Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Como gerir uma franquia de sucesso no atual cenário econômico?



As franquias são uma opção a ser considerada por todos que buscam uma fonte sustentável de renda combinada a uma boa qualidade de vida. No começo, é necessário bastante empenho e dedicação, mas com o tempo é possível acumular conhecimento e ter mais condições de fazer uma boa gestão sem grandes sacrifícios.

Dessa forma, uma franquia de sucesso tem condições de oferecer retorno e segurança financeira a profissionais com visão apurada de negócio e, ao mesmo tempo, proporcionar autonomia e estabilidade a médio e longo prazo.

Para que tudo isso seja possível, é preciso entender um pouco mais sobre como anda o mercado e também o que pode ser feito para facilitar a conquista de bons resultados de verdade. Confira:

A atual situação econômica e política do país

Antes de entrar mais diretamente na parte operacional e estratégica da gestão de uma franquia de sucesso, vamos dar uma passada geral no contexto em que estamos.

Nos últimos três anos, pudemos acompanhar uma forte e generalizada baixa nos negócios em grande parte das áreas de atuação. Muitos dos investimentos foram freados e vários tipos de negócios preferiram ficar mais recuados, aguardando a situação melhorar.

Esta posição defensiva manteve a economia desaquecida. Todo mundo acabou esperando para ver o que ia acontecer para poder decidir o que fazer com as suas reservas. Para quem não tinha tanta reserva, a situação ficou mais complicada, visto que as oportunidades diminuíram. No geral, a competição aumentou e os resultados encurtaram.

Quem soube avaliar bem o mercado e entender onde estariam as oportunidades do momento conseguiu encontrar formas inteligentes de ganhar dinheiro.

Além de influências externas, nosso país sofreu muitas reviravoltas internas que também refletiram na economia. Assim, com um alto nível de instabilidade, as coisas parecem que não saíram tanto do lugar.

A questão é que, apesar de sinais sutis de retomada da estabilidade, talvez ainda possamos demorar um pouco a entrar em um ritmo forte e consistente de crescimento. No entanto, ficar parado não ajuda: o melhor a se fazer é encontrar alternativas que possam permitir que a vida siga em frente.

A gestão de uma franquia de sucesso

Diante desta situação de muitas incertezas, têm mais chance aqueles empreendedores que conseguem se organizar e manter o negócio funcionando em boas condições. Quanto mais atenta e profissional for esta administração, mais tranquilidade para o gestor.

Para que fique mais fácil atingir este nível de controle e profissionalismo, algumas boas práticas podem ser seguidas:

Busque soluções tecnológicas

As ferramentas de automação saíram das grandes indústrias e já estão espalhadas por todos os setores da economia, atendendo também as áreas de comércio e serviço.

Com um avanço cada vez mais rápido das tecnologias, a popularização de ferramentas (especialmente as de gestão) ganha espaço e permite que sejam utilizadas por todo porte de empresas.

Assim, ao invés de manter um consultório à moda antiga, com uma rotina de atendimento e registro de informações manuais e lentas, já é possível buscar um sistema mais estruturado — de preferência, um que consiga exibir bons relatórios sobre o seu negócio.


Quero ser franqueado


Esta informação atualizada ajudará em muito nas suas decisões e na melhor compreensão do negócio. Além disso, as chances de erros e confusões nos atendimentos tenderá a diminuir bastante.

Apoie-se na experiência do franqueador

Além de poder contar com um nome já consolidado e uma estrutura corporativa já testada e firme no mercado, o franqueado pode se beneficiar de outro grande benefício do modelo de negócio: a experiência de gestão do franqueador.

Uma das maiores dificuldades de um empreendedor que chega e tenta se estabelecer no mercado é a falta de conhecimento técnico e prático de como administrar um negócio. Contudo, se você adere a um modelo de franquia, poderá contar com todas as dicas e orientações de quem veio antes de você.

Conhecendo de antemão as dificuldades que vão aparecer pelo caminho, assim como as melhores formas de enfrentá-las, o franqueador terá condições de fazer com que a empresa do franqueado gaste menos tempo e ajuste mais rapidamente o que for necessário.

Invista na especialização da gestão

Mesmo considerando toda a facilidade que o modelo de franquia pode oferecer, é importante lembrar que a sua parte enquanto gestor também precisa ser feita.

Embora a prática diária da administração de um negócio seja muito importante e ajude o empreendedor a conseguir gerenciar cada vez melhor a própria empresa, às vezes não se pode esperar muito para que este conhecimento seja conquistado somente através da vivência. É preciso investir em um aprendizado mais conciso.

Quanto mais se tem conhecimento, melhores são as chances de o negócio ir bem. Como o conhecimento é acumulativo, o aprendizado de hoje servirá também para o que virá pela frente.

É lógico que novas habilidades serão necessárias no futuro, mas fica mais fácil entender o próprio negócio e tomar decisões com mais clareza e tranquilidade quando se tem uma gestão especializada e pronta para responder à altura das eventualidades.

Treine colaboradores

Em qualquer tipo de empresa, o mais valioso recurso é o humano. São elas que atendem, interagem e podem fidelizar clientes — e, portanto, são a chave para o sucesso do negócio. Por esse motivo, é muito importante que toda a equipe esteja bem treinada.

Uma estrutura confortável, bem montada e moderna é algo importante para que o seu negócio vá bem, mas ele não poderá aproveitar todas as chances que tem de se destacar no mercado se a sua equipe não estiver bem alinhada e atenta para fazer um bom atendimento a todos os tipos de clientes.

Colaboradores devidamente treinados terão melhores condições de oferecer um serviço rápido, de qualidade e que possa conquistar a confiança do seu público. Desta forma, você terá clientes que poderão ajudar o seu negócio a se manter funcionando sem ter que investir tanto na captação de novos pacientes, que é algo muito mais caro do que manter aqueles já conquistados.

Se você quer saber de mais dicas e ficar atualizado sobre como ter uma franquia de sucesso e se destacar no mercado, aproveite para assinar a nossa newsletter. Temos sempre bons conteúdos e o que há de mais atual no mercado para você. Aproveite!

Como administrar e cerscer uma ranquia odontológica

Postado em 25/09/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin