Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Quem tem implante nos dentes pode ou não pode usar aparelho?



Para ficar com os dentes alinhados, fazer um tratamento ortodôntico é a melhor opção. O aparelho promove a movimentação dos dentes e traz harmonia para o sorriso

Todavia, uma dúvida muito comum é se essa forma de tratamento é possível em pessoas que possuem implante nos dentes.

Para esclarecer essa questão e trazer orientações importantes sobre o procedimento ortodôntico nessa situação específica, preparamos este post. Confira!

O que é o implante dentário?

Em primeiro lugar, é importante entender em que consiste o implante nos dentes. É, na verdade, um dispositivo para substituir a ausência de um ou mais dentes.

Trata-se, portanto, de um tratamento odontológico indicado para quem perdeu o dente em algum trauma, por descuidos com a higienização ou outros problemas.

A grande vantagem é que o implante dentário tem a mesma aparência e funcionalidade de um dente natural. Ele é feito de duas partes:

  • pino de titânio: é inserido no osso, abaixo da gengiva, e substitui a raiz do dente;
  • coroa: funciona como a parte branca do dente e é posicionada em cima desse pino.

Por ser feito de titânio, o implante não sofre rejeição pelo organismo — visto que o material é biocompatível.

O que é o tratamento ortodôntico?

É um tratamento que tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares. Isso é possível com o uso de aparelhos (fixos ou móveis), que promovem a movimentação dentária.

O uso de aparelhos ortodônticos é indicado para casos de dentes encavalados, espaços entre os dentes e má oclusão (quando as arcadas não se encaixam normalmente).

É possível usar aparelho com implante nos dentes?


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


A ortodontia promove a movimentação dos dentes e isso só é possível porque os dentes naturais contam com estruturas de amortecimento, chamadas de ligamentos periodontais. Já os implantes são fixos no osso e, assim, não podem mudar de posição.

No entanto, quem possui implante dental pode, sim, utilizar o aparelho ortodôntico. Se o implante está na posição correta, o tratamento pode ser feito normalmente. Aliás, ele pode até ajudar no procedimento de alinhamento, pois funciona como um apoio para puxar os outros dentes. 

O problema ocorre quando o implante está um pouco fora do lugar, situação que pode comprometer o resultado estético. Por isso, converse com o seu ortodontista e discuta todas as possibilidades.

Planejamento

Para evitar contratempos, a recomendação é, antes de fazer a colocação do implante, realizar o tratamento ortodôntico. É muito importante que seja feito um planejamento cuidadoso para que se obtenha sucesso após esses dois procedimentos.

Mas, calma! Você não ficará com um sorriso banguela — o dentista coloca uma prótese provisória enquanto você estiver usando o aparelho.

Nessa situação, é fundamental redobrar os cuidados com a higiene bucal, principalmente porque, nas partes do aparelho, há mais chances de acumular restos de alimentos e também por conta da prótese provisória, que pode facilitar a infiltração por cárie.

É possível melhorar a estética do sorriso com essas duas especialidades odontológicas. O importante é um plano de tratamento detalhado para que o implante nos dentes não dificulte o alinhamento feito pelo aparelho ortodôntico.

Se quiser receber mais informações sobre como funciona a implantodontia, baixe o e-book e confira o nosso Guia completo sobre implante dentário!

Postado em 12/04/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter