Blog Saúde Bucal

Prótese dentária: posso ingerir qualquer alimento?

prótese dentária

Se por algum motivo você precisou colocar prótese dentária, provavelmente a sua primeira dúvida será referente à alimentação. No começo realmente é preciso aprender a cuidar da prótese para evitar mau hálito, além de saber quais alimentos são permitidos e quais devem ser evitados e outras informações.

Pensando em ajudar nessa tarefa, trouxemos informações que podem ser muito úteis para você. Continue a leitura!

Saiba quais alimentos estão liberados

Os alimentos líquidos, como sopas e pudins, são os mais recomendados. Mas calma: você não precisará se alimentar apenas com líquidos para sempre. Essa indicação vale para o início, fase em que você ainda está se acostumando com a prótese.

Quando você se sentir mais confortável para mastigar, pode começar a incluir alimentos como ovos, legumes cozidos, sorvetes e outros gelados. Se você come carne, prefira aves ou peixes. Caso queira manter a carne vermelha na dieta, deixe-a muito bem cozida, macia e fácil de mastigar.

Conforme você for se adaptando ao hábito de mastigar, pode voltar a comer normalmente. Lembre-se apenas de realizar a higienização muito bem após todas as refeições.

Evite alguns alimentos no início

Embora não haja proibição de alimentos, é interessante evitar os mais crocantes e duros, para que a prótese dentária não quebre ou entorte. Além disso, é importante tomar cuidado com a maneira como você mastiga.

Os alimentos precisam ficar distribuídos uniformemente na boca e você deve mastigar devagar, evitando morder com os dentes da frente. Caso você sinta a temperatura diferente, não estranhe, é normal demorar mais para sentir a comida quente na boca.

Coma devagar, adicionando os alimentos aos poucos na boca. Com o tempo você se acostumará a se alimentar com a prótese e esse processo ocorrerá naturalmente.

Tome os devidos cuidados com a sua prótese dentária

Além de tomar cuidado com os alimentos, você também precisa prestar atenção na higienização e nos cuidados com a prótese de forma geral. Para começar, a escovação diária da prótese é essencial para evitar o aparecimento de manchas.

A gengiva, a língua e o palato também precisam ser escovados para remover a placa bacteriana e estimular a circulação nos tecidos. No entanto, essas regiões precisam ser escovadas com cerdas macias, para que a boca não fique machucada.

Em próteses fixas, o uso do fio dental ajuda a retirar os alimentos entre os dentes, evitando o mau hálito. Portanto, caso use este modelo, esse hábito é essencial em sua rotina.

Se você sentir que sua prótese quebrou, trincou ou está solta na boca, vá ao dentista assim que possível e nunca tente arrumá-la em casa, pois você pode danificá-la de uma forma que ela tenha que ser descartada depois. Melhor não arriscar, certo?

Tenha calma com o período de adaptação

No começo, você precisará se adaptar a algumas sensações, como o fluxo maior de saliva, a sensação de que não há espaço suficiente para a língua na boca, de que a prótese vai se soltar e sentirá um volume dentro da boca.

Todas essas sensações passarão quando os músculos da sua língua e bochecha aprenderem a segurar a prótese no lugar certo e você se acostumar com o uso.

Sentir uma pequena irritação e uma dor leve também é comum. No entanto, caso elas persistam por muito tempo ou aumentem de intensidade, você precisará consultar um dentista.

Lembre-se de que, apesar de ser necessário um tempo para se acostumar com a prótese dentária, ela pode melhorar sua qualidade de vida. Afinal, você poderá ingerir diversos alimentos e sua autoestima melhorará bastante, pois terá seu sorriso de volta.

Quer saber mais sobre as próteses dentárias? Então baixe nosso e-book e tenha acesso a muitas outras informações importantes sobre esse assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada