Blog Saúde Bucal

Prótese overdenture: como funciona e quais os seus diferenciais?

Infelizmente, muitas pessoas precisam conviver diariamente com as consequências desagradáveis da perda de um ou mais dentes. A boa notícia é que as próteses dentárias podem ajudar a recuperar o sorriso, a saúde oral e a autoestima. Por isso, neste artigo, vamos falar de uma das alternativas disponíveis: a prótese overdenture.

Também conhecida como dentadura com encaixe ou sobredentadura, essa peça é indicada como uma opção de prótese total principalmente àqueles pacientes que sofreram uma grande perda dentária.

Então, continue a leitura e conheça mais sobre a overdenture, como ela funciona, bem como as vantagens que esse tipo de prótese tem em relação às outras.

O que é a prótese overdenture?

Na prática, ela funciona como prótese total, assim como as tradicionais dentaduras. O grande diferencial é que ela tem encaixes que permitem a fixação da peça na gengiva. No entanto, diferentemente do implante fixo, que deve ser retirado apenas pelo dentista, a sobredentadura pode ser removida tanto para a higienização quanto para dormir.

O material utilizado na confecção da prótese é o acrílico, enquanto as coroas são produzidas em porcelana. Outros tipos de materiais são empregados para garantir um aspecto ainda mais próximo dos dentes naturais, mas eles podem encarecer o preço final do tratamento.

Como essa prótese funciona?

A base da dentadura com encaixe é chamada de soldadura biológica e funciona de modo parecido com os implantes dentais osseointegrados. O dentista implanta um tipo de raiz artificial no osso maxilar ou mandibular, permitindo a fixação da prótese removível. Normalmente, são utilizados de 3 a 6 pinos de titânio para formar essa base, enquanto o encaixe das duas estruturas é feito a partir de botões, o que garante um ajuste perfeito da overdenture e da gengiva.

A quem esse procedimento é indicado?

A dentadura com encaixe é indicada principalmente às pessoas que perderam muitos dentes. Além disso, existem condições fisiológicas e comportamentais que tornam recomendável o uso dessa prótese em pacientes que:

  • apresentam perda óssea, desde que haja uma base mínima para a fixação dos suportes de titânio;
  • sentem dificuldade no processo de higienização de outros tipos de prótese;
  • sofrem desconforto ou têm lesões geradas pelo atrito entre a gengiva e a estrutura da prótese removível tradicional;
  • estão em fase de transição, utilizando a sobredentadura como uma prótese dentária provisória até a conclusão de outros procedimentos, como o implante.

Quais são as principais vantagens desse tipo de prótese?

Listamos a seguir 7 benefícios que o uso da sobredentadura pode trazer à vida dos pacientes. Confira!

1. Harmonização do rosto

O tecido facial de quem perdeu os dentes há algum tempo costuma perder a flacidez, deixando a aparência do rosto mais envelhecida. O uso das próteses com fixação de encaixe reestabelece o equilíbrio facial, além de dar suporte às bochechas. Com isso, é possível recuperar o contorno natural e harmônico da face.

2. Garante o equilíbrio oclusal

A perda dos dentes pode gerar uma sobrecarga na dentição restante, levando à perda óssea, provocando fraturas e até problemas na articulação. Com o uso da sobredentadura é possível recuperar o encaixe da mordida, recuperando também o equilíbrio oclusal.

3. Maior segurança

Usuários de dentaduras tradicionais nem sempre se sentem confortáveis ao falar, sorrir e comer na frente de outras pessoas. Esse constrangimento se dá pela falta de segurança que essa prótese móvel oferece, já que esse aparelho corre o risco de se movimentar mesmo com o uso do fixador de dentadura. Com o encaixe a partir da fixação dos pinos, a overdenture oferece muito mais segurança para o paciente seguir a sua rotina normalmente.

4. Mais conforto durante o uso

As próteses móveis tradicionais também são feitas de acrílico, mas o encaixe do material na gengiva nem sempre é o ideal, o que pode gerar algum incômodo durante o uso. Além disso, o atrito diário durante a mastigação pode provocar inflamações na gengiva. Melhor ajustada, a prótese fixa deixa o paciente mais confortável para utilizá-la, eliminando o desconforto e possíveis lesões bucais.

5. Facilidade de higienização

Pacientes que utilizam a prótese devem seguir os mesmos cuidados recomendados para a limpeza dos dentes, realizando três escovações por dia ou após cada refeição. O paciente deve retirar a prótese para a higienização dos pinos que seguram a estrutura, do local onde peça e gengiva se encaixam e das coroas. Por fim, o uso de raspador lingual ajuda a eliminar o muco presente na língua.

6. Recuperação da autoestima

Além do comprometimento das funções básicas de mastigação e fala, a perda dos dentes traz muitos prejuízos à vida das pessoas, afetando as relações profissionais e afetivas. A vergonha e o incômodo causado pela falta de um belo sorriso podem, inclusive, provocar um afastamento social. A reabilitação oral oferecida pela overdenture ajuda esse tipo de paciente a recuperar em pouco tempo a autoestima e a confiança para viver e interagir com outras pessoas.

7. Custos acessíveis 

O custo de uma overdenture pode variar de acordo com o número de pinos e o tipo de encaixe utilizado, por exemplo. No entanto, os custos de uso da dentadura de encaixe ainda são mais acessíveis que o de um procedimento como a prótese fixa, oferecendo acabamento estético bastante semelhante.

Existe algum tipo de manutenção?

Durante o primeiro ano de uso da prótese, a recomendação é que o paciente vá ao consultório pelos menos 3 vezes. Nesses encontros, o dentista poderá avaliar o conforto do usuário e possíveis problemas de adaptação. Nos anos seguintes, as manutenções poderão ser realizadas a cada 6 meses, desde que o paciente siga com uma boa higienização e mantenha a saúde bucal em dia.

O sucesso desse procedimento depende do trabalho de um profissional especializado e de uma rede de clínicas que possa oferecer toda a segurança e infraestrutura necessária para o tratamento, como a Sorridents. Estamos há mais de 25 anos ajudando milhares de pacientes a recuperarem o sorriso por meio de serviços odontológicos acessíveis, realizados por dentistas especializados e que são referências em suas áreas de atuação.

A Sorridents conta com mais de 360 clínicas funcionando em todas as regiões do Brasil, reunindo diferentes tipos de tratamentos em um único lugar para trazer mais comodidade aos pacientes. 

Agora que você já sabe como funciona a prótese overdenture e quais são os benefícios dessa peça para a conquista de um belo sorriso, aproveite para fazer parte do time de pacientes da rede de clínicas Sorridents.

Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua avaliação.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada