Blog Saúde Bucal

Fio ou fita dental? Descubra agora qual produto escolher

Já é possível encontrar, no mercado, uma grande variedade de produtos para cuidar da nossa saúde bucal, mas nem sempre sabemos para que serve cada produto e quais são as diferenças entre eles, certo? Entre essas dúvidas, está a escolha entre fio ou fita dental.

O fio dental já é um velho conhecido para manter a higiene bucal em dia. O que muitas pessoas não sabem é que também existe outra ferramenta com uma função similar: a fita dental. Nesse contexto, surge a dúvida para saber qual é mais eficaz e quando usar cada produto.

Continue a leitura deste post para conferir quais são as características e como escolher entre fio ou fita dental!

Quais são as características do fio dental?

É fácil identificar o fio dental, afinal, o produto já faz parte do nosso dia a dia. Uma das principais características é que o fio dental é mais fino e tem aspecto mais cilíndrico, com formato roliço. O material mais comum é o nylon, em que vários filamentos mais finos compõem o fio.

O fio dental ajuda a eliminar a placa bacteriana que ficam entre os dentes. O item é ainda mais indicado para dentes que ficam bem juntos, pois passa entre os dentes com mais facilidade e alcança tudo o que precisa. Se você tem a arcada estreita ou com apinhamento, o fio dental é o mais recomendado.

O uso de fio ou fita dental é importante para limpar aqueles pontos em que a escovação não alcança, chamados de espaços interdentais. Essa limpeza previne o acúmulo de alimentos que formam a placa bacteriana, a cárie, doenças periodontais e a desmineralização.

Quais são as características da fita dental?

O formato da fita dental é a principal característica que a diferencia do fio dental. Ela é maior e mais achatada, o que ajuda a tirar as sujeirinhas que ficam entre os dentes com mais rapidez. Além disso, a fita é composta por um filamento único, o que faz com que o produto não afrouxe.

Por mais que a fita dental seja mais larga e plana, não há grandes diferenças na hora de fazer a limpeza. O único fator que pode influenciar, como já foi apontado, é em casos de problemas ortodônticos, em que a recomendação é o uso do fio.

Como escolher entre as duas opções?

Essa questão está mais relacionada às preferências do paciente do que à eficiência entre o fio ou a fita dental. A procura por um especialista pode ajudar a entender qual dos dois produtos é o mais indicado para a sua situação. O dentista é capaz de fazer a avaliação para entender suas características bucais e apontar qual dos dois produtos é melhor.

A limpeza com fio ou fita dental é indicada pelo menos uma vez por dia, de preferência, antes da última escovação. O acúmulo de alimentos à noite facilita a metabolização dos resíduos pelas bactérias e aumenta as chances de formar placa bacteriana. Consulte o seu dentista e veja qual é a melhor opção para você!

Para complementar seus conhecimentos sobre a limpeza bucal, veja por que usar o fio dental diariamente!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada