Blog Saúde Bucal

Implantodontia: o que saber antes de realizar um procedimento?

A boca é responsável por inúmeras funções do organismo, como a respiração, a mastigação e a fala, mas nem sempre os pacientes mantêm os cuidados com a saúde oral, por isso, começam a apresentar problemas. No intuito de ajudar as pessoas com perda total ou parcial, a implantodontia apresenta tratamentos cada vez mais inovadores.

Este conteúdo mostra o que é e para que serve a implantodontia, uma das principais áreas da ciência odontológica. Aqui, você verá como o implante dentário funciona, por que é fundamental contar com auxílio de um especialista e o que considerar ao escolher o implantodontista ideal. Boa leitura!

O que é a implantodontia?

A implantodontia é uma área da Odontologia que se destina ao estudo e ao tratamento de problemas dentais com reabilitações protéticas, sejam suportadas, sejam retidas por implantes dentários.

A especialização é responsável por inúmeros procedimentos clínicos, desde reabilitações unitárias (em caso de perda de um elemento dentário) até reabilitações totais (quando não há dentes saudáveis na cavidade bucal).

Para que serve a implantodontia?

A principal função da implantodontia é reconstruir uma parte do dente ou reabilitar um elemento dentário por meio de um implante, fixado no osso do maxilar ou da mandíbula por intervenção cirúrgica.

A área é essencial para renovar as funções e melhorar a aparência do sorriso, sobretudo, quando o paciente apresenta perda dentária total, parcial ou unitária.

Como o implante dentário é realizado?

Muitas pessoas não sabem o que é, exatamente, um implante nos dentes, e essa dúvida é comum devido à complexidade do procedimento.

Explicando de maneira simples, a técnica consiste na implantação de dispositivos metálicos — em geral, produzidos com titânio (material muito resistente e durável) — na estrutura óssea da boca, para substituir a raiz do dente e suportar uma prótese dental.

O implante dentário deve ser realizado por um especialista em implantodontia. O primeiro passo é a remoção do dente comprometido, em pacientes que ainda apresentam uma parte da dentição.

Depois, o cirurgião-dentista instala o implante dental (pino metálico), um procedimento que pode ocorrer logo após a extração ou demorar um tempo, para que a região se regenere. O pino metálico cicatriza em um processo chamado osseointegração — isso acontece em algumas semanas ou meses.

Em seguida, o profissional realiza a cirurgia de reabertura — procedimento para expor o implante dental —, instalando um pilar na arcada dentária. Esse dispositivo serve para encaixar melhor a prótese.

Na sequência, são feitos moldes para que o novo dente tenha um encaixe preciso na arcada dentária. Nessa etapa, a prótese está pronta e deve ser colocada sobre o pino metálico, seja parafusada, seja colada ao implante.

Por fim, o paciente deve voltar ao consultório do dentista a cada seis meses para examinar a região e fazer uma limpeza profissional nos dentes.

Que informações é preciso saber antes de realizar o implante dentário?

Até aqui, você viu o que é e como é realizada a cirurgia de implante dentário, mas existem outras informações importantes a respeito dessa técnica. Confira!

Benefícios para o paciente

São muitos os benefícios associados ao implante dental, desde a melhoria da autoestima até a recuperação da função mastigatória, passando pela estabilidade da arcada dentária e pelos ganhos em qualidade de vida.

Caso você apresente perda total (ausência de dentes) ou parcial da dentição, o ideal é procurar ajuda especializada e iniciar um tratamento adequado para a reabilitação oral.

Duração da cirurgia

O procedimento de implante dentário requer etapas rigorosas para não comprometer a saúde oral. Em relação à colocação do pino metálico na boca, no entanto, o tempo que o dentista leva para concluir essa operação é de 1 hora a 1h30, a depender do quadro clínico do paciente.

Custo

O custo de um implante dentário depende de muitas variáveis, como o nível de complexidade do caso (unitário, parcial ou total) e a condição óssea do paciente (se o osso suporta a colocação do pino ou se é necessário um enxerto).

Para você ter uma ideia sobre o valor do procedimento, a técnica custa a partir de R$ 1.500.

Duração do implante

O implante dentário é realizado com materiais muito resistentes, motivo pelo qual uma prótese unitária ou parcial dos elementos dentais pode durar até 15 anos, em pleno funcionamento.

Quando o paciente precisa de um implante total, a recomendação é trocar o dispositivo a cada 5 anos. Em todo caso, siga as orientações do seu dentista para manter a saúde oral em dia.

Por que é importante contar com a ajuda de um especialista?

O cirurgião-dentista é um profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar problemas bucais, e não seria diferente com a perda total ou parcial da dentição — que deve ser analisada, inicialmente, por um implantodontista.

Assim, o especialista em implantodontia avalia o quadro de saúde e indica, a partir dos exames clínicos e radiográficos, um tratamento específico de reabilitação oral para a pessoa.

O que considerar ao escolher o implantodontista?

Para escolher um implantodontista ideal, é importante avaliar a formação acadêmica (graduação, pós-graduação e outros cursos formativos) e a trajetória profissional do cirurgião-dentista. 

Ao mesmo tempo, o paciente deve considerar a clínica onde o especialista atua, informando-se sobre a infraestrutura, a qualidade de atendimento e a reputação do consultório.

Maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, a Sorridents tem consultórios espalhados por todo Brasil, oferecendo acesso à saúde bucal com atendimento humanizado. A rede conta com equipe multidisciplinar, capacitada para receber os pacientes e tratar os diversos problemas na boca com segurança e um ótimo custo-benefício.

Neste artigo, você entendeu o que é e qual é a função da implantodontia, um ramo da Odontologia que estuda e trata a perda parcial e total da dentição. Para receber um diagnóstico confiável e iniciar um tratamento adequado, o ideal é contar com um implantodontista experiente, em uma rede de clínicas preparada para receber você com conforto e segurança.

Gostou do conteúdo? Informe-se mais sobre os procedimentos da implantodontia! Saiba, agora, qual é a diferença e quando a prótese ou o implante dentário é indicado para os pacientes!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada