Blog Saúde Bucal

Como funciona o implante dentário em idosos? Entenda!

É verdade que, atualmente, a ciência e o mercado odontológico oferecem diversas técnicas para melhorar a saúde bucal de pacientes que perderam um ou mais dentes. Mas, apesar das novidades, muita gente se pergunta sobre a possibilidade de realizar implante dentário em idosos, pois, na terceira idade, podem surgir alguns problemas na estrutura óssea da boca, sobre a qual é colocada a prótese dental.

Pensando nisso, este conteúdo mostra por que idosos podem investir em implante dentário e resume que contraindicações o procedimento pode ter em pessoas com mais de 60 anos de idade. Além disso, o texto explica como funciona essa técnica e lista as vantagens de realizar a intervenção na boca.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que idosos podem colocar implante dentário?

O implante dentário pode ser colocado tanto em adultos quanto em idosos, desde que haja recomendação para esse procedimento, que requer determinadas condições ósseas e de saúde para ter um resultado positivo.

No entanto, ainda que a condição óssea seja importante para a realização do implante, hoje existem técnicas como o overdenture, ou sobredentadura, que requerem apenas dois pinos de cada lado da arcada, oferecendo suporte para a prótese total fixa.

De toda maneira, a recomendação é procurar uma rede de clínicas odontológicas para ser avaliado por um dentista e receber uma indicação de tratamento adequado para o seu caso.

Há contraindicações para implante dentário em idosos?

Nem todos os pacientes podem investir em implante dentário. O motivo é que esse procedimento não é recomendado para pessoas com dificuldade de cicatrização, deficiência no sistema imunológico, diabetes descontrolada, câncer, doença autoimune e problemas cardíacos graves.

Como o implante dentário em idosos funciona?

O implante dentário funciona como um suporte para a prótese, colocada sobre estruturas de metal na região do osso maxilar, localizado abaixo da gengiva. Após o procedimento, os idosos conseguem realizar as funções bucais, como mastigar e respirar, e contam com um ganho estético, já que a técnica substitui os dentes perdidos, deixando o sorriso mais harmônico.

Quais são as vantagens do implante dentário em idosos?

Como vimos, o implante dentário é um método capaz de reabilitar o sorriso do paciente, melhorando as funções e a estética da boca. Mas, além dessas qualidades, a técnica é crucial para aumentar a qualidade de vida e impulsionar a autoestima dos idosos, que podem se dedicar às atividades cotidianas e socializar com a família e os amigos, por exemplo.

Quais são os cuidados necessários com o implante dentário em idosos?

A depender do tipo de tratamento realizado pelo idoso, é preciso redobrar os cuidados com o pós-operatório e, sobretudo, manter a higiene bucal no dia a dia. Igualmente, a pessoa deve seguir visitando o dentista para analisar o funcionamento do implante e examinar a saúde bucal.

Neste artigo, você entendeu por que é possível fazer implante dentário em idosos, a depender da estrutura óssea e, claro, do problema apresentado pelo paciente. Em todo caso, é fundamental contar com uma clínica especializada, como a Sorridents, que tem uma equipe capacitada e experiente para ajudar as pessoas a sorrir sem medo.

Tenha um sorriso mais bonito e saudável. Fale com a Sorridents e agende já a sua avaliação odontológica com os melhores dentistas da região!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada