Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Facetas de resina ou porcelana: saiba quando cada uma é indicada



Atualmente, as facetas de resina ou porcelana têm sido muito procuradas por pessoas que sonham em deixar o sorriso mais branco e harmonioso. Muito além da estética dental, as facetas devolvem, muitas vezes, a autoestima e a segurança para quem está insatisfeito com o formato dos dentes naturais.

Quando feitas com um bom profissional, as facetas ficam bem presas e seguras, com uma durabilidade de até 15 anos, podendo, porém, passar disso. Mas, para que você tenha o resultado esperado, é muito importante saber as diferenças entre os materiais. Cada um deles tem vantagens e desvantagens, sendo que esses critérios precisam ser avaliados por você para definir qual a melhor opção para a sua necessidade.

A seguir, você vai poder comparar esses dois modelos e ver qual deles é o mais indicado no seu caso. Continue a leitura!

As facetas de resina ou porcelana — quais as diferenças

Durabilidade

Nesse ponto, as facetas de porcelana levam a vantagem. Bem resistentes, elas podem diminuir os riscos de infiltração por cáries e duram mais: enquanto as de resina duram até 2 anos, as de porcelana podem durar mais de 15 em alguns casos.

Em longo prazo, a porcelana se mostra mais resistente em relação à manutenção da sua forma, que é o que dá a estética do dente. Ou seja, se for cuidada adequadamente, dificilmente ela será lascada ou desgastada. A resina, por sua vez, pode sofrer essas interferências mais facilmente.

Custo-benefício

As facetas de resina saem na frente quando o assunto é o valor do tratamento. Se o dentista, após avaliar o caso, permitir a escolha da resina ou da porcelana, certamente, o preço da primeira opção será um fator importante para a decisão.

No entanto, vale lembrar que, nos casos em que a porcelana é recomendada pelo profissional, não é indicado que a resina a substitua. O cirurgião-dentista é capacitado para realizar uma avaliação minuciosa e saber quais materiais são ideais para a necessidade de cada caso. O custo-benefício da porcelana, nos casos em que somente ela é indicada, é melhor que o da resina, que pode ser mais em conta, mas, por outro lado, pode exigir trocas frequentes que não compensam seu custo no final.

Rapidez na colocação

Deixar o dente mais estético com a resina é mais rápido do que colocar a faceta de porcelana. Algumas alterações, como fechamento de pequenos espaços, casos de dentes com mais da metade comprometida por amarelamento nas restaurações e situações de emergências estéticas, como um dente lascado, podem ser rapidamente resolvidas com a resina.

Já a porcelana leva mais tempo para ser preparada, resolvendo questões mais complexas, como espaços muito grandes entre os dentes, correções de formato, como dentes muito pequenos que precisam ser alinhados com os outros, harmonização das cores e até recuperações de danos causados por bruxismo, quando o paciente range os dentes, que ficam naturalmente desgastados ao longo do tempo devido ao contato direto e constante.

Resistência à alteração de cor

Neste tópico, a porcelana tem vantagem, já que a resina tende a ficar amarelada com o passar dos anos. Então, é preciso substituí-la para que volte a ficar harmoniosa com a cor dos outros dentes. Alimentos e bebidas, como vinhos, molhos pigmentados e café, podem ajudar a acelerar o processo de amarelamento da resina. Mas o uso frequente de uma escova macia na limpeza pode prolongar o efeito branco da resina, em contrapartida.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Em outros casos superficiais, o dentista pode remover o amarelamento da resina com um polimento leve, retardando o processo. Já a porcelana tem taxas muito menores de amarelamento, por ser um material mais resistente e que não permite que o pigmento dos alimentos penetre de forma intensa em seus poros.

Resistência à opacidade

O brilho é uma das coisas mais chamativas quando o assunto é a estética no sorriso. Se as facetas ficam opacas, a sensação é de que o sorriso está sem vida e elas acabam até destoando do restante dos dentes, que são naturalmente brilhantes.

As facetas feitas em resina ficam opacas mais rapidamente, pois são mais suscetíveis ao contato com as substâncias químicas dos alimentos que podem acelerar a perda do brilho. Além disso, elas também sofrem com a ação da própria fricção causada com a escova de dentes.

Por outro lado, as facetas de porcelana são mais resistentes e não sofrem alterações após o contato com alimentos ou com as cerdas da escova. Para quem pretende colocar esse tipo de faceta e não ter problemas com essa questão em longo prazo, a porcelana é o material mais indicado.

Estética

Como a porcelana é um material mais nobre e suas propriedades assemelham-se muito à estética dos dentes naturais, é claro que esse material sai na frente quando o assunto é o resultado final. Ao ser colocada na luz, por exemplo, é nítido ver que os resultados com facetas de porcelana são mais naturais.

No entanto, a resina vem evoluindo muito, conseguindo, em alguns casos, resultados estéticos muito próximos aos da porcelana.

A importância de um bom profissional na aplicação de facetas

Sejam facetas de resina, sejam de porcelana, a escolha do profissional que vai avaliar é essencial para o sucesso desse tipo de procedimento. O dentista vai analisar cada caso, verificar a condição dos dentes do paciente e a sua situação e os hábitos de higiene, para, assim, chegar a uma conclusão de qual seria o indicado para a pessoa em específico.

Um profissional ético e que tem habilidade técnica suficiente para avaliar a situação do paciente e dar as opções possíveis para seu caso faz toda a diferença no resultado final e também ao longo dos anos, quando você vai poder conferir a qualidade e a durabilidade do procedimento realizado.

A opção por facetas de resina ou porcelana vai depender de uma conversa com seu dentista. Invista, então, em um profissional de confiança para ter segurança e bons resultados, mantendo sempre sua saúde bucal em primeiro lugar!

Quer deixar os seus dentes ainda mais bonitos? Então, entre em contato conosco e agende sua avaliação!

Postado em 09/10/2020.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter