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12 melhores franquias para cidades pequenas

Foi-se o tempo em que as franquias se concentravam em capitais e grandes cidades. Hoje, o segmento busca novos mercados para levar grandes marcas e serviços para o interior do Brasil e, assim, expandir ainda mais seu alcance. Por isso, as franquias para cidades pequenas ganham cada vez mais destaque.

As opções levam em conta a viabilidade e o potencial do local, bem como fazem adaptações para garantir que elas sejam rentáveis e lucrativas. Com isso, é possível ter um empreendimento de sucesso em qualquer parte do país! Descubra a seguir as melhores opções e algumas dicas para escolher a franquia ideal!

Quais são as melhores franquias para abrir em cidades pequenas?

Com a interiorização do mercado, as franqueadoras oferecem opções de franquias para cidades pequenas para o empreendedor que quer apostar nessa oportunidade! Confira, a seguir, as mais procuradas!

1. Sorridents

A Sorridents é a maior rede de franquias odontológicas da América Latina. Sua missão é oferecer tratamento odontológico humanizado enquanto promove a saúde bucal com qualidade e preços acessíveis.

Na clínica Sorridents o paciente encontra todas as especialidades odontológicas em um só lugar: de aparelhos ortodônticos a implantes dentários. Isso facilita bastante a captação de clientes.

São duas opções de modelo de negócio: a Lite, para cidades com até 100 mil habitantes, e a Master, para localidades com população maior. A Lite é uma clínica mais compacta, com até três consultórios, e é uma ótima opção de franquia para cidades pequenas.

O investimento inicial médio é de R$ 250 mil (para o plano Lite) e inclui a taxa de franquia, a compra de equipamento, a infraestrutura e o capital de giro de R$ 50 mil. O retorno do investimento ocorre de 24 a 36 meses.

2. Cacau Show

A Cacau Show é uma rede que vende chocolates finos e é considerada a maior do mundo nesse quesito! Em razão da crise financeira, a marca criou modelos de franquias mais compactos a preços menores. Assim, além de ficar mais fácil alcançar novos franqueados, a empresa consegue conquistar o mercado das cidades pequenas com população menor que 15 mil habitantes.

Os novos modelos começam com investimento de R$ 19 mil e são para venda direta: o franqueado trabalha em casa com a distribuição de produtos. Esse valor inclui os custos de instalação, a taxa de franquia e o capital de giro. Outra opção é o quiosque da marca, que foi reformulado para ficar menor e mais barato: agora, custa a partir de R$ 35 mil.

Para quem busca algo mais completo, a gelateria Cacau Show pode ser a opção. A modalidade oferece sorvetes, chocolates, cafés e waffles em um quiosque tipo carrinho, com preço a partir de R$ 38 mil. Em todas essas modalidades, o faturamento mensal é de R$ 35 mil a R$ 50 mil e o lucro de 12 a 15%. Já o retorno do investimento vem em 12 a 18 meses.

Além dessas possibilidades, a empresa oferece modelos de lojas. O investimento começa a partir de R$ 160 mil, para cidades com mais de 20 mil habitantes. O retorno vem entre 18 e 24 meses.

3. Instituto embelleze

Essa é uma franquia de escolas profissionalizantes nas áreas da estética e beleza. O Instituto Embelleze oferece cursos de maquiagem profissional, cabeleireiro, massagem, gestão de salão de beleza e outros, bem como a venda de produtos da marca.

Há modelos de negócio para cidades com menos de 50 mil pessoas, após um estudo de viabilidade de mercado na região. O investimento é a partir de R$ 90 mil, com um faturamento mensal de R$ 80 mil e um retorno entre 18 e 24 meses.

4. Wizard by pearson

A maior rede de escolas de idiomas do Brasil, que já tem mais de 1200 franquias, agora faz parte do grupo Pearson — a maior empresa de educação do mundo. A Wizard tem cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, chinês, japonês e português para estrangeiros com métodos de ensino específicos para adultos e crianças a partir de 4 anos de idade.

A marca tem um modelo especial de franquia para cidades com até 50 mil habitantes. O investimento total é de R$ 125 mil (R$ 69 mil são referentes ao custo de instalação). O faturamento mensal médio é de R$ 45 mil, com margem de 20 a 25% e retorno do investimento em até 24 meses.

5. Cartório mais

A rede Cartório Mais, que tem mais de 360 unidades em todo o país, oferece serviços de emissão de certidões e certificados digitais, bem como assessoria jurídica e crédito consignado. Existe a opção de microfranquia para cidades com até 30 mil pessoas. O investimento é a partir de R$ 45 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 55 mil. O retorno vem entre 19 e 24 meses.

6. Bidon

A Bidon está no mercado desde 2011 e é uma rede de corretoras de seguros. Ela trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras e oferece seguros de vida, de saúde e outros. Além de instalação em salas comerciais, a empresa oferece o modelo home based, que não exige um ponto comercial e permite que se trabalhe em casa.

O investimento varia de R$ 12 mil a R$ 22 mil e o faturamento médio estimado é de R$ 50 mil por mês. O lucro é de cerca de R$ 7,5 mil e o retorno do investimento pode ocorrer entre 3 e 12 meses.

7. Fórmula pizzaria

Trata-se de uma rede de pizzarias com foco em delivery, mas que também oferece o modelo que inclui salão para os clientes consumirem o produto no local. São 40 sabores de pizzas e calzones, salgados e doces. Para aderir à franquia, o investimento é a partir de R$ 145 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 70 mil e a margem de lucro, de 17%.

A franqueadora fornece todo o treinamento. Para simplificar a operação, baixar os custos e padronizar os produtos, a Fórmula Pizzaria tem uma cozinha central que fornece os ingredientes e os insumos para as unidades.

8. SOS

No ramo da educação, a SOS foi a pioneira no país em cursos de informática. Hoje, ela tem opções de cursos profissionalizantes nas áreas de robótica, tecnologia, administração e inglês.

A empresa oferece franquias para cidades pequenas desde que as instalações comportem a estrutura padrão da rede, que inclui recepção, salas de aula e laboratório de informática. O valor do investimento vai de R$ 90 mil a R$ 150 mil, com faturamento mensal de R$ 40 mil e retorno do investimento em até 24 meses.

9. Ice cream roll

A Ice Cream Roll pegou carona no sucesso dos vídeos que mostram como seus produtos são feitos. São sorvetes tailandeses que misturam uma base cremosa com os ingredientes escolhidos pelo cliente em cima de uma chapa de metal gelada — assim, a combinação é congelada e forma rolos de sorvete.

A empresa trabalha exclusivamente com o modelo de franquia em formato de quiosques. São duas opções de tamanhos — 3 x 3m e 3 x 2,5m — e ambos podem ter mesas e cadeiras para receber os clientes. O custo do investimento é R$ 90 mil, com faturamento de R$ 32 mil por mês, 17% de lucro e prazo de retorno de 13 a 24 meses.

10. Suav

A Suav atua no setor da beleza e bem-estar com serviços de depilação, design de sobrancelhas e esmalteria em um único lugar. A proposta é oferecer atendimento rápido e sem necessidade de agendamento. A franquia deve ser instalada em uma área de 80m² e ter cerca de sete funcionários para atendimento.

É possível abrir uma franquia Suav com investimento de R$ 130 mil. O retorno tem previsão de 24 a 36 meses e o faturamento médio mensal chega a R$ 70 mil.

11. Bolos do Cerrado

Inaugurada em 2012, na cidade de Goiânia, a empresa já tem mais de 30 unidades espalhadas pelo país. A franquia tem no cardápio mais de 30 opções de sabores de bolo — entre os convencionais e os diet —, pão de queijo, coalhadas e outras delícias. O investimento total é de R$ 150 mil, com estimativa de retorno em até 36 meses e faturamento de R$ 40 mil a R$ 60 mil.

12. Encontre sua viagem

Trata-se de uma rede especializada em turismo que tem mais de mil parceiros. A empresa oferece passagens, hospedagens e outros serviços para viagens nacionais e internacionais. Ela tem mais de 500 franquias espalhadas pelo Brasil em dois modelos distintos: loja física e home office.

Com um dos investimentos mais baixos do setor, é possível ter uma unidade da Encontre Sua Viagem com R$ 5 mil (na opção home based). Outras opções têm investimento até R$ 40 mil. O faturamento médio varia de R$ 70 mil a R$ 200 mil, a margem de lucro é de 12% e o retorno pode vir em um período de 3 a 24 meses.

Importância da franquia odontológica

As franquias odontológicas pertencem e são operadas por uma empresa administradora ou investidor. A rede oferece vários consultórios e locais com a mesma marca, além de um modelo validado e escalável para seus parceiros.

Em um consultório particular, você está envolvido em todo o processo de gestão, especialmente à medida que conquista mais clientes. Isso significa que você não apenas faz odontologia, mas também pensa em contratar, demitir, cobrar, treinar a equipe, agendar pacientes, fazer marketing e outras tarefas administrativas.

Em uma clínica particular, mesmo se você não estiver envolvido com essas tarefas no dia a dia, ainda é preciso tomar as decisões finais ou avaliar os resultados. Por outro lado, em uma franquia odontológica, a empresa administradora auxilia em todas essas decisões para que você possa focar em sua atividade principal.

As franquias odontológicas também facilitam a abertura de novas unidades. O profissional pode escalar seus ganhos sem comprometer seu tempo de serviço.

Essa é uma oportunidade de iniciar um negócio próprio com as melhores práticas desde o início. A franquia oferece pacotes completos para novas empresas, incluindo equipamentos, promoções, treinamentos e até programas de fidelidade.

Dados do setor

Devido à queda na taxa de juros e previsão de alta de 2% no PIB, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem expectativas positivas para o setor em 2020. As projeções reforçam um crescimento de:

  • 8% no faturamento;
  • 6% no número de novas unidades;
  • 6% na quantidade de empregos gerados.

Em 2019, o número de empregos gerados pelo setor também aumentou em 4,8%, totalizando mais de 1 milhão de empregos diretos — em função do número de unidades abertas em 2019. O setor de Saúde, Beleza e Bem Estar ficou na segunda posição com 19% no número de unidades (perdendo apenas para Alimentação com 35%).

Modelo de franquia para cidades até 100 mil habitantes

Com mais de 360 unidades em 16 estados no Brasil, a Sorridents já atendeu mais 3,5 milhões de pessoas. Suas clínicas modernas, com espaços para crianças e um processo avançado de limpeza trazem segurança e conforto aos pacientes.

Todo esse cuidado é refletido no índice de satisfação — 95% dos pacientes aprovam o serviço. A força da marca também ajuda na visibilidade e fidelização dos clientes.

Com 25 anos de história, a Sorridents é a maior e mais premiada rede de clínicas odontológicas do país. A experiência da rede permitiu a criação de planos personalizados para cada necessidade. Conheça algumas vantagens do modelo Lite, idealizado para cidades com até 100 mil habitantes:

  • consultoria de marketing e operacional;
  • call center receptivo;
  • cadeiras odontológicas;
  • apoio na escolha do ponto;
  • incentivos publicitários;
  • cartão Sorridents e muito mais;

O plano Sorriden, serviço de assinatura para fidelização de clientes, também está incluso para todos os franqueados.

Como escolher a franquia odontológica ideal

Para ser feliz em sua escolha, o candidato precisa seguir algumas etapas. O papel do franqueador é aconselhar e acompanhar durante todo processo de descoberta até o acordo final.

Como primeiro passo, é importante decidir se esse trabalho está de acordo com o seu perfil, e não considerar a ideia de “trabalhar menos e ganhar mais”. Apesar do modelo comprovado e da marca estabelecida, qualquer franquia exige muito trabalho de todos os envolvidos.

Esteja pronto para assumir responsabilidades administrativas e seguir as instruções da rede. Também analise seu capital disponível e o tempo que espera recuperar seu investimento. Veja outras dicas a seguir.

Faça uma pesquisa detalhada

Depois que a primeira fase de identificação termina, fica claro que você é um bom candidato e precisa ir para o segundo estágio da sua pesquisa. Agora, procure informações de outros veículos como:

  • dados da Associação Brasileira de Franchising;
  • premiações do setor;
  • revistas especializadas ou reportagens;
  • feiras e exposições;
  • avaliações online etc.

Outra boa forma de avaliar a reputação de franquias é conversando com os atuais parceiros. Em poucos minutos de conversa você pode descobrir os principais fatores para investir (ou não) em uma determinada franquia.

Leia atentamente o COF

COF (Circular de Oferta de Franquia) é um documento elaborado pelo franqueador com todos os detalhes da negociação. Ele deve ser fornecido em até 10 dias antes da assinatura pré-contratual.

Recentemente, a Lei de franquias foi atualizada para modernizar a legislação e garantir maior segurança para ambas as partes. Uma das principais mudanças está na eliminação de qualquer vínculo empregatício ou de consumidor no acordo de franquias. Para uma análise completa das exigências, verifique o artigo 2º da lei 13.966.

Verifique a experiência do franqueador

Antes de assinar uma franquia, é essencial perguntar ao franqueador sobre a equipe executiva e sua experiência no setor. Uma boa franquia deve apresentar vários casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes regiões.

Defina objetivos profissionais

Essa é uma questão geralmente negligenciada. Por quanto tempo você quer exercer a atividade? Responder essa pergunta é importante porque algumas franquias não permitem que a unidade seja vendida para outros parceiros. Fazer um plano profissional para os próximos anos pode ajudar bastante na decisão.

Não foque apenas no lado financeiro

Obviamente que a lucratividade é muito importante, mas observe também a cultura da empresa. Você se identifica com os valores da marca? O propósito da empresa é claro e inspirador? Se você não estiver conectado com os objetivos da rede, é improvável que você consiga atingir o sucesso desejado.

Depois de reduzir suas opções para 2 ou 3 franquias com base em seu orçamento, interesses pessoais, habilidades e experiência, o próximo passo é entrar em contato com os franqueadores e aprender mais sobre suas políticas e procedimentos.

Embora você possa encontrar a maioria dessas informações em várias fontes online, ainda é bom entrar em contato diretamente com os franqueadores para que você possa fazer perguntas específicas.

  • Quais são as regras e regulamentos que não são negociáveis?
  • O que você pode esperar do suporte? Quais as ferramentas e treinamentos?
  • Quanto de liberdade você tem como franqueado? Quais áreas podem ser exploradas?
  • Quais as maiores dificuldades dos novos parceiros?

Enquanto algumas franquias são mais flexíveis, há outras que são rigorosamente regulamentadas. Além dos custos e dos seus interesses pessoais, determine se você deseja seguir essas regras e se está à vontade para trabalhar com as pessoas por trás da empresa.

Por fim, as franquias para cidades pequenas podem ser um ótimo negócio para explorar novos mercados, mas lembre-se de encontrar uma oportunidade que esteja alinhada com seus objetivos e valores pessoais. Vale a pena pesquisar para encontrar aquela com a qual você mais se identifica — assim, é mais fácil garantir o sucesso do empreendimento!

Quer tirar todas suas dúvidas com um atendimento personalizado? Entre em contato agora com a franquia odontológica mais premiada do país!

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