Blog Saúde Bucal

O que comer após implante dentário? Confira 14 sugestões!

Após realizar algum procedimento no corpo, é sempre importante prestar atenção nas orientações do especialista médico ou odontológico. No caso dos tratamentos dentários, os cuidados com os alimentos depois de certos procedimentos são cruciais. Por isso, vamos falar mais sobre o que comer após implante dentário.

Neste conteúdo, vamos explicar por qual razão redobrar a atenção com a sua dieta após a realização de implantes e também vamos apontar algumas sugestões de alimentação, mostrando como o cardápio impacta o implante dentário, além de citar rapidamente alguns vilões a serem evitados. Fique com a gente e entenda melhor sobre o assunto!

Por que cuidar da alimentação após implante dentário?

A aplicação de implante dentário é um procedimento cirúrgico, logo é necessário um determinado tempo para a recuperação total dos tecidos. Assim que realizamos o implante, a área ainda não suporta efetivamente a pressão da mordida nem a rigidez de alguns tipos de comida. Por esse motivo, não é permitido consumir o que quiser.

Algumas texturas, temperaturas e pHs são nocivos à região operada e prejudicam a recuperação do organismo. Por outro lado, existem texturas e temperaturas que contribuem para o conforto alimentar nesse momento pós-cirúrgico e até para a cicatrização e redução de vermelhidão e inchaço. Nos próximos tópicos, daremos mais detalhes sobre esses aspectos. Confira!

Reduz a dor e o incômodo

Após a colocação do implante, a região estará sensível, logo ficará difícil de se alimentar. Por isso, o dentista recomenda ingerir comidas mais pastosas e frias, já que elas proporcionam mais conforto na hora de mastigar. As comidas geladas geram até um efeito anestesiante e conseguem diminuir o inchaço da boca.

Acelera a recuperação

Nas primeiras 48 horas, o paciente precisa consumir comidas líquidas, pastosas e geladas a fim de agilizar a cicatrização. Isso é crucial devido ao procedimento orgânico intitulado de osteointegração. Ele ajuda a reconstruir tecidos bucais, como o osso alveolar, fazendo a incorporação do pino metálico do implante ao organismo da boca e promovendo a recuperação.

Evita os restos de comida

É necessário evitar ao máximo resíduos alimentares na área em recuperação, porque tais restos podem atrair bactérias capazes de gerar uma infecção. Como o lugar ainda está vulnerável e a ferida é fácil de ser aberta, tal infecção pode se agravar e atrasar a recuperação.

Por essa razão, é importante evitar comidas fibrosas e rígidas, consumindo só as mais pastosas e líquidas, que podem sair e se dissolver mais facilmente da boca apenas com a saliva.

O que comer após o implante dentário?

Nos tópicos anteriores já foi possível entender por que tomar cuidado com a alimentação no momento pós-cirúrgico e ter uma ideia do que consumir nessa fase de recuperação. Neste, vamos dar alguns exemplos mais concretos.

Primeiramente, beba bastante água! Isso é indispensável em uma situação comum, então é mais ainda em um momento pós-cirúrgico. Agora, confira uma lista de alimentos permitidos:

  1. biscoito amolecido com leite;
  2. chás frios;
  3. frutas (exceto as cítricas) macias, como banana, melancia, manga;
  4. frutas (exceto as cítricas) amassadas ou cozidas, como pera e maçã;
  5. gelatina;
  6. leite (gelado) e iogurtes;
  7. mingau (frio);
  8. ovo cozido;
  9. pão (amolecido com leite);
  10. purês de batata ou de outro legume;
  11. sopa fria (sem pedaços de legume nem de carne);
  12. sorvete;
  13. suco não cítricos;
  14. vitamina.

E o que não comer pós-implante dentário?

Vamos falar um pouco agora sobre o que não comer. Já citamos como é importante ficar longe de algumas texturas, como comidas duras e fibrosas. Também não é recomendado consumir alimentos muito quentes, afinal eles vão machucar a área do implante e prejudicar consideravelmente a recuperação. As frutas cítricas e alimentos ácidos devem ser evitados também, visto que esse tipo de pH não contribui para a recuperação e ainda vai causar bastante dor e desconforto caso o paciente ingira algum alimento assim. Confira a seguir alguns exemplos do que não comer após fazer um implante dentário:

  • alimentos ácidos;
  • amendoins, castanhas, nozes e demais frutos secos;
  • pão italiano;
  • carnes (em grandes pedaços);
  • comidas em temperaturas elevadas ou mornas;
  • refrigerantes;
  • frutas cítricas;
  • pimenta e outros temperos fortes;
  • sucos cítricos.

Que outros cuidados ter com os dentes pós-implante?

Falar, morder e mastigar com uma ferida na boca é realmente muito desconfortável, não é mesmo? Nesse caso, o ideal é a pessoa evitar ao máximo usar o lado onde o implante dentário foi feito para mastigar ou morder. Para falar, não vai ter muita escapatória. O fato de ela se alimentar de comidas mais pastosas e líquidas já vai ajudar bastante, então o esforço para mastigar será bem menor.

Já a higienização não deve ser feita do modo tradicional. Em geral, para limpar a região operada, o dentista passa um líquido com o qual o paciente deve realizar bochechos duas ou três vezes ao dia, durante uma ou duas semanas. Mas essas orientações são sempre explicadas pelo dentista após o procedimento, então o ideal é prestar atenção às instruções do profissional. Nos outros dentes, os cuidados devem continuar: escovação três vezes ao dia e fio dental antes de dormir.

A rotina da pessoa não vai ser muito alterada. Ela só terá de ir mais vezes ao consultório odontológico, para que o dentista possa checar como vai a recuperação, o implante dentário, o aspecto da ferida, entre outras características, além de responder dúvidas do paciente e dar orientações. Desse modo, caso encontre algum problema, é possível se antecipar antes que se agrave. 

Os cuidados pós-cirúrgicos nesse primeiro momento são imprescindíveis para que os tecidos bucais responsáveis pela sustentação do implante se recuperem mais rapidamente e o implante tenha firmeza e estabilidade. Com o tempo, o dentista vai liberando o paciente para comer alguns alimentos mais consistentes e de temperatura um pouco mais quente.

Como você viu, a lista com o que comer após implante dentário não é tão ruim assim, há coisas bem gostosas, como o sorvete. É verdade que algumas coisas sólidas não podem ser ingeridas, como é o caso do chocolate, mas é só durante um tempo, até você estar recuperado. Quanto melhor você se cuidar, mais em forma vai estar, não é mesmo? Isso serve para o corpo, mente e sorriso!

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Divulgar informação de qualidade para os seus amigos também é uma boa ação.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada