como diabetes, problemas cardíacos e câncer, afetam diretamente a saúde dos dentes, causando xerostomia (boca seca), problemas na gengiva, perda de dentes, além de outras doenças.

Por isso, os idosos devem manter hábitos saudáveis e visitar seu médico periodicamente. Cuidando da saúde em geral, você estará cuidado diretamente de sua saúde bucal.

4. Dê atenção especial às suas próteses

É muito comum que pessoas idosas usem próteses, principalmente dentaduras. Os cuidados vão desde a higiene até a forma como o objeto é guardado.

Se a dentadura cai no chão, por exemplo, e sofrer algum dano, o paciente vai machucar a gengiva se não fizer a troca.

A escova usada para limpar a prótese não deve ser a mesma usada para a higienização das gengivas ou dos dentes naturais. Além disso, é importante fazer uma desinfecção na prótese com água sanitária.

5. Trate a sensibilidade dos dentes

É normal que, com o avanço da idade, as pessoas sofram de retração gengival, o que aumenta consideravelmente a sensibilidade nos dentes.

A sensibilidade incomoda bastante, principalmente na hora de consumir alimentos muito quentes e gelados.

Quem sofre desse mal deve usar cremes dentais que ajudem a amenizar a sensibilidade. Caso essa medida não resolva a situação, o dentista deve ser consultado para identificar o problema e propor um tratamento adequado.

6. Consulte seu dentista regularmente

Mesmo que todos saibam que devem ir ao dentista regularmente, muitas pessoas só visitam o profissional quando estão com algum problema.

É importante que as consultas com o dentista sejam periódicas para que o profissional possa identificar possíveis problemas, ou até mesmo orientar sobre os cuidados com a higiene bucal.

Como você viu, os cuidados com a saúde bucal na terceira idade não são muito diferentes dos cuidados a serem tomados em outras etapas da vida.

Mas é importante que você saiba como as devidas precauções podem garantir dentes bonitos na melhor idade.

Você acha que está cuidando bem de sua saúde bucal para evitar esses problemas? Conte pra gente deixando seu comentário no post!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada