O suporte ao franqueado é primordial. Será por meio dessa relação que o franqueado se preparará para os contratempos do mercado em que sua unidade está inserida.
Muitos investidores não têm experiência em gestão e encontram no sistema de franchising a oportunidade de iniciar o primeiro empreendimento. Contudo, é essencial saber que o suporte de franquia não se resume somente em capitação inicial.
É preciso ser um processo contínuo, objetivando ajudar o franqueado a corrigir erros e encontrar soluções para que ele opere sua franquia de forma adequada.
Neste post, saiba como deve ser o suporte ao franqueado para o sucesso da franquia. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Qual a importância do suporte ao franqueado para o sucesso de uma franquia?
Um dos fatores mais atrativos para quem deseja investir no sistema de franquias é o suporte de operação oferecido pela franqueadora. Afinal, diversos empreendedores de franquias não têm experiência no setor em que desejam atuar ou mesmo na gestão de um negócio.
Desse modo, o suporte ao franqueado, além de necessário para o funcionamento operacional acontecer com mais eficácia, é importante para transmitir segurança para o investidor, que sabe que pode contar com um time preparado para direcioná-lo pelos problemas que aparecem na vida de quem deseja empreender.
Quais os tipos de suporte que o franqueador pode oferecer?
O franqueador deve repassar seu conhecimento aos franqueados e oferecer ferramentas para que a franquia consiga obter sucesso, desde a seleção do ponto comercial, até treinamentos rotineiros. Logo, cada franqueador oferece uma estrutura de suporte aos franqueados para certificar que todos sigam o modelo de sua organização e mantenham o bom desempenho da rede.
Ao realizar isso, além de obter a fidelização dos clientes, as marcas também procuram atrair novos sócios e expandir para várias regiões. Sendo assim, confira, a seguir, quais os tipos de suporte que o franqueador pode proporcionar a seus franqueados.
Seleção do ponto comercial
A escolha do ponto é um dos principais fatores a serem considerados para gerar bom resultado para a franquia. A localização do estabelecimento pode ser no shopping, na rua ou até em galerias e outros locais. Para isso, é preciso considerar o modelo do negócio e de que forma ele dá mais visibilidade e se aproxima do público-alvo.
Muitos franqueadores selecionam previamente o ponto comercial antes de entregá-lo a seus novos parceiros. A companhia pode adquirir o ponto e repassá-lo ao franqueado ou utilizar parâmetros e instrumentos de geomarketing para definir a localização ideal para a nova loja.
Projeto arquitetônico
Antes mesmo de começar a expansão da marca, é preciso que as franqueadoras admitam um escritório de arquitetura para criar um projeto padrão que servirá para todas as unidades da marca.
O franqueado é responsável por encaixar esse plano ao ponto. Logo, é necessário contratar um colaborador para formalizar o modelo solicitado conforme a dimensão do ponto.
Apoio financeiro e projeto financeiro
A maioria das franqueadoras tem parceria com bancos para ajudar o franqueado na tomada de crédito. Entretanto, outras franqueadoras chegam até mesmo a financiar a parcela da abertura da unidade com recursos próprios.
Com o estabelecimento já aberto, não cabe mais à franqueadora fornecer capital para o progresso da nova organização. Sendo assim, a partir desse momento, sua obrigação é apenas transmitir informações a respeito da gestão das finanças da loja, auxiliando o franqueado a organizar o caixa, os investimentos e os gastos.
Apoio jurídico
Ao fechar o contrato com a franqueadora, diversas vezes são oferecidos orientações jurídicas e administrativas. Esse suporte visa prestar informações sobre a melhor forma de realizado legalmente os tramites para abrir uma franquia, como registrar a empresa na Junta Comercial, inscrição na Receita Federal, conseguir o CNPJ, entre outros processos.
Além disso, a franqueadora ainda pode contribuir na hora de contratar funcionários para a unidade, sugerindo o perfil que precisa ser procurado para cada função na franquia.
Treinamento
Contar com colaboradores bem capacitados será o diferencial para o progresso do negócio. Os treinamentos são uma forma de transferir o know-how e o funcionamento do empreendimento de maneira que a nova unidade não perca a originalidade e a essência da marca franqueadora.
Normalmente, o treinamento é oferecido de várias maneiras, por meio de palestras presenciais, videoaulas e videoconferências. O franqueado precisa questionar como ele será passado antes mesmo de finalizar o processo de contratação.
O suporte relacionado com tratamento é direcionado para a gestão, controle de estoque, como atender as necessidades do cliente e todas as questões pertinentes ao dia a dia da franquia.
Publicidade e marketing
Entre os valores que o franqueado paga para a franqueadora, há um valor direcionado para o fundo de marketing. Essa contribuição é recolhida de todos os estabelecimentos da rede com a finalidade de efetuar ações de marketing para dar visibilidade às lojas da marca.
Assim, o dinheiro é aplicado em campanhas em mídias de massa, por exemplo, rádio, televisão, revistas, jornais, internet e até ações locais, como anúncios e banners.
Como é o suporte ao franqueado nas franquias da Sorridents?
Com intuito de proporcionar ao mercado odontológico conforto e modernidade, surge a Franquia Sorridents, a rede de clínicas mais premiada do país. Fundada em 1995, a Sorridents tem a finalidade de colocar sorrisos nos mais diversos clientes.
Para essa organização, o sorriso é encarregado por boa parte da qualidade de vida de seus pacientes e, por isso, concedem em suas franquias uma grande quantidade de soluções odontológicas. Oferecendo conforto em todas as fases do serviço, a Sorridents atua com alta tecnologia e profissionais que são referência em suas especialidades de atuação.
Nesse sentido, asseguram a base da empresa características como conforto, conveniência, qualidade e acesso. Apresenta tratamentos qualificados que cabem no orçamento dos pacientes, as melhores instalações, todas as especialidades odontológicas em um lugar só e materiais certificados.
Além disso, é preciso destacar que a Sorridents oferece um excelente suporte ao fraqueado, pois apresenta:
- colaboradores: a Sorridents tem mais de 150 funcionários para ajudar o empreendedor nos processos;
- consultoria: inclusa sem custo, com processo de implementação gratuito;
- treinamento: são dados treinamentos presenciais tanto a franqueados quanto ao seus funcionários
- geomarketing: estudo do ponto e das propagandas geolocalizadas.
Portanto, o suporte ao franqueado é essencial para o bom desenvolvimento dos processos na nova unidade e, principalmente, para proporcionar a segurança necessária para que o empreendedor consiga alcançar uma boa lucratividade e o sucesso da marca.
Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.