Blog Saúde Bucal

Dentes tortos e encavalados: o que são e como corrigir?

Sabia que dentes apinhados, inclinados e entramelados são maneiras de se referir aos dentes tortos e encavalados? Apesar de bastante comum — segundo pesquisa da Associação Americana de Ortodontia, cerca de 65% das pessoas têm alguma disfunção no crescimento e desenvolvimento dental—, nem sempre o problema é conhecido pelo paciente e, por isso, é necessário sempre passar por uma avaliação com um dentista profissional.

Entenda, neste texto, quais as principais causas dos dentes tortos e as opções para cuidar da dentição e voltar a sorrir sem medo. Por fim, descubra por que é importante resolver a disfunção bucal com um profissional competente — principalmente por questões ligadas à autoestima e à saúde da boca e do corpo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são dentes encavalados?

Em algumas pessoas, o apinhamento — nome mais científico para a anomalia — se dá em muitas regiões da arcada e afeta a parte antagonista também. Chamamos de antagonista a parte que se encaixa na oposta. Sendo assim, se temos um apinhamento nos dentes inferiores (mandíbula), a parte antagonista será a maxila, que também sofrerá consequências com esse desalinhamento. Então podemos dizer que o fenômeno provoca desalinhamento dental em diferentes níveis.

O problema costuma afetar muitas crianças, mas também se manifesta em adultos, ainda que a dentição das pessoas mais velhas já tenha se desenvolvido. O tratamento para a disfunção depende das causas, da gravidade, da idade e das condições estéticas do paciente.

Qual é a diferença em relação aos dentes tortos?

Basicamente, não há diferença entre os dentes tortos e os encavalados, que também são conhecidos como inclinados, torcidos e entramelados. O fenômeno se distingue pela falta de espaço para o desenvolvimento da dentição, o que leva ao nome técnico de apinhamento dentário.

No entanto, é fundamental não confundir os dentes apinhados com outras anomalias, como diastema (quando o espaço entre os dentes é bastante visível), mordida aberta, sobremordida e mordida cruzada.

Qual a causa dessa disfunção?

Essa anomalia estético-funcional é causada tanto por aspectos genéticos, como problemas na respiração, língua e amígdalas, quanto decorrentes de maus hábitos.

Pressão na face

Alguns costumes, por alterar a anatomia dessa área, podem desencadear dentes encavalados. Para se ter uma ideia, práticas como dormir de bruços exercendo pressão na face, roer as unhas, deixar o rosto apoiado nas mãos regularmente, usar chupeta e mamadeira ou chupar dedo por um longo período na infância podem provocar a anomalia.

Respiração pela boca

Outro hábito bastante comum que pode motivar os dentes tortos é a respiração pela boca. A prática modifica, principalmente nas crianças, os ossos do maxilar e o formato das arcadas, processo que ocorre devido à abertura da cavidade bucal por muito tempo à noite.

Bruxismo

O bruxismo ocorre quando o indivíduo range ou aperta, involuntariamente, os dentes durante o sono, o que desgasta e até amolece a dentição num primeiro momento. No entanto, a desordem funcional chega a comprometer, em casos graves, a região óssea, a mandíbula e a gengiva, facilitando o surgimento de dentes apinhados.

Problemas na respiração, língua e amígdalas

Além dos atos que pressionam a face ao longo da vida, há motivações para os dentes tortos ligadas à respiração difícil em decorrência de rinite alérgica, à projeção inadequada da língua e a inflamações nas amígdalas.

Complicações com periodontite

Periodontite é o nome técnico dado às inflamações na gengiva que extrapolam a região gengival e chegam até o osso maxilar — daí a diferença desse problema em relação à gengivite. Uma consequência direta da doença é o enfraquecimento da dentição, levando à movimentação dos dentes e, futuramente, ao apinhamento.

Aspectos genéticos

Os dentes encavalados não são provocados apenas por questões externas. Os cientistas apontam, ainda, causas genéticas que motivam essa anomalia, já que o DNA imprime características geneticamente herdadas capazes de marcar ossos, cabelo, pele, altura e o desenvolvimento da dentição.

Espaço insuficiente na arcada

O crescimento, o desenvolvimento e a posição dos dentes dependem do espaço para eles na arcada. Se o paciente apresenta uma zona insuficiente para comportar a dentição permanente, que requer local maior do que os dentes de leite, sofrerá, provavelmente, com o apinhamento.

Tratamento ortodôntico não finalizado

Os dentes tortos podem surgir se o paciente fizer um tratamento ortodôntico e não finalizar com o aparelho de contenção, que é um dispositivo móvel para que os dentes se acomodem na posição correta enquanto os tecidos de sustentação se ajustam à arcada.

Impactos fortes na boca

Traumas na boca ou mesmo ao redor dela podem acarretar o apinhamento nos dentes, o que se agrava se for na infância, já que os ossos ainda estão mais maleáveis, devido ao processo de crescimento. Complementar a isso, as quedas de crianças são comuns, pois elas brincam, correm, aprendem a andar de bicicleta e skate, entre outras ações afins, por isso, é importante atentar caso a criança tenha algum trauma na face.

Os adultos também podem sofrer com isso, mesmo após a configuração plena dos ossos. Por isso, se tiver um impacto forte no rosto ou na boca, consulte um médico e/ou dentista.

Pressão indevida nos dentes

Algumas pessoas forçam os dentes em situações de estresse ou ao mastigar alimentos muito duros. Isso é uma situação similar à do bruxismo, mas nesse caso a pessoa faz de maneira consciente, como uma reação emocional, ou para tentar rasgar a comida de forma efetiva. Por tal razão, evite forçar os dentes superiores contra os inferiores. Complementar a isso, não consuma ou reduza a ingestão de alimentos muito duros.

Quais são as principais consequências?

Apesar de a questão estética ser o primeiro motivo que leva o paciente com dentes tortos ao dentista, as consequências dessa anomalia não param por aí. Inicialmente, a disfunção pode causar traumas no mecanismo de mordida, já que o mau posicionamento dentário atrapalha esse funcionamento e sobrecarrega mais alguns dentes e menos outros. Por esse motivo, pode ocorrer um desequilíbrio na mastigação, além de pressão e dor em alguns dentes mais afetados pela força da mordida.

Os dentes tortos ainda aumentam — e muito — a chance de você desenvolver outros problemas bucais, porque o desenvolvimento irregular da dentição facilita o acúmulo de restos de alimento na boca, prato cheio para o surgimento de cárie, tártaro e inflamação na gengiva, e prejudica a limpeza da área. Confira a seguir outras consequências dos dentes apinhados.

Desconforto em outras regiões da face

Esse problema ainda consegue gerar dores em outras partes da cabeça e da face. Isso porque o desalinhamento dentário pode afetar a articulação temporomandibular (ATM). Ela liga a maxila (osso superior da boca abaixo do nariz) ao osso temporal (lateral da cabeça).

A posição incorreta dos dentes pode gerar uma mordida cruzada, que não se encaixa de forma certa, e acarretar estalos nessa articulação, dores de cabeça e um cansaço incomum após falar muito ou fazer as refeições. Esse desconforto pode se espalhar para outras áreas do rosto, como olhos e ouvidos, gerando até zumbidos.

Mau hálito

Os dentes apinhados ficam muito encostados uns nos outros e, às vezes, impedem até mesmo a passagem do fio dental. Assim, como essa condição dificulta bastante a higienização dos dentes, é comum acumular restos de comidas, o que vai gerar a proliferação de micro-organismos e aumentar o odor ruim na boca.

Danos à respiração

A posição dentária indevida pode colocar barreiras na respiração, gerando danos a esse processo vital. Por exemplo, uma pessoa com algum problema para respirar pelo nariz, devido a uma obstrução nele, precisa usar a boca (apesar de não ser o caminho ideal e natural para a respiração), e os dentes conseguem dificultar esse mecanismo aéreo. Isso é pior ainda durante o sono, pois gera ressecamento da garganta e da boca, reduzindo a ação higienizadora da saliva.

Má postura

Músculos e ossos estão todos interligados. Quando os dentes estão tortos, é natural que o corpo faça o balanceamento disso, gerando algo anormal como consequência, como má postura e até dores na coluna cervical. Essa posição incorreta da coluna vai produzir efeitos em outras regiões e funções do corpo não ligadas à boca, como o restante da coluna e o ato de caminhar.

Isso não é imediato, é uma reação em cadeia gradual conforme o tempo, mas, se o problema demorar para ser sanado, pode alcançar irregularidades em áreas indiretas aos dentes.

Quais são os mitos sobre dentes tortos e encavalados?

Você conheceu alguns efeitos que os dentes tortos causam ao corpo, mas há dois grandes mitos associados ao problema. Em primeiro lugar, os dentes do siso não são responsáveis diretamente pela má posição dental.

Quando existe espaço suficiente na arcada para que a dentição se desenvolva, os sisos crescem naturalmente. Contudo, se o paciente tiver uma região com capacidade insuficiente para comportar os novos dentes, provavelmente esse motivo desencadeará desalinhamento.

Em segundo lugar, muito se fala da ligação dos dentes encavalados com o ronco, mas a ciência não comprova essa relação de causa e efeito, uma vez que o barulho produzido ao dormir decorre da flacidez dos músculos da garganta. Então, ainda que uma pessoa que apresenta dentes tortos possa, também, roncar, não é verdade que os incômodos estejam conectados.

Quais são as principais opções de tratamento?

Há alguns procedimentos que corrigem a má posição dos dentes, mas é importante salientar que o tratamento para os dentes apinhados é mais amplo se a causa envolver doenças na boca ou problemas na respiração, língua, amígdalas ou bruxismo. Nesses casos, o recomendado é tratar não apenas o alinhamento dental, mas também os outros fatores que desencadeiam e proporcionam essa anomalia.

Aparelhos ortodônticos

Independentemente de os dentes tortos estarem em uma vasta área ou apenas em um local específico, os tratamentos ortodônticos podem ser uma indicação adequada para corrigir o problema. Os dispositivos exercem pressão e criam um ambiente saudável para os dentes chegarem à posição ideal, realinhando pouco a pouco e habituando novamente os dentes aos tecidos bucais.

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis são moldes feitos para recolocar os dentes na posição correta, mas o problema não pode ser muito grave. Em uma condição de leve a moderada, o alinhador invisível pode ser uma solução eficiente, além de proporcionar benefícios como a remoção para a limpeza e a discrição. Contudo, nos casos mais intensos de apinhamento, tratamentos com aparelhos fixos são mais efetivos.

Faceta de porcelana

Diferentemente dos aparelhos ortodônticos, que têm uma indicação mais geral para resolver o apinhamento, as facetas de porcelana são recomendadas para casos menos expressivos de dentes tortos.

Como uma espécie de capa, as próteses fininhas da faceta remodelam os dentes e corrigem anomalias. O resultado, observado mais rapidamente em comparação ao método do aparelho, é um sorriso mais harmônico e completamente funcional.

Lente de contato dental

A lente de contato dental é muito parecida com a faceta. O que as diferencia, em geral, é o material: enquanto a primeira é feita com resina, a base da segunda é a porcelana. Dessa forma, o laminado fino vai sobre a parte externa dos dentes, ajustando a posição deles e eliminando pequenas anomalias decorrentes do mau posicionamento dental.

Extração do dente

Você viu que são vastas as causas do entrelaçamento dental. O tratamento depende do diagnóstico e, em alguns casos, é necessário fazer a extração do dente torto, principalmente quando há algum problema para o siso nascer ou se desenvolver na arcada. Da mesma forma, ocorre extração quando a dentição está em excesso ou quando o espaço oral é insuficiente.

Por que fazer a correção dos dentes apinhados?

A saúde bucal não está ligada unicamente a questões estéticas. Muito pelo contrário: é pela cavidade bucal que bactérias e micro-organismos têm acesso ao corpo, o que pode desequilibrar as funções vitais em caso de falta de higiene oral. Por isso, são dois os principais motivos que listamos para convencer você a fazer a correção do apinhamento: a saúde e a autoestima.

Saúde

Nesse sentido, a primeira motivação para corrigir o problema é a saúde do seu corpo. A boca é essencial para funções como a respiração, a mastigação e a fonação.

Problemas sérios na área podem levar a complicações gástricas, respiratórias e até comprometer o coração. Um estudo da University College, em Londres, mostra a relação entre a falta de higiene bucal e doenças cardíacas.

Especificamente, os dentes tortos causam disfunções na articulação, provocando uma sobrecarga nas arcadas e prejudicando os músculos da face. Assim, negar-se a realizar o tratamento cria uma série de consequências não apenas para a saúde bucal, mas para todo o funcionamento corporal.

Autoestima

Por outro lado, a autoestima pode ser prejudicada caso o paciente não trate os dentes tortos. Questões de aparência estão entre os principais motivos que levam as pessoas ao dentista. E a motivação para a procura se explica no fato de que a sociedade está cada vez mais preocupada com a estética, principalmente em tempos de selfie nas redes sociais.

Entretanto, é sempre bom lembrar que as consequências dos dentes encavalados extrapolam a beleza, ainda que o descontentamento com o sorriso, que pode ficar visivelmente marcado, possa levar a graves problemas, como falta de socialização e, em casos mais avançados, depressão.

Qual o custo para resolver o problema de dentes apinhados?

O custo varia conforme o tratamento ideal para sanar o problema, o que, por sua vez, depende da intensidade do apinhamento. Isso também muda de acordo com a quantidade de dentes, já que corrigir menos dentes sai mais barato. Se a arcada dentária inteira estiver comprometida, então é melhor recorrer às técnicas de ortodontia, porque o custo-benefício é vantajoso nesse caso. Independentemente de valores, é indispensável se consultar com um profissional especialista, experiente e confiável.

Com que profissionais corrigir o problema?

A disfunção na posição dental é tratada por ortodontistas, cuja especialidade se dedica a compreender, prevenir e corrigir problemas com o crescimento e o amadurecimento dos dentes em proporção com a face. No entanto, a depender do diagnóstico e do tratamento indicado, pode ser necessário ouvir outros especialistas, como o odontopediatra, dedicado à dentição das crianças, e o periodontista, dentista que estuda a periodontia, área responsável por cuidar da gengiva e dos ossos que dão sustentação aos dentes.

Escolher um dentista capacitado e confiável é fundamental para o tratamento, pois é possível que esse profissional acompanhe o paciente durante bastante tempo. Assim, pesquisar muito bem antes de se tratar é indispensável. Para isso, é preciso ler as críticas na internet, nas redes sociais do profissional e em sites como Reclame Aqui. Ainda, indicações de familiares e amigos podem ser uma boa alternativa na hora de buscar tratamento.

O ideal é fazer o acompanhamento clínico desde a infância, já que essa fase é tão propícia para o apinhamento, seja por questões genéticas, seja por alguns hábitos, como chupar dedo e chupeta ou usar muita mamadeira. Entretanto, os cuidados não são específicos para os pequenos e os adultos devem ir ao consultório odontológico semestral ou anualmente.

Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre os dentes apinhados, conhecidos como dentes tortos ou encavalados. Descobriu por que recorrer à correção do problema na clínica para manter não somente a saúde bucal, já que várias funções essenciais do organismo dependem do equilíbrio oral, como também a autoestima. Por fim, conheceu a especialidade da odontologia, que geralmente trata anomalias no crescimento e desenvolvimento dos dentes, como o apinhamento.

Agora que você sabe quais os tratamentos indicados e por que corrigir os dentes tortos e encavalados, aprenda sobre tipos de mordida e descubra qual é a sua!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada