Por que a manutenção do aparelho ortodôntico é tão importante? | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Por que a manutenção do aparelho ortodôntico é tão importante?



Quem usa um aparelho ortodôntico conhece bem as mudanças que ele provoca no dia a dia da pessoa. Seja em relação aos problemas de higienização, à escolha dos alimentos ou aos machucados na bochecha, existem vários cuidados que devem ser tomados para se adaptar a essa nova realidade.

Assim, consultar um dentista regularmente para fazer ajustes necessários e acompanhar o progresso deve fazer parte da rotina de quem usa aparelho ortodôntico. Caso contrário, a pessoa ficará insatisfeita, já que a falta de manutenção encarece o tratamento e atrasa os resultados.

Se você deseja saber porque a manutenção do aparelho ortodôntico é tão importante, não perca o nosso post. Boa leitura!

Como funciona a colocação do aparelho nos dentes?

A primeira etapa para a colocação do aparelho consiste no diagnóstico. Em seguida, o profissional estará apto para colocar o aparelho, cujo tempo de tratamento e tipo (removível ou fixo) dependem das características das pessoas. Veja, a seguir, as principais etapas.

Diagnóstico

Esse passo inclui a avaliação do caso até a solicitação de exames que mostram como está a saúde bucal do paciente. Com esse diagnóstico em mãos, o dentista começa a instalar o aparelho.

Instalação

Nesse caso, profissional e paciente conversam para escolherem o aparelho ideal, levando em conta a resistência da gengiva e a estrutura dos dentes, sem esquecer da motivação pessoal. Existem diversos tipos de aparelhos, que são posicionados de modos diferentes. Ao finalizar essa etapa, a pessoa sente os efeitos da instalação, começando pelo alinhamento.

Alinhamento

Seja móvel ou fixo, o aparelho ortodôntico é ideal para o alinhamento dos dentes, devolvendo a função dental e restaurando a beleza do sorriso. Com a mudança que ocorreu na boca após a colocação do aparelho, o dentista verifica a reação da pessoa ao tratamento. Nesse caso, ele confere se o movimento está ocorrendo de maneira adequada e verifica se alguns ajustes são necessários.

Correção

A etapa da correção é uma das mais demoradas. O motivo é que o que muda em relação ao alinhamento é o fio de aço, no caso dos aparelhos fixos. Esse fio é combinado com elásticos, aumentando a movimentação da arcada dentária. Com isso, ocorre a redução dos desvios, o fechamento dos espaços e a correção das mordidas.

Finalização

O passo conclusivo está perto quando o sorriso fica alinhado. Nesse caso, o dentista pode solicitar que você use uma dobra nos arcos, novos bráquetes ou elásticos verticais. Portanto, é fundamental seguir todas as recomendações, já que o descuido coloca em risco todo o tratamento.

Por que fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?

Durante o tratamento, é fundamental que o paciente mantenha consultas regulares com o dentista para que ele possa fazer os ajustes necessários. É aí que entra a importância da manutenção do aparelho ortodôntico: caso a pessoa não compareça às visitas, muitos problemas podem aparecer, afetando a eficiência do tratamento e a saúde bucal.

Como foi visto, o tratamento é feito em diferentes fases. O acompanhamento é importante para que o profissional identifique problemas logo no início. Gengivite, tártaro, placas bacterianas e cáries são alguns problemas que podem aparecer, principalmente por causa da dificuldade de higienizar a área.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Além disso, alguns pacientes sentem dificuldades em se adaptar ao aparelho, sofrendo com desconforto e dores. Ao falar sobre esses problemas durante a consulta, o dentista orienta sobre as situações comuns no período de adaptação e as melhores práticas para amenizar esses incômodos.

O tempo de manutenção pode variar de acordo com o diagnóstico e tipo de aparelho. No entanto, na maior parte dos casos, a manutenção do aparelho acontece a cada 30 dias. Como o procedimento depende da pessoa e é gradual, não comparecer ao consultório odontológico pode atrasar o tratamento, deixando-o mais caro.

Quais os cuidados devem ser adotados durante o tratamento?

Para que o tratamento tenha sucesso, é fundamental manter os cuidados com a saúde bucal. Isso porque as peças acumulam bactérias e restos de alimentos que devem ser eliminados de maneira constante.

Outros cuidados que devem ser adotados no dia a dia são:

  • evite alimentos muito duros ou que danifiquem as peças;
  • mantenha uma boa higiene bucal.

Quais são os riscos da falta de manutenção do aparelho?

Como foi abordado, a manutenção do aparelho é fundamental para garantir o sucesso do tratamento. Caso o paciente opte por pular essa etapa, podem surgir sérias consequências para a saúde bucal. Veja, a seguir, quais são.

Perda da função do aparelho

Muitas pessoas pensam que visitar o dentista uma única vez para colocar o aparelho já é o suficiente para a correção da arcada dentária. No entanto, o tratamento tem como base várias etapas de ajustes. Isso porque os dentes devem ser orientados para ocupar a posição correta. Se isso não acontece, os dentes se movimentam de maneira inadequada.

Aumento do custo do tratamento

A falta de manutenção causa o desalinhamento da arcada dentária. Para que o paciente corrija esses erros, ele provavelmente gastará muito dinheiro. Isso porque ele deve contratar um novo serviço ou outro especialista para realizar uma limpeza gengival, por exemplo. Por isso, é essencial que a visita ao dentista seja feita de modo regular para que ele avalie o andamento do tratamento.

Afeta a higiene bucal

Mesmo que você faça a escovação corretamente, os restos de alimentos ainda podem se acumular entre os dentes e o aparelho. Se a sujeira permanecer por um longo período, alguns problemas podem surgir, como gengivite, cárie e mau hálito. Portanto, visite o seu dentista a cada 30 dias para que ele faça a manutenção do seu aparelho, evitando esses incômodos.

Agora que você já conhece a importância da manutenção do aparelho ortodôntico, lembre-se de que esse passo é fundamental para garantir o sucesso do tratamento. Para isso, conte com uma clínica odontológica de qualidade, reconhecida no mercado e especializada na colocação e manutenção do aparelho, como aqui na Sorridents!

Gostou deste post e quer fazer o tratamento ortodôntico em uma clínica bem-conceituada e de qualidade? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

Postado em 05/04/2021.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter