Ausência de dentes: entenda o impacto disso para a sua saúde | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Ausência de dentes: entenda o impacto disso para a sua saúde



A ausência de dentes compromete muito a vida de um indivíduo, visto que dificulta o processo de mastigação e torna a aparência menos agradável, pois o sorriso perde sua harmonia. Além disso, as pessoas que sofrem com as perdas dentárias não conseguem manter a saúde bucal em dia.

Para tentar resolver o problema da falta de dentes, muitas pessoas buscam, no implante dentário, uma saída para conseguirem sorrir novamente. Os dentistas especializados nessa modalidade de reabilitação oral usam recursos tecnológicos para resgatar a estética da arcada dentária do paciente e, consequentemente, aumentar sua autoestima.

Neste post, selecionamos informações importantes sobre a ausência de dentes, como as causas mais comuns e o impacto na saúde. Além disso, mostramos como é feito um implante dentário, quando essa técnica é indicada e seus benefícios. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

Quais são as causas mais comuns da perda dentária?

A perda dentária afeta os idosos com mais frequência, mas é um problema que também pode aparecer na vida de adultos. Abaixo, listamos algumas das causas.

Excesso de açúcar

O açúcar é um componente que, quando usado em grandes quantidades, pode gerar sérias complicações na saúde bucal e em outras partes do corpo. A ingestão descontrolada de açúcar favorece o surgimento de cáries dentárias e enfraquece o esmalte dentário. Além disso, frutas cítricas e certos alimentos ácidos também podem causar erosão nos dentes.

Higienização precária

Esse fator é um dos mais importantes no que se refere à perda dentária. O indivíduo que não tem o hábito de escovar os dentes pelo menos 3 vezes no dia e fazer o uso do fio dental corretamente contribui para o acúmulo de tártaro e outras doenças que acabam prejudicando os dentes.

Doenças e acidentes

Algumas doenças que afetam o nosso sistema imunológico — HIV, diabetes e problemas respiratórios — aumentam consideravelmente a probabilidade de perdas dentárias.

Em acidentes ou em práticas esportivas mais agressivas, os dentes também podem ser fraturados, fazendo com que o indivíduo tenha que procurar assistência médica — muitas vezes, recorrendo a um implante.

Falta de acompanhamento odontológico regular

As pessoas precisam entender que as visitas ao dentista deve ser feita regularmente, e não somente quando sentem dor ou descobrem algum problema. Nesse sentido, é importante procurar o dentista para que ele faça uma avaliação bucal geral, para saber se algum procedimento precisa ser realizado.

Qual é o impacto da ausência de dentes na saúde?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o corpo humano precisa estar em perfeita harmonia para que consiga se manter saudável e manter os processos metabólicos. Se alguma parte do corpo não estiver bem, todos os processos vitais estarão comprometidos.

Em virtude disso, a ausência de dentes é um problema preocupante, visto que eles estão em uma parte importante do corpo — a porta de entrada de alimentos e líquidos que, por sua vez, possuem as vitaminas e proteínas essenciais para o nosso organismo. Sem os dentes, o processo de mastigação não será efetivo, afinal, são eles que trituram os alimentos.

Como é feito um implante dentário?


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


O implante dentário é feito na clínica odontológica sob a supervisão de um dentista e precisa de uma anestesia local. Antes de começar esse procedimento, o profissional solicita uma série de exames, que permitem uma melhor visualização da arcada dentária e da estrutura óssea, além de exames complementares para saber como está sua saúde geral e garantir uma cirurgia mais segura.

Após essa análise, o implante pode começar a ser feito. Diante disso, o dentista fará a anti-sepsia bucal e aplicará um anestésico na região em que será feito o procedimento. Caso precise extrair algum dente, o profissional fará a remoção.

Em seguida, é preciso realizar um corte na gengiva para que haja o contato com osso que vai servir de base para o implante. Por fim, é feito um furo pequeno no osso, para que seja possível posicionar o implante que vai sustentar o dente. Feito isso, o procedimento terá o sucesso esperado e o paciente voltará a ter qualidade de vida.

Quando o implante dentário é indicado?

O implante é indicado pelo profissional da área odontológica quando o paciente perde algum dente ou quando precisa urgentemente de uma reabilitação oral total, devido a cáries profundas, traumas ou doenças periodontais.

Muitas pessoas pensam que o implante está ligado somente à estética, mas isso não é verdade. Essa técnica pode ajudar o paciente na mastigação, na fala e no tratamento das dores e disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Quais são os principais benefícios do implante dentário?

As vantagens do implante dentário são muitas. As principais são:

  • o procedimento evita a perda óssea e a retração gengival;
  • o implante dentário é feito em um único dia — o que agiliza muito o processo de cicatrização e recuperação;
  • o paciente não precisa sofrer com o constrangimento social causado pela ausência de dentes.

Quando você precisar de serviços de implantodontia, procure clínicas que são referência no mercado e que contam com uma equipe de profissionais qualificados, que estejam prontos para atender às suas necessidades — como é o caso da Sorridents.

Somos uma empresa que preza pelo bem-estar dos pacientes, e oferecemos tratamentos modernos e eficazes para qualquer tipo de situação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os problemas advindos da ausência de dentes, procure manter uma boa higienização bucal, usar o fio dental diariamente e procurar o dentista com frequência, para evitar problemas futuros.

Gostou de saber mais sobre o impacto da ausência de dentes para a sua saúde? Então, aproveite para entrar em contato conosco para agendar a sua avaliação ou tirar dúvidas relacionadas à saúde bucal!

Postado em 05/08/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter