Blog Saúde Bucal

Dentadura ou implante dentário: como escolher o melhor para você?

Quando falamos em reabilitação oral, é normal que os pacientes tenha dúvidas se colocam dentadura ou implante dentário. Essa incerteza acomete principalmente pessoas que perderam todos ou a maioria dos dentes na boca. 

Embora o objetivo de ambos os tratamentos sejam o mesmo – devolver a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes –, os procedimentos têm lá suas particularidades. Neste post, vamos mostrar algumas diferenças entre a dentadura e o implante dentário. Assim, fica mais fácil escolher a melhor opção para você. Confira!

Dentadura

A dentadura é uma prótese removível — total ou parcial — que se encaixa na boca, substituindo a função dos dentes faltosos. A prótese total é indicada para pacientes que perderam todos os dentes.

Já a prótese parcial é indicada para aquelas pessoas que ainda possuem dentes na boca e só precisam substituir os que estão faltosos. Essa peça tem um metal que possibilita que ela se encaixe com os outros dentes.

Vantagens 

A grande vantagem da dentadura é seu custo, que é relativamente baixo se comparado com o implante. Além disso, o tratamento não é invasivo, pois o paciente não precisa passar por cirurgias para colocar a prótese.

Colocar uma dentadura também é bem mais rápido do que passar por um implante dentário.

Desvantagens 

A dentadura não devolve a qualidade de mastigação para o paciente. Dependendo do alimento, a prótese ainda pode sofrer fraturas, pois elas não oferecem a mesma resistência que um implante dentário.

As próteses parciais ainda podem danificar os dentes sadios, que servem como suporte. Além disso, pacientes que usam dentadura tendem a sofrer perda óssea com o passar do tempo, o que deixa seu rosto mais envelhecido.

Implante dentário

O implante dentário é um pino de titânio que é fixado na boca do paciente por meio de procedimento cirúrgico. Sua função é substituir a raiz de um dente que foi perdido e servir de suporte para um dente artificial — prótese.

Os implantes são indicados tanto para pessoas que perderam todos os dentes quanto para aquelas que têm apenas um ou alguns dentes na boca.

Vantagens 

O implante confere uma aparência mais natural ao sorriso do paciente, ao contrário da dentadura. Além da estética ser mais agradável, o implante também é mais resistente à mastigação.

Outro benefício é que um implante dentário permite que a estrutura óssea do paciente seja mantida. Além de tudo, um dente implantado pode durar muitos anos, desde que haja os devidos cuidados.

Desvantagens 

Como todo e qualquer tratamento, o implante dentário também possui desvantagens. A principal delas é em relação ao procedimento, que é invasivo, pois o paciente precisa passar por uma cirurgia para implantar os pinos de titânio.

Ao contrário da dentadura, o tratamento com implante demora alguns meses, pois ele é feito em etapas.

Além disso, o tratamento possui algumas contraindicações. Pessoas com diabetes não controlada, por exemplo, não podem fazer implante.

Dentadura ou implante dentário: como escolher a melhor opção

Mesmo que você tenha perdido seus dentes naturais há muito tempo e use uma prótese total, você pode fazer um implante dentário. Entretanto, a única pessoa capaz de dizer qual é a melhor opção para você é seu dentista.

Depois de ele pedir uma série de exames e verificar se sua saúde está em dia, vai poder indicar o melhor tratamento. Mas, vale ressaltar que, se você não possui nenhuma doença que impeça que você faça um implante, deve cogitar essa opção. Mesmo sendo um investimento mais caro e um tratamento um pouco mais demorado, o custo-benefício vale muito a pena.

Agora que você já sabe o que considerar para escolher entre dentadura ou implante dentário, está na hora de você saber como escolher o dentista ideal para cada tipo de tratamento.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada