Blog Saúde Bucal

Tratamento para dentes amarelos: conheça 5 opções

sorriso amarelo

Muita gente já sabe da importância de manter a boa saúde bucal para evitar problemas. No entanto, em alguns casos, o sorriso fica amarelado, gerando bastante desconforto e diminuindo a autoestima das pessoas. Mas você conhece os principais tratamentos para dentes amarelos?

Além de comprometer a estética do sorriso, a coloração é um sinal de alerta para vários problemas, como a erosão dentária e a sensibilidade. A boa notícia é que é possível reverter esse quadro, devolvendo a brancura dos dentes.

Se você quer conhecer as principais causas para os dentes amarelos e como é feito o tratamento, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são as causas dos dentes amarelos?

Antes de buscar um tratamento para dentes amarelos, é importante conhecer as suas causas. Existem vários fatores que contribuem para o problema, como a má higiene bucal e o consumo de alguns alimentos específicos e bebidas. Veja, a seguir, outros motivos que contribuem para o surgimento do amarelado.

Consumo de cigarros

O hábito de fumar causa muitos problemas ao corpo, podendo, inclusive, provocar câncer. Assim, o consumo frequente de cigarro expõe o dente ao alcatrão e à nicotina, substâncias que fazem parte do produto.

A nicotina, por exemplo, se acumula na superfície dental, fazendo com que ela fique mais escura. Além disso, o composto provoca mau hálito e contribui para o aparecimento de tártaro.

Uso de determinados medicamentos

Alguns medicamentos, como antipsicóticos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos e antibióticos interferem de maneira direta na coloração dos dentes, principalmente quando são ingeridos por crianças na época de formação dos dentes. Para evitar essa situação, é essencial ler a bula dos remédios e conversar com o dentista e o médico durante o tratamento.

Café

O café é uma bebida típica e faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Apesar do sabor e da energia fornecida por ele, o produto é rico em corantes, que provocam o surgimento de manchas nos dentes.

A exposição prolongada às substâncias causa a pigmentação do esmalte dentário. Assim, o dente é continuamente afetado pelos taninos e corantes, que também estão presentes em vinhos e chás.

Outras causas comuns dos dentes amarelos são:

  • herança genética;
  • ingestão excessiva de flúor;
  • erosão dentária.

Como tratar os dentes amarelados?

Agora que você já conhece as principais causas do problema, chegou a hora de saber como deve ser o tratamento para dentes amarelos. Confira a seguir!

1. Abrasão superficial

A abrasão superficial é um procedimento muito útil para retirar manchas em dentes afetados na estrutura dentária. O tratamento é feito por meio da aplicação de uma substância abrasiva e polimento superficial, eliminando as alterações de coloração.

Apesar de não ser recomendado em todos os casos, a técnica pode ser usada em traumas no período de formação do dente, pela ingestão de antibióticos na infância e por dentes manchados por flúor. Uma das vantagens é a eliminação das manchas superficiais.

2. Clareamento dental

O clareamento dental é uma excelente técnica para restaurar a cor original dos dentes. Para isso, são utilizados alguns agentes clareadores à base de peróxido de hidrogênio que, quando entram em contato com a superfície dental, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, deixando o sorriso mais claro.

Existem diferentes tipos de clareamento dental e algumas opções podem ser vistas a seguir.

Clareamento caseiro

Essa técnica é muito usada e proporciona resultados duradouros e efetivos. Contudo, o tratamento é mais longo e pode provocar sensibilidade nos dentes. Esse tipo de procedimento é realizado a partir de uma moldeira transparente, em que são aplicados géis clareadores.

Clareamento com laser

Essa técnica é mais sofisticada. Ela é feita a partir de um gel clareador potencializado com a aplicação de laser. Ao utilizar essa luz, os produtos ganham mais permeabilidade, o que permite que eles atinjam espaços específicos do esmalte dentário.

Clareamento no consultório

Nesse tipo, o profissional aplica um gel clareador com uma concentração mais elevada do que no método caseiro. Em geral, o dentista utiliza uma barreira que protege as gengivas e coloca o gel, que fica em contato com o dente por cerca de uma hora.

3. Lente de contato dental

A lente de contato dental é conhecida como faceta de cerâmica odontológica ultrafina. Ela contém cerca de 0,5 milímetro de espessura, possibilitando um mínimo preparo dental, conservando a estrutura dos dentes.

O procedimento possibilita a construção de lâminas em um tom próximo do branco absoluto e é também indicado para quem quer ter um sorriso bem claro. A técnica consiste em colar uma capa de porcelana na superfície externa do dente, o que permite criar um sorriso mais harmônico, com tons e formatos desejados.

Embora apresente resultados satisfatórios, o tratamento é mais invasivo e exige que seja realizado um desgaste prévio dos dentes.

4. Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são um dos tratamentos mais eficazes para quem deseja transformar o sorriso e evitar a aparência negativa dos dentes amarelados. Essa técnica consiste na utilização de pequenas peças, que são confeccionadas em porcelana, para o revestimento dos dentes, tornando-os mais harmônicos e bonitos.

O consumo de bebidas e alimentos com corantes, associados a uma má higiene bucal, traz danos ao esmalte dentário, causando a mudança de coloração. Diante disso, as facetas de porcelana podem ser utilizadas para corrigir todos esses problemas.

5. Uso de resinas

Uma alternativa existente é o uso de resinas, que são muito procuradas por pessoas que desejam ter um sorriso branco e simétrico. De modo geral, elas são usadas para fechar pequenos espaços entre os dentes. Contudo, também são aplicadas para corrigir o esmalte dentário que está amarelado e desgastado.

A vantagem principal da resina é o seu aspecto semelhante à coloração natural do dente. Isso fez com que ela ganhasse cada vez mais espaço no tratamento de restauração por provocar um menor impacto estético.

Como vimos, os tratamentos para dentes amarelos podem restaurar de restaurar a coloração mais branca, devolvendo a boa aparência do sorriso. No momento de escolher uma clínica para realizar o procedimento, opte por aquela que tenha profissionais renomados e preço justo, como aqui na Sorridents!

Gostou deste post e quer tratar os dentes amarelos em uma clínica conceituada e de qualidade? Então entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada