Quais são os efeitos do açúcar na saúde bucal? Descubra aqui! | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Quais são os efeitos do açúcar na saúde bucal? Descubra aqui!



O açúcar é encontrado em vários alimentos e é um nutriente muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. No entanto, o seu consumo excessivo é um grande vilão para os dentes, já que pode provocar sérios problemas, como a cárie. Por isso, é importante conhecer os efeitos do açúcar na saúde bucal e saber como diminuir o consumo.

Se você deseja conhecer os principais efeitos do açúcar na saúde bucal, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são os malefícios do açúcar para a saúde bucal?

Os alimentos ricos em açúcar alimentam as bactérias que estão presentes na boca, estimulando a produção de ácidos. Esses, por sua vez, podem dissolver o esmalte dentário. E, associado a uma má higiene bucal pode causar o desenvolvimento de doenças, como as cáries.

Além disso, após o consumo desses alimentos, esses ácidos começam a agir rápidamento sobre os dentes. Confira, a seguir, os principais malefícios do açúcar para a saúde bucal.

Tártaro

Para manter a boa saúde bucal, é muito importante escovar os dentes após as refeições. Caso contrário, restos de alimentos podem se fixar entre a gengiva e os dentes, o que facilita o surgimento de tártaro e placa bacteriana, principalmente se você comer alimentos ricos em açúcar com frequência.

O tártaro  é um processo de calcificação do biofilme e matéria aderida aos dentes, deixando uma aparência porosa Assim, é necessário buscar ajuda de um dentista .

Reabsorção óssea

A reabsorção óssea é uma parte do processo de remodelação do osso, que atua em conjunto com a formação óssea. Essas duas etapas são realizadas por duas células: osteoclastos e osteoblastos. Durante a reabsorção, a estrutura do osso é dissolvida pelas enzimas e ácidos produzidos pelos osteoclastos.

Periodontite

Quando a pessoa consome muito açúcar e não tem uma boa higiene bucal, pode surgir a gengivite. Se não tratada, leva à formação da periodontite, fazendo com que os tecidos e ossos se danifiquem. Esse dano faz com que a gengiva se separe dos dentes, o que cria pequenos bolsões ou espaços, ocorrendo a formação de infecções e placa bacteriana.

A periodontite é uma infecção bacteriana dos ossos, ligamentos e tecidos que sustentam e envolvem os dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. Essa condição é um estágio avançado da gengivite, sendo mais grave.

Assim, o ideal é marcar uma consulta com um dentista para que ele possa indicar o melhor tratamento, além de evitar consumir muitos doces, que nutrem as bactérias.

Cáries

A cárie consiste em uma deterioração da estrutura do dente que ocorre quando as bactérias presentes na boca começam a se proliferar. Com o passar do tempo, elas produzem ácidos que corroem o esmalte dentário e, em casos mais avançados, a dentina.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Essa doença está associada a uma alimentação não equilibrada, entre outros fatores, como a má higienização.Com isso, as bactérias se acumulam e formam um filme pegajoso, conhecido como placa bacteriana. Para evitar esse problema, é fundamental manter uma boa higiene bucal, principalmente se você usa aparelho ortodôntico. Isso porque os restos de alimentos podem se acumular no aparelho, deixando o ambiente favorável ao surgimento de novas cáries.

Perda dos dentes

A perda dos dentes pode causar bruxismo, cáries, avanço da doença periodontal e má higiene bucal. Pessoas que ingerem muito açúcar e não tomam cuidado com a saúde dental correm sérios riscos de perder os dentes com o passar dos anos.

Para tratar essa situação, alguns métodos são usados, como próteses e implantes dentários. No entanto, o recomendado é se prevenir por meio de uma boa higiene bucal em casa.

Como limitar o consumo de açúcar no dia a dia?

Diminuir a ingestão de açúcar é muito importante tanto para a saúde em geral quanto para a boca. Com algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir a quantidade ingerida e melhorar a saúde bucal. Veja, a seguir, algumas dicas.

Reduza o açúcar aos poucos

O sabor doce do açúcar vicia e para adaptar o paladar é importante reduzir esse alimento aos poucos, já que a restrição severa pode causar compulsão alimentar. Por isso, consuma carboidratos de maneira moderada, dando preferência às opções integrais.

Evite alimentos processados

Comidas processadas como caldo de carne, presunto, peito de peru e lasanha congelada também levam açúcar na composição. Logo, a indústria adiciona esse carboidrato nesses alimentos para que eles fiquem mais apetitosos. Por isso, reduza o consumo desses alimentos e dê preferência para aqueles saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

Não adicione açúcar nas bebidas

Outra dica importante é evitar adicionar adoçante ou açúcar em café, chás ou sucos. Aos poucos, o nosso paladar se acostuma e o açúcar se torna menos necessário. A quantidade que se deve consumir por dia é de cerca de 25 g, é que OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda, o que equivale a cerca de 6 colheres de chá rasas. No entanto, lembre-se que esse carboidrato também está presente em outros alimentos, como cereais e pães.

Leia o rótulo dos alimentos

O primeiro passo para identificar a quantidade de açúcar presente nos alimentos é ler a tabela nutricional. Algumas embalagens costumam especificar as gramas de açúcares nessa parte. Outra opção é identificar a lista de ingredientes, que aparecem em ordem de quantidade. Assim, os primeiros da lista são os que aparecem em maior quantidade nos alimentos.

Agora que você já conhece os efeitos do açúcar na saúde bucal, lembre-se de que é importante reduzir o seu consumo. Por isso, evite alimentos processados, mantenha uma alimentação saudável e não adicione açúcar nas bebidas. Além disso, consulte um dentista regularmente para que ele possa avaliar a sua boca e indicar os melhores cuidados para você.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os efeitos do açúcar na boca!

Postado em 24/05/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter