Blog Saúde Bucal

Afinal, antibióticos escurecem os dentes?

O antibiótico é um medicamento muito utilizado para o tratamento de diversas infecções, sendo bem conhecido por todos. Não é raro, contudo, que alguns pacientes pensem que eles escurecem os dentes.

Quer entender melhor esse assunto? Acompanhe a leitura deste post para conferir se antibióticos escurecem os dentes!

Que tipo de antibiótico escurece os dentes?

Basicamente, essa história de que antibióticos escurem os dentes não passa de um mito. A única substância que causa esse problema é a Tetraciclinacomum em certos tipos de medicamentos dessa natureza.

Ela tem uma grande afinidade com o cálcio, que é um dos principais componentes que formam os nossos dentes. Por isso pode aderir a eles, causando manchas e deixando os dentes que estavam nascendo, escurecidos.

O problema só ocorre, no entanto, em crianças que ainda estão no processo de formação dos dentes — que é concluído até os 12 anos de idade. Após esse período, já não há o risco de o medicamento prejudicar o sorriso dos pequenos.

Mulheres grávidas também devem evitar medicamentos à base de Tetraciclina, pois ela pode afetar a formação óssea da criança.

Por que as pessoas dizem que antibióticos escurem os dentes?

Há alguns anos, era comum que os médicos receitassem antibióticos à base de Tetraciclina para o tratamento de infecções em crianças. Então, depois de algum tempo de uso do medicamento, notava-se que elas ficavam com os dentes escurecidos.

Como a classe médica não tinha conhecimento de que a causa do problema era a Tetraciclina o mito se espalhou. Hoje em dia, contudo, os médicos já têm consciência dos danos causados por essa substância e evitam receitar remédios à base dela para crianças que ainda estão na fase de formação dos dentes.

Então, apenas antibióticos com Tetraciclina podem causar prejuízos à saúde bucal?

Na verdade, o grande vilão dos dentes é a quantidade de açúcar presente em alguns antibióticos e xaropes prescritos para crianças — o que é um estímulo para que elas tomem a medicação sem maiores problemas.

Quando uma criança faz uso de uma medicação adocicada e ácida, e não faz uma higiene bucal adequada, as consequências começam a aparecer. Então, para evitar maiores danos e tratamentos precoces contra cáries, o ideal é que os pais acompanhem a rotina de escovação de seus filhos de perto, principalmente na fase em que eles fazem uso desses medicamentos.

É aconselhável que a higiene bucal seja realizada sempre após o uso do medicamento. Agora, no caso de remédios sem a Tetraciclina, o que pode trazer danos à saúde bucal das crianças não é o remédio em si, mas a forma como ele é administrado.

Por fim, vale lembrar que, embora seja um mito essa história de que antibióticos escurecem os dentes, o uso de medicamentos só deve ser feito após a orientação médica, principalmente no caso de crianças.

Então, este post foi suficiente para tirar suas dúvidas em relação às manchas causadas por antibióticos? Agora, que tal aprender como incentivar o seu filho a escovar os dentes sozinho?

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada