Vergonha de ir ao dentista? Confira 5 dicas para contornar a situação! | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Vergonha de ir ao dentista? Confira 5 dicas para contornar a situação!



Enquanto muitas pessoas adiam a consulta odontológica por medo, outras deixam de ter o atendimento por vergonha de ir ao dentista. Essa é uma situação bem comum, principalmente entre indivíduos que não têm o costume de visitar esse profissional.

No entanto, é preciso modificar essa situação, visto que os procedimentos odontológicos cuidam da saúde dos seus dentes e da beleza do seu sorriso. Com isso, trazem qualidade de vida e elevam a autoestima.

Se você tem vergonha de se consultar com esse profissional, confira as 5 dicas deste post e mude essa história!

1. Saiba que cuidar da saúde bucal é essencial

O primeiro fator que você precisa saber é que não se pode deixar a saúde bucal de lado. Ter dentes saudáveis, além de deixar o sorriso mais harmônico, contribui para que a alimentação seja realizada da forma correta. É importante mastigar bem os alimentos para que a digestão seja feita do modo adequado.

Os dentes também têm papel importante na nossa fala e respiração, por isso é essencial cuidar do sorriso. Deixar de ter esse cuidado também pode ser prejudicial para a saúde das suas gengivas, podendo trazer inflamações e infecções mais graves.

Muita gente não sabe, mas uma simples lesão superficial de cárie, quando não tratada, pode levar à perda dos dentes. Então, não deixe chegar a esse ponto, certo?

2. Tenha em mente que o dentista está acostumado a tratar as mais diversas condições

Muitos pacientes têm vergonha de ir ao dentista por conta de problemas no sorriso. Porém, o dentista estudou bastante para lidar com os diferentes casos clínicos, inclusive os mais complexos.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Além disso, ele não está ali para julgar você, e sim para tratar seus dentes e gengivas. Sua função é também orientar quanto aos bons hábitos de saúde bucal, especialmente em relação à escovação, cuidados na alimentação e check-up odontológico.

3. Procure uma clínica com abordagem acolhedora

Se você fica com vergonha de passar pela consulta, a dica é contar com clínicas que tenham uma abordagem humanizada, ou seja, que fazem o paciente se sentir acolhido. Uma dica é escolher também um local com múltiplas especialidades.

Assim, no caso de você precisar ser encaminhado para outro profissional, saberá que ele faz parte da mesma clínica. Portanto, terá essa abordagem mais próxima, deixando-o confortável.

4. Tire todas as suas dúvidas com o dentista

Um aspecto importante é que, na consulta odontológica, o dentista tem o papel de realizar os procedimentos, mas também de conversar bastante com o paciente. Então, você não precisa ficar com vergonha, pois é parte do trabalho dele esclarecer sobre o tratamento, seu caso clínico e tirar todas as suas dúvidas.

5. Peça indicações de profissional para amigos e familiares

Por último, talvez você consiga superar a vergonha ao se consultar com alguém que tenha tido uma boa experiência com o dentista. Sendo assim, peça indicações a amigos e familiares e pergunte sobre o profissional e como é a abordagem utilizada.

Viu só como não é preciso ter vergonha de ir ao dentista? Realizar o acompanhamento com esse profissional deve fazer parte da sua agenda de saúde. O mais importante é encontrar uma clínica que priorize o atendimento humanizado.

Gostou das dicas? Então não perca nossos conteúdos. Basta seguir as nossas páginas no Facebook, YouTube e Instagram!

Postado em 13/09/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter