Blog Saúde Bucal

Como funciona o implante dentário em idosos? Entenda!

É verdade que, atualmente, a ciência e o mercado odontológico oferecem diversas técnicas para melhorar a saúde bucal de pacientes que perderam um ou mais dentes. Mas, apesar das novidades, muita gente se pergunta sobre a possibilidade de realizar implante dentário em idosos, pois, na terceira idade, podem surgir alguns problemas na estrutura óssea da boca, sobre a qual é colocada a prótese dental.

Pensando nisso, este conteúdo mostra por que idosos podem investir em implante dentário e resume que contraindicações o procedimento pode ter em pessoas com mais de 60 anos de idade. Além disso, o texto explica como funciona essa técnica e lista as vantagens de realizar a intervenção na boca.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que idosos podem colocar implante dentário?

O implante dentário pode ser colocado tanto em adultos quanto em idosos, desde que haja recomendação para esse procedimento, que requer determinadas condições ósseas e de saúde para ter um resultado positivo.

No entanto, ainda que a condição óssea seja importante para a realização do implante, hoje existem técnicas como o overdenture, ou sobredentadura, que requerem apenas dois pinos de cada lado da arcada, oferecendo suporte para a prótese total fixa.

De toda maneira, a recomendação é procurar uma rede de clínicas odontológicas para ser avaliado por um dentista e receber uma indicação de tratamento adequado para o seu caso.

Há contraindicações para implante dentário em idosos?

Nem todos os pacientes podem investir em implante dentário. O motivo é que esse procedimento não é recomendado para pessoas com dificuldade de cicatrização, deficiência no sistema imunológico, diabetes descontrolada, câncer, doença autoimune e problemas cardíacos graves.

Como o implante dentário em idosos funciona?

O implante dentário funciona como um suporte para a prótese, colocada sobre estruturas de metal na região do osso maxilar, localizado abaixo da gengiva. Após o procedimento, os idosos conseguem realizar as funções bucais, como mastigar e respirar, e contam com um ganho estético, já que a técnica substitui os dentes perdidos, deixando o sorriso mais harmônico.

Quais são as vantagens do implante dentário em idosos?

Como vimos, o implante dentário é um método capaz de reabilitar o sorriso do paciente, melhorando as funções e a estética da boca. Mas, além dessas qualidades, a técnica é crucial para aumentar a qualidade de vida e impulsionar a autoestima dos idosos, que podem se dedicar às atividades cotidianas e socializar com a família e os amigos, por exemplo.

Quais são os cuidados necessários com o implante dentário em idosos?

A depender do tipo de tratamento realizado pelo idoso, é preciso redobrar os cuidados com o pós-operatório e, sobretudo, manter a higiene bucal no dia a dia. Igualmente, a pessoa deve seguir visitando o dentista para analisar o funcionamento do implante e examinar a saúde bucal.

Neste artigo, você entendeu por que é possível fazer implante dentário em idosos, a depender da estrutura óssea e, claro, do problema apresentado pelo paciente. Em todo caso, é fundamental contar com uma clínica especializada, como a Sorridents, que tem uma equipe capacitada e experiente para ajudar as pessoas a sorrir sem medo.

Tenha um sorriso mais bonito e saudável. Fale com a Sorridents e agende já a sua avaliação odontológica com os melhores dentistas da região!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada