Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Saiba como evitar a cárie com 5 dicas imperdíveis!


como evitar a carie

Você já deve ter ouvido que ter um sorriso bonito é o seu melhor cartão de visita. Quem disse isso estava com toda a razão! Mas, com o corre-corre diário de nossas vidas, às vezes esquecemos dos cuidados que devemos ter com nossos dentes para evitar cáries e outras doenças bucais. No post de hoje, ensinaremos 5 dicas infalíveis de como evitar a cárie e manter dentes sempre saudáveis e fortes! Confira!

Cuide da sua higiene bucal

A melhor maneira de manter as cáries longe é conservar os dentes limpos, escovando-os regularmente. A escovação deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, de preferência após cada refeição. Escovar os dentes antes de dormir é muito importante, porque como pouco mexemos a boca enquanto dormimos, as bactérias que permanecem em nossa boca têm maior facilidade para decompor os alimentos, gerando ácidos que danificam o esmalte e formam as cáries.

Escolha a escova correta

É preciso trocar sua escova de dentes pelo menos a cada 3 meses. Muita gente não sabe, mas é importante trocar também sua escova sempre que você tiver uma doença respiratória como, por exemplo, um resfriado ou dor de garganta, para evitar novas contaminações.

Prefira sempre as escovas de cerdas macias ou médias. As de cerdas macias são as ideais, porque possibilitam um maior tempo de escovação, permitindo um melhor resultado. As escovas de cerdas duras devem ser evitadas, porque podem arranhar o esmalte dos seus dentes.

Vale a pena reparar também no tipo de design da escova. Crianças devem usar escovas projetadas para mãos e bocas menores, enquanto adultos com problema de destreza podem preferir uma escova com uma alça maior, que lhes facilite a escovação. Depois de terminar de escovar os dentes, lave a escova completamente e guarde-a limpa e seca, para evitar contaminação por bactérias.

Use fio dental diariamente

O fio dental é a chave para uma boa saúde oral. Isso porque algumas das piores cáries são as que se formam entre os dentes. Mesmo com escovação cuidadosa, partículas de alimentos podem ficar presas entre os dentes, fazendo com que bactérias se proliferem ali. Recomenda-se o uso do fio dental antes de cada escovação.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Muitas pessoas se assustam ao perceber que suas gengivas sangram quando usam o fio dental, porém, com o uso regular, a tendência é que esses sangramentos parem. No entanto, caso a hemorragia persista, peça ao seu dentista para avaliar a saúde de suas gengivas. Lembre-se: o dentista é o profissional habilitado para prescrever o melhor tratamento. Você nunca deve se automedicar.

Evite alimentos açucarados

Lanches e bebidas açucarados são os principais vilões que atraem as bactérias que produzem as cáries. Por isso, é importante evitar alimentos que são ricos em açúcar. Sempre que comer algo doce, escove os dentes ou lave a boca, caso não tenha sua escova por perto.

Uma informação que poucas pessoas conhecem, é que existem alimentos que ajudam a proteger os dentes das cáries, como queijos, leite, iogurte, nozes, e frutas como maçã e pera. Esses alimentos, por sua composição química, evitam as condições que possibilitam o surgimento de bactérias, bem como fortalecem os dentes.

Visite seu dentista regularmente

Recomenda-se a visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Embora as cáries sejam problemas de fácil de correção, se não tratadas rapidamente podem progredir, causando danos mais sérios às camadas mais profundas dos dentes. Além disso, sua boca e dentes, como qualquer outro órgão de seu corpo, necessita da avaliação periódica de um médico para a prevenção de doenças.

A melhor maneira de prevenir a cárie, como vimos, é seguir essas dicas simples. Cumprindo essas recomendações, você sempre terá um sorriso radiante, bonito e saudável.

E aí, gostou do artigo? Se você quiser saber mais sobre como evitar a cárie, não deixe de ler este outro texto que preparamos para você: Conheça os 7 alimentos que fazem bem ao dente.

Postado em 03/10/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter