Por que transformar a clínica em franquia odontológica? Entenda! | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Por que transformar a clínica em franquia odontológica? Entenda!



A maioria dos dentistas quando se forma deseja abrir sua própria clínica odontológica. A tarefa de administrar e dar contar de tudo o que se relaciona com a própria empresa é um grande desafio e uma ótima opção nessas horas pode ser transformar a clínica em franquia odontológica.

Existem múltiplas franquias para dentistas e vale muito a pena considerá-las. Visto que elas servem de apoio para o dentista em várias situações, principalmente no que diz respeito à administração. Nesse sentido, é importante destacar que independentemente de sua empresa estar no início ou há anos no mercado, é necessário considerar tornar seu consultório em uma franquia, seja uma nova ou já existente.

Continue a leitura e entenda por que transformar a sua clínica em uma franquia odontológica!

Etapas para a transição

A primeira parte é avaliar a situação legal de seu consultório, ou seja, arrumar a casa primeiro. Em seguida, você precisa planejar e elaborar um plano de expansão. Nessa hora, você precisa formar um processo de trabalho e avaliar quais são as fases que os franqueados precisam cumprir para terem uma filial do seu consultório. Depois, é momento de elaborar contratos e escolher quem são as pessoas que poderão utilizar a sua marca.

Formalização do seu negócio

É primordial formalizar a sua clínica com todos os órgãos públicos necessários. Primeiro, inicie com a retirada de um CNPJ e alvará de funcionamento no local escolhido. Depois, parta para o registro no órgão regulador da profissão como o Conselho Federal de Odontologia.

Não se esqueça de contratar um dentista responsável pelo seu consultório e que esteja corretamente registrado no CFO. É pertinente destacar que montar uma franquia odontológica não consiste em uma tarefa muito difícil, mas é primordial contar com o apoio da marca. Certifique se a franquia dispõe de suporte para sua rede e como eles podem ajudar em seu desenvolvimento.

Definição dos processos

Não adianta você querer que outras pessoas sigam os processos de sua clínica odontológica, se nem você sabe ao certo quais são eles. Por esse motivo, é fundamental ter tudo em ordem e documentado.

Por exemplo, a identidade visual precisa ser a mesma para todos os envolvidos nos processos de franqueamento. Então, tenha uma pasta com todos os seus logotipos, além da tipografia usada nos materiais da clínica. Se você precisar investir em uma nova identidade, busque por um bom profissional de designer gráfico para isso.

Importância de contar com um parceiro nesse momento

Dentistas empreendedores são muito acostumados a trabalharem sozinhos. São eles que atendem os clientes, atualizam o sistema de gestão, elaboram campanhas de marketing e cuidam dos gastos. Contudo, nessa situação, é indicado contar com a ajuda de bons profissionais.

Nesse sentido, é importante destacar que a Sorridents ajuda os profissionais que queiram criar suas franquias, por meio de palestras e cursos. Existem também consultorias especializadas nesses processos, para ajudar os especialistas a deixarem a clínica preparada para a expansão.

Vantagens da franquia odontológica

O franchising consiste em um modelo de negócio que cede ao franqueado o direito de usar a marca e de ter distribuição praticamente exclusiva de um serviço ou produto para uma localidade.


Quero ser franqueado


É um sistema capaz de proporcionar ao empreendedor uma estrutura de negócio já testada e comprovada, e uma marca conhecida pelo paciente. Ao transformar uma clínica em uma franquia odontológica, o investidor terá apoio do franqueado, desde as primeiras sondagens até a inauguração do consultório e durante o funcionamento da unidade.

Então, é válido destacar que umas das principais vantagens da franquia é que o negócio já está formatado e, por essa razão, as chances de sucessos costumam ser maiores, se comparadas a um empreendedor que monta uma empresa independente. Um dos pontos positivos é que o serviço ou produto oferecido pela franquia já passou pelo teste de mercado e o consumidor está habituado a ele, o que quer dizer que é bem aceito pelo público, proporcionando uma elevada vantagem frente aos concorrentes.

O processo de abertura de uma franquia de clínica odontológica é acompanhado desde o começo pela franqueadora, que ajuda na escolha do ponto comercial, realiza pesquisa de mercado, fornece a identidade visual e o projeto arquitetônico, capacita funcionários e gerentes para ações de marketing direcionadas ao público-alvo daquela região.

Panorama de franquias

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, de forma geral esse setor cresce muito, principalmente desde 2017. Assim, quando se fala em franquias odontológicas, as porcentagens de desenvolvimento ainda são positivas.

A verdade é que a população está alcançando uma elevada taxa de longevidade. O reflexo é que cada vez mais pessoas buscam por profissionais que as ajudem a manter uma boa qualidade de vida. O dentista é um desses especialistas.

Na área odontológica, a busca por clínicas que realizam procedimentos, principalmente estéticos, é que mais tem aumentado. Além do mais, sendo um franqueado, sua clínica conseguirá fidelizar uma grande quantidade de clientes.

Nesse contexto, é necessário destacar a respeito da Sorridents, pois é uma rede de franquias que já ganhou diversos prêmios por se sobressair na área. Apresenta mais de 300 unidades no país e 2,5 milhões de pacientes atendidos. Segundo a empresa, cerca de 40% dos franqueados têm mais de uma unidade.

Existem várias estruturas de franquia, que consideram o total de habitantes por cidade e o número de cadeiras odontológicas. Veja o que o franqueado tem a sua disposição na Sorridents:

  • suporte: o franqueado recebe capacitação e consultoria de comunicação da marca, como planejamento de campanhas e material gráfico;
  • geomarketing: estudo de mercado para estimar o retorno financeiro do franqueado e das campanhas de publicidade;
  • tecnologia: call center próprio com 10 atendentes para ajudar o consultório, softwares que otimizam o trabalho dos profissionais da franquia, agendamento online para os clientes e sistema que analisa todo o desenvolvimento da unidade.

Portanto, entre em contato com a Sorridents para transformar a clínica em franquia odontológica. Pois, ela apresenta importantes diferenciais que podem ajudar você a obter o sucesso desejado, visto que é umas das maiores redes de odontologia da América Latina.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Postado em 17/12/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin