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Entenda o que é geomarketing e como funciona essa estratégia



Você sabe o que é geomarketing? Se não, saiba que você não está sozinho, pois na faculdade, os assuntos relacionados ao marketing odontológico são bem básicos.

Apesar de o nome ser um pouco complicado, o conceito de geomarketing é bastante simples, e trata-se de um conjunto de estratégias inteligentes que visam criar campanhas e ações de marketing, bem como propagandas baseadas na localização do público-alvo do negócio.

O objetivo do geomarketing é criar campanhas precisas, que sejam capazes de impactar as pessoas certas, no local e no momento certos. Por que usar essa estratégia na clínica ou no consultório? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância do geomarketing para a clínica ou o consultório odontológico?

Agora que você já sabe o que é geomarketing, está na hora de entender a importância de aplicar esse conceito nas estratégias de marketing do seu negócio.

Para que seja possível criar campanhas de marketing efetivas, é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo. Você deve descobrir onde essas pessoas moram, quais locais frequentam, seus interesses, o que elas fazem para se divertir, entre outros pontos. Resumindo: você deve fazer um levantamento sobre diversas informações que sejam relevantes para segmentar o público do seu negócio.

Esses dados não só ajudam o departamento de marketing da clínica a criar campanhas que atingem o público certo e na hora certa, como são úteis no momento de traçar o perfil ideal dos seus consumidores.

Vale lembrar que, em uma mesma região, você pode encontrar diferentes perfis de pacientes. Em bairros próximos, por exemplo, pode acontecer de pessoas de determinado local terem padrões de vida e comportamentos diferentes. Na hora de divulgar seus serviços, você precisa levar esses pontos em consideração para obter melhores resultados nas campanhas.

Quais são os benefícios do geomarketing para o setor odontológico?

O geomarketing oferece diversas soluções para o seu negócio. Veja alguns benefícios de apostar nesse conceito na sua clínica ou no seu consultório odontológico:

  • facilita a segmentação do público;

  • permite a criação de campanhas mais eficientes;

  • reduz o CAC (Custo de Aquisição por Cliente);

  • gera mais engajamento com os pacientes e o público-alvo;

  • potencializa as vendas.

São muitos os benefícios oferecidos pelo uso do geomarketing e todos visam aumentar a visibilidade e a credibilidade de marca, bem como os lucros da empresa.

Como usar estratégias de geomarketing em uma clínica ou consultório odontológico?

Você já entendeu o que é geomarketing e agora precisa saber como utilizar estratégias baseadas nesse conceito, certo? Parece que isso é muito complicado, mas não é tão complexo quanto parece.

As tecnologias atuais possibilitam que as empresas tenham informações cada vez mais completas sobre seu público-alvo. Para saber a localização das pessoas que têm interesse pelo seu negócio, basta fazer uso do smartphone. O GPS, quando ativado, permite que as empresas visualizem a localização de uma pessoa em tempo real e os locais que ela visitou.

Esse e outros fatores permitem a criação de campanhas de marketing baseadas em inteligência de localização cada vez mais precisas. A seguir, vamos citar algumas técnicas. Confira!

Geotargeting


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Essa estratégia consiste em segmentar o público da campanha de acordo com sua localização. Nesse caso, uma ação pode ser criada para pessoas que residem em determinado país, estado, cidade, bairro ou mesmo para um local de trabalho.

Se a sua clínica funciona na cidade de São Paulo, por exemplo, não há motivos para que moradores do ABC Paulista ou de outras regiões do interior visualizem suas campanhas. Além disso, se seu estabelecimento fica no Barra Funda, por exemplo, que é um bairro central, não há justificativa para criar uma ação que seja exibida em distritos distantes.

Isso acontece porque a cidade é muito grande, fazendo com que pacientes de regiões afastadas prefiram ir a um dentista mais próximo — pois além de ser mais rápido, ainda evita gastos com transporte.

Com o geomarketing é possível filtrar apenas o público que tem interesse pelos serviços que a empresa oferece e disponibilizar conteúdos adequados para cada tipo de pessoa — o que gera melhores resultados.

Esse recurso é muito utilizado em campanhas de Google Ads e Facebook Ads, que permitem uma segmentação bastante específica.

Site personalizado

É possível segmentar o público por meio do site também. Você se lembra de alguma vez ter acessado um site e ser surpreendido com a seguinte frase “Este site deseja saber a sua localização”? Esse recurso também é uma ferramenta do geotargeting, e por meio dela são oferecidos conteúdos personalizados, de acordo com a localização do usuário que acessou o site.

Geofencing

Essa estratégia já é mais avançada e consiste em oferecer conteúdo em tempo real, seja por meio de mensagem no celular, seja por e-mail, por exemplo. Os conteúdos dependem da localização que o público-alvo se encontra.

Para usar o geofencing na sua estratégia será necessário desenvolver um aplicativo, com a demarcação de área geográfica trabalhada. Além disso, o usuário deve baixar o app e autorizar que sua localização seja compartilhada, permitindo notificações e comunicações.

Para utilizar essa estratégia é preciso usar a criatividade para chamar a atenção do seu público. Que tal mandar uma mensagem para um paciente dizendo que está na hora dele marcar uma limpeza quando essa pessoa passar perto do consultório?

Check-in

Essa tática é muito utilizada por negócios que oferecem descontos e promoções especiais para clientes que fazem check-in quando visitam o estabelecimento. Como o CFO (Conselho Federal de Odontologia) não permite determinados tipos de propaganda e publicidade, esse recurso deve ser utilizado com cuidado.

Para utilizar o check-in é preciso criar uma página no Facebook na categoria “Negócios Locais”.

Geotagging

Esse recurso é parecido com o anterior, mas nesse caso a ação parte do usuário, que marca a empresa no Facebook ou no Instagram quando estiver em atendimento — o paciente divulga uma foto ou simplesmente faz um post no Facebook dizendo que está na clínica ou no consultório.

O geotagging é uma maneira gratuita de divulgar o seu negócio de forma espontânea para diversas pessoas.

Geofiltros

Essa estratégia do geomarketing foi popularizada por meio do Snapchat, pois essa rede social permite que os usuários coloquem filtros muito interessantes em suas fotos e vídeos, que ficam disponíveis por 24 horas. Alguns modelos de filtros, quando clicados, mostram a localização do usuário.

Para usar essa técnica, basta criar seus próprios geofiltros, que serão disponibilizados quando o aplicativo identifica a localização do usuário — que é mostrada por meio do GPS. O ideal é que os geofiltros sejam disponibilizados apenas para quem for ao estabelecimento, fazendo com que o seu negócio seja promovido para os seguidores daquele paciente.

Agora que você já sabe o que é geomarketing e como implementar esse conceito nas estratégias de marketing do seu negócio, não perca tempo e comece já! Só não se esqueça de ficar de olho no Código de Ética Odontológica em relação às propagandas, certo?

Gostou do post e quer saber como se tornar um franqueado da marca Sorridents? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores! Teremos prazer em atendê-lo!

Postado em 27/05/2019.


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