Blog Saúde Bucal

Prótese dentária: posso ingerir qualquer alimento?

prótese dentária

Se por algum motivo você precisou colocar prótese dentária, provavelmente a sua primeira dúvida será referente à alimentação. No começo realmente é preciso aprender a cuidar da prótese para evitar mau hálito, além de saber quais alimentos são permitidos e quais devem ser evitados e outras informações.

Pensando em ajudar nessa tarefa, trouxemos informações que podem ser muito úteis para você. Continue a leitura!

Saiba quais alimentos estão liberados

Os alimentos líquidos, como sopas e pudins, são os mais recomendados. Mas calma: você não precisará se alimentar apenas com líquidos para sempre. Essa indicação vale para o início, fase em que você ainda está se acostumando com a prótese.

Quando você se sentir mais confortável para mastigar, pode começar a incluir alimentos como ovos, legumes cozidos, sorvetes e outros gelados. Se você come carne, prefira aves ou peixes. Caso queira manter a carne vermelha na dieta, deixe-a muito bem cozida, macia e fácil de mastigar.

Conforme você for se adaptando ao hábito de mastigar, pode voltar a comer normalmente. Lembre-se apenas de realizar a higienização muito bem após todas as refeições.

Evite alguns alimentos no início

Embora não haja proibição de alimentos, é interessante evitar os mais crocantes e duros, para que a prótese dentária não quebre ou entorte. Além disso, é importante tomar cuidado com a maneira como você mastiga.

Os alimentos precisam ficar distribuídos uniformemente na boca e você deve mastigar devagar, evitando morder com os dentes da frente. Caso você sinta a temperatura diferente, não estranhe, é normal demorar mais para sentir a comida quente na boca.

Coma devagar, adicionando os alimentos aos poucos na boca. Com o tempo você se acostumará a se alimentar com a prótese e esse processo ocorrerá naturalmente.

Tome os devidos cuidados com a sua prótese dentária

Além de tomar cuidado com os alimentos, você também precisa prestar atenção na higienização e nos cuidados com a prótese de forma geral. Para começar, a escovação diária da prótese é essencial para evitar o aparecimento de manchas.

A gengiva, a língua e o palato também precisam ser escovados para remover a placa bacteriana e estimular a circulação nos tecidos. No entanto, essas regiões precisam ser escovadas com cerdas macias, para que a boca não fique machucada.

Em próteses fixas, o uso do fio dental ajuda a retirar os alimentos entre os dentes, evitando o mau hálito. Portanto, caso use este modelo, esse hábito é essencial em sua rotina.

Se você sentir que sua prótese quebrou, trincou ou está solta na boca, vá ao dentista assim que possível e nunca tente arrumá-la em casa, pois você pode danificá-la de uma forma que ela tenha que ser descartada depois. Melhor não arriscar, certo?

Tenha calma com o período de adaptação

No começo, você precisará se adaptar a algumas sensações, como o fluxo maior de saliva, a sensação de que não há espaço suficiente para a língua na boca, de que a prótese vai se soltar e sentirá um volume dentro da boca.

Todas essas sensações passarão quando os músculos da sua língua e bochecha aprenderem a segurar a prótese no lugar certo e você se acostumar com o uso.

Sentir uma pequena irritação e uma dor leve também é comum. No entanto, caso elas persistam por muito tempo ou aumentem de intensidade, você precisará consultar um dentista.

Lembre-se de que, apesar de ser necessário um tempo para se acostumar com a prótese dentária, ela pode melhorar sua qualidade de vida. Afinal, você poderá ingerir diversos alimentos e sua autoestima melhorará bastante, pois terá seu sorriso de volta.

Quer saber mais sobre as próteses dentárias? Então baixe nosso e-book e tenha acesso a muitas outras informações importantes sobre esse assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada