Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Qual a importância da cultura organizacional? Veja aqui!



No momento de pensar em expandir o seu negócio, tornando-se uma franquia de clínicas odontológicas, existem vários pontos a serem considerados, e a cultura organizacional é uma das questões mais importantes nesse processo.

Para conquistar a competitividade desejada ao adotar o modelo de franquias, não basta apenas contar com as ferramentas administrativas e equipamentos fornecidos. Você precisa se comprometer com os valores da franqueadora para o planejamento, controle e monitoramento de sua clínica.

Neste post, vamos falar sobre a cultura organizacional, suas principais e como ela se aplica nas franquias. Preparado?

Afinal, o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças compartilhados pelas pessoas em um ambiente de trabalho e definem como a empresa conduz os negócios.

Ela está presente em toda a organização, das decisões estratégicas até o recrutamento de pessoal e é transmitida principalmente pela comunicação entre os colaboradores. Assim, a cultura organizacional ajuda a padronizar e otimizar processos, para que todos falem a mesma língua e os objetivos sejam alcançados.

Quais as vantagens que ela traz para seu negócio?

Uma cultura organizacional bem alinhada garante uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Ela também ajuda a atrair um capital humano qualificado, além de outros benefícios que você conhece a seguir.

Definição da identidade da empresa

Com uma cultura organizacional forte você tem reunidos todos os elementos que são a “cara” de seu negócio. Consequentemente, você define a identidade de sua empresa

Essas características, quando bem trabalhadas e reconhecidas pelos clientes, ajudam a construir uma boa imagem de sua clínica para outros consumidores.

Sentido de pertencimento

Uma cultura eficiente é aquela que consegue criar uma identificação com a missão do seu negócio, engajando as equipes para que elas se sintam capazes de alcançar os objetivos propostos. Quando há esse senso de pertencimento, nasce também uma união entre os colaboradores.

Maior engajamento

A organização que realiza uma boa gestão de pessoas, potencializa o aprendizado e desenvolvimento de talentos dos colaboradores, constrói uma equipe comprometida com os resultados sempre engajada para superar os desafios diários.

Aumento da produtividade

Todo proprietário de clínica odontológica espera melhorar a produtividade, mas nem todos são conscientes de que a cultura organizacional pode contribuir para isso.

Esse tipo de gestor acredita que um bom líder é aquele que centraliza a responsabilidade sobre o bom desempenho. Ele precisa aprender a descentralizar o controle do negócio e pensar em estratégias para melhorar a motivação da equipe.

Como ela se aplica no contexto das franquias?

Quando você é dono do próprio negócio é seu o trabalho de elaborar a cultura organizacional junto com sua equipe. No entanto, ao investir em uma franquia odontológica com marca reconhecida, você se depara com uma cultura organizacional já instituída.

Alguns franqueados investem apenas pensando em obter resultados positivos e o retorno dos investimentos realizados, ignorando totalmente a cultura da franquia. Quando começam a operar, começam a questionar e até recusar os modelos adotados. 

Por isso, é importante lembrar que você precisa se identificar com a cultura organizacional da franquia escolhida. Assim, é mais fácil a adaptação, assimilação e compartilhamento dos valores para adotar uma identidade única.

Que tal conhecer a seguir alguns pontos que vão ajudar você a avaliar se a cultura da franquia está alinhada aos seus valores de negócio?

O que considerar sobre a cultura organizacional de uma franquia?

Para uma gestão de franquia eficiente você já entendeu que é importante estar alinhado à cultura organizacional. Antes de fechar o contrato, uma dica é pesquisar sobre a cultura de negócio do modelo de franquia escolhido.


Quero ser franqueado


Cada cultura tem um estilo e não é possível definir com precisão todos os elementos que a compõem, pois ela é extremamente complexa, composta por pontos nem sempre visíveis ou perceptíveis. Mas conseguimos reunir aqui as principais características que ajudam a construir uma cultura de um negócio. 

Você pode aproveitar esses pontos para verificar se os seus valores se alinham aos valores da franquia tomando a melhor decisão para o bom funcionamento de sua clínica odontológica. Vamos conferir quais são eles?

Comprometimento

Você está pronto para investir em uma franquia, por isso é importante optar por uma empresa reconhecida no mercado e comprometida com a prestação de serviço de qualidade a todos os seus franqueados.

Orientação para os resultados

Outro elemento importante que ajuda a definir a cultura organizacional é o grau de comprometimento da franquia para a busca de resultados.

Avalie o quanto ela trabalha para que você consiga atingir os seus objetivos por meio do suporte oferecido ao franqueado, como consultoria de comunicação, estudo de mercado e direcionamento das ações de marketing.

Capacidade de inovação

A franquia escolhida se mostra alinhada às práticas inovadoras do mercado ou está presa em velhos processos?

A inteligência de mercado é hoje um grande diferencial competitivo. A franquia que colabora com a tecnologia para fazer sua clínica decolar já sai alguns pontos na frente, concorda? 

Se o modelo escolhido apresenta sistemas próprios com indicadores de desempenho que permitem que você acompanhe a cada minuto o desenvolvimento de sua clínica também é um sinal de que a capacidade de inovação faz parte da cultura dessa franquia.

Valorização dos colaboradores

A cultura organizacional se constrói entre as pessoas que trabalham no negócio. Descubra o comprometimento da franquia em entender o papel desempenhado por cada membro de sua equipe e se ela está comprometida em melhorar a gestão de pessoas em sua clínica.

Um modo de verificar esse aspecto é verificar, por exemplo, se a franquia em questão oferece treinamento para toda sua equipe.

Orientação para equipe

A cultura de negócio de uma franquia deve ser voltada também para a valorização do trabalho em equipe. Visando a melhor gestão de sua clínica, ela deve orientar você a abandonar o papel de líder centralizador buscando uma maior integração entre todos os colaboradores.

Esse aspecto é importante porque interfere diretamente na produtividade e eficiência de todos os processos do negócio, pois desperta na equipe o sentimento de pertencimento e engajamento.

Bom relacionamento com os franqueados

Outro ponto fundamental para garantir o sucesso do negócio é observar como a franquia se relaciona com o franqueado. Ainda que o objetivo das duas partes seja de fortalecer o negócio, cada empreendedor tem um ponto de vista distinto.

É por este motivo que o bom relacionamento da franquia com seus franqueados precisa ser o melhor possível. Isso garante a padronização, melhoria de processos, lucratividade e preservação da cultura organizacional.

Descubra o que os franqueados dizem sobre o modelo de negócios em questão e veja o que eles têm a dizer sobre a franquia. Investigue como são feitas as consultorias de campo, a frequência de reuniões com os franqueados e os canais de comunicação disponíveis.

Você conheceu um pouco mais sobre a cultura organizacional, a importância e os benefícios que ela pode trazer a qualquer negócio. Descobriu ainda que, ao adotar uma franquia, você encontra a cultura do negócio consolidada. Daí a importância de se identificar com esses valores para que o alinhamento entre franquia e franqueado se dê da melhor forma possível. Por fim, apresentamos alguns pontos que podem ajudar você a encontrar o modelo de franquia ideal para sua clínica odontológica.

Quer se manter sempre por dentro de assuntos para melhorar a gestão do seu negócio? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade.

 

Postado em 14/01/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin