Blog Saúde Bucal

Confira 6 dicas para prevenir o aparecimento de cárie em idosos

Manter o sorriso saudável é o desejo da maior parte das pessoas com mais de 60 anos, motivo pelo qual é importante cuidar diariamente da saúde bucal e ser atendido, com regularidade, pelo dentista. No entanto, algumas doenças orais comprometem não apenas os dentes, mas também outras partes do corpo. Pensando nisso, este texto explica como prevenir cárie em idosos.

Seguindo algumas dicas, como não se esquecer de usar fio dental, ter uma dieta saudável, evitar o consumo de açúcar e, principalmente, ser acompanhado por um profissional, você fica longe do aparecimento de cáries e pode sorrir sem medo na melhor fase da vida. Tem interesse no assunto? Continue a leitura agora!

Por que pode ocorrer cárie na terceira idade?

A cárie é uma doença bucal bastante associada às crianças, devido, muitas vezes, à falta de higienização bucal adequada e ao consumo exacerbado de doces nesse período. No entanto, essa disfunção, que compromete a saúde bucal e pode, inclusive, afetar negativamente outras regiões do corpo, pode ocorrer em todas as faixas etárias, voltando a ser um problema comum na terceira idade.

Nos pacientes com mais de 60 anos, o problema está associado à multiplicação de micro-organismos na cavidade bucal, onde se alimentam de restos de alimento, produzindo uma substância corrosiva, que destrói o esmalte dentário, a parte mais externa do dente, chegando a cárie a comprometer a região interna da dentição, caso não seja tratada adequadamente no consultório.

Em todo caso, a recomendação é se consultar com o dentista regularmente, mas, ao notar algum sintoma de cárie (dor de dente, sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias, manchas na dentição etc.), você deve procurar a urgência e a emergência odontológica para diagnosticar o problema, tratar a proliferação bacteriana na boca e evitar que o quadro clínico se agrave.

Quais são as melhores dicas para prevenir o aparecimento de cárie?

Até aqui, você entendeu por que ocorre cárie em idosos, mas a dúvida que fica é como prevenir e evitar que esse problema acometa o seu sorriso, certo? Então, leia estas dicas incríveis, que ajudam a manter uma rotina eficiente de cuidados com a saúde oral.

1. Adote uma alimentação saudável

O processo de formação da cárie depende, principalmente, de restos de comida entre os dentes e a gengiva, dos quais as bactérias se alimentam e onde se proliferam. Por isso, é indispensável fazer uma dieta saudável, evitando doces e alimentos ricos em açúcar, os quais contribuem para a produção de ácidos bacterianos que destroem a dentição.

2. Tenha uma boa higiene bucal

Uma das principais medidas de combate à cárie é a higiene bucal, evitando que restos de alimento permaneçam na dentição e contribuam para o acúmulo de placa bacteriana. Dessa forma, a recomendação é escovar os dentes sempre após as refeições, fazendo movimentos em círculo, e vai e vem com uma escova e um creme dental apropriados para a sua arcada dentária.

Recomenda-se, também, trocar as escovas de dente a cada 3 meses, uma vez que o uso frequente do material desgasta as cerdas, que perdem a capacidade de limpar o sorriso e evitar a cárie.

3. Não se esqueça de passar fio dental

A higiene bucal não se resume à escovação diária. É preciso, também, passar o fio dental para evitar que resíduos orgânicos fiquem presos entre os dentes. Nesse sentido, indica-se que o idoso faça uso desse filamento, passando-o cuidadosamente na dentição, em movimento de vai e vem, evitando que os tecidos bucais (gengiva) sejam feridos.

4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o vício de fumar cigarro também contribuem para o aparecimento de cárie. O motivo é que esses maus hábitos favorecem o desequilíbrio oral, expondo a estrutura dentária e os tecidos bucais à ação de micro-organismos, como a bactéria Streptococcus mutans, que deixa os dentes cariados.

5. Aumente o consumo de água ao longo do dia

É verdade que beber água ajuda a equilibrar o pH (concentração de íons de hidrogênio para medir a neutralidade, a acidez ou a alcalinidade de um líquido) da boca e do estômago. Mas, além de contribuir para o funcionamento do sistema digestivo, o hábito auxilia no combate à formação de placa bacteriana e, portanto, é eficiente para evitar o aparecimento de cárie em idosos.

6. Visite o dentista regularmente

Para prevenir o aparecimento de cárie e de outras doenças bucais, você deve se consultar com o dentista semestral ou anualmente. Na clínica odontológica, o profissional deve examinar a sua cavidade oral, realizar a limpeza da boca e, se for o caso, diagnosticar e tratar possíveis disfunções, garantindo a função e a estética do seu sorriso.

Como um profissional especializado ajuda a cuidar da saúde bucal?

O cirurgião-dentista é o profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar doenças bucais, como a cárie. Por isso, invista em uma rede de clínicas com os melhores profisionais no assunto, seja o clínico geral, para remover placas bacterianas e cáries em estágio inicial, seja o endodontista, que cuida da polpa dentária e dos canais radiculares, na raiz do dente.

Maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, a Sorridents conta com uma equipe multidisciplinar para cuidar da saúde oral na terceira idade e garantir mais qualidade de vida para os pacientes idosos. Com mais de 400 clínicas espalhados por todas as regiões do Brasil, essa rede é a melhor opção para tratar possíveis disfunções na boca e voltar a sorrir sem medo.

Neste texto, você aprendeu por que pode ocorrer cárie em idosos, uma doença que compromete a dentição e pode levar, caso não seja tratada adequadamente no consultório odontológico, à perda do dente. Por isso, é necessário fazer uma rotina diária de cuidados com a saúde bucal, evitando disfunções e mantendo o seu sorriso mais saudável, bonito e harmônico.

Ninguém gosta de sofrer com disfunções no sorriso, não é? Então, entre em contato agora com a Sorridents e marque uma avaliação clínica com os dentistas mais experientes da região. Ligue para os telefones (11) 2672-5700 (dentro do estado de São Paulo) e 0800 601 1520 (em outros estados) e melhore a sua qualidade de vida!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada