Blog Saúde Bucal

Quais os sintomas e como tratar as principais doenças da gengiva?

Um sorriso atraente e sadio vai além da estética: é um indicativo significativo de que há cuidado com a saúde. As doenças da gengiva podem afetar pessoas de todas as idades ou gêneros e, em geral, estão relacionadas a uma insuficiente higiene bucal.

A maioria dos problemas não se inicia nessa região, indicando que outras áreas da boca também podem estar comprometidas. Portanto, é preciso ter bastante atenção. Um modo de descobrir se existe algum problema na gengiva é observando o seu aspecto. A aparência da mucosa dá alguns sinais sobre a sua saúde, guiando o dentista para um diagnóstico mais eficaz e preciso do problema e, assim, para o bom tratamento.

Se você deseja saber quais são as doenças da gengiva e os seus sintomas, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são as doenças da gengiva?

As doenças da gengiva são infecções dos tecidos que sustentam e protegem os dentes. Eles são muito vascularizados e mantêm as estruturas dentárias em seus lugares. De maneira geral, existem duas doenças periodontais. Confira, a seguir, quais são.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva. A causa principal do problema é o surgimento de uma placa, película incolor e viscosa de bactérias que se forma, de modo constante, na gengiva e nos dentes. Caso essa placa não seja removida pelo uso de fio dental ou pela escovação, ela produz algumas toxinas que irritam a mucosa da região e causam gengivite.

Nesse estágio inicial, o dano pode ser revertido, já que o tecido conjuntivo e o osso que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. No entanto, caso não seja tratada, ela pode evoluir para a periodontite e provocar danos permanentes aos dentes.

Periodontite

A periodontite é o caso mais avançado da gengivite quando não tratada e ignorada. A doença é uma infecção bacteriana dos ossos, ligamentos e tecidos que sustentam e envolvem os dentes. Isso faz com que essas estruturas se tornem irreversivelmente danificadas.

Esse dano faz com que a gengiva se separe dos dentes, que cria pequenos espaços ou bolsões, nos quais ocorrem ocorrer infecções e a formação de placa bacteriana. Com esse agravamento, o osso sofre e, caso essa condição não seja tratada, pode resultar em dentes soltos que podem cair.

Quais são os sintomas das doenças da gengiva?

As doenças da gengiva apresentam vários sinais de que algo não vai bem, como:

  • mudanças na coloração;
  • sangramento;
  • ulcerações;
  • retração;
  • mau hálito;
  • inchaço.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento para as doenças gengivais depende do caso, pois cada pessoa tem um grau diferente do problema e organismos diversos. Assim, somente um profissional especializado poderá avaliar qual é o procedimento adequado. Contudo, na maioria dos casos, o foco principal é tratar a infecção.

Por isso, podem ser usados medicações, além de restaurar as áreas atingidas pelas bactérias. Além disso, o dentista pode solicitar algumas mudanças de hábitos, como se alimentar de modo saudável, parar de fumar e manter a boa higiene bucal.

Agora que você já conhece as principais doenças da gengiva, lembre-se de se consultar com um dentista para que ele possa avaliar a situação e indicar o melhor tratamento para você. Além disso, mantenha uma boa higiene bucal para prevenir esses problemas.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada