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Não perca 8 dicas de inteligência emocional para empreendedores

A inteligência emocional é a capacidade de saber identificar e gerenciar os nossos sentimentos, seja para nos acalmar, motivar, alegrar, entre outros. Isso ajuda a evitar tomar decisões erradas, da mesma forma que contribui para aumentar as oportunidades que tendem a fazer o negócio crescer.

Você será capaz de conseguir uma melhor performance nas suas ações e atividades, além de inspirar outras pessoas. Portanto, essa habilidade é fundamental na hora de administrar uma empresa. 

Quer descobrir oito dicas de como desenvolver inteligência emocional para atuar no mercado empreendedor? Leia os tópicos a seguir! 

1. Foque nos seus objetivos

Quando falamos em inteligência emocional para empreendedores, a primeira dica que você precisa seguir é focar nos seus objetivos. Sabemos que, durante o processo administrativo de um negócio, algumas situações podem não sair como o esperado. Contudo, você não deve fixar sua mente nas coisas que deram errado. É preciso usar isso como um aprendizado para que possa agir diferente em suas ações posteriores. 

Atuar dessa forma é fundamental para garantir que consiga bons resultados em um futuro próximo. Então, se você deseja atingir os seus objetivos da melhor maneira, tente se espelhar no que deu certo, sem perder energia e tempo focando nos impasses.  

2. Pratique o autoconhecimento

Ao praticar o autoconhecimento, é possível agir com mais inteligência emocional. Isso acontece porque conseguirá entender melhor sobre quais são suas habilidades, personalidade e ações diante das diversas situações no campo pessoal e profissional.

Para ajudá-lo nesse processo, você pode buscar feedbacks das pessoas que estão a sua volta, como familiares, amigos e principalmente das pessoas que trabalham com você no dia a dia. Quem está de fora tem uma percepção diferente do julgamento que você faz de si mesmo. Dessa forma, fica mais fácil ter a certeza sobre os pontos que precisam ser melhorados e, com isso, seguir no caminho da evolução. 

3. Mantenha a mente aberta

Quem tem um alto nível de inteligência emocional está sempre com a mente aberta. Ou seja, o profissional é capaz de aprender algo novo todos os dias, seja por meio das experiências em sua empresa ou por situações vividas com outras pessoas.

O gestor deve ter em mente que precisa sempre estar em constante aprendizado e transformação. Isso permite que ele possa mudar de ideia sobre o funcionamento de algum serviço da sua empresa, por exemplo. Além de evoluir os seus pensamentos em busca de melhorias para sua vida e trabalho. 

4. Pense lá na frente

No empreendedorismo você deve ter um pensamento para frente, sem remoer falhas no passado. Assimile tudo o que você já conquistou ao longo de sua jornada profissional e invista em soluções que o levem a trilhar um caminho brilhante. 

Ao ter em mente onde você quer chegar, é mais fácil alcançar o sucesso e conseguir ter mais qualidade de vida. Mas lembre-se que, para isso acontecer, pode ser necessário abrir mão de algumas coisas ao longo da sua caminhada. Isso porque um bom gestor deve ter suas experiências alinhadas com suas novas ações. Assim, o fracasso passará longe de você. 

5. Mantenha-se positivo

Para quem quer ter uma boa inteligência emocional, não pode esquecer de manter a positividade. Ela é fundamental para que consiga lidar com os erros e frustrações que acontecem ao longo de sua jornada profissional. 

Além disso, quando você tem uma mente positiva, todos os processos organizacionais se tornam mais fáceis. Não perderá tempo pensando no que pode dar errado, mas analisará todos os pontos em busca de soluções construtivas que podem fazer o empreendimento prosperar. 

6. Tenha empatia

Ter empatia é algo que funciona perfeitamente em todos os momentos da sua vida, seja pessoal ou profissional. E, para um empreendedor conseguir êxito em suas ações, é preciso ser sempre empático com sua equipe.

Isso significa que, por exemplo, quando algum colaborador não cumprir determinada meta, você não vai “jogar pedras”. Afinal, saberá se colocar no lugar dele para entender os motivos que o levaram a não conseguir atingir os objetivos. 

Agir dessa forma é uma ótima estratégia de inteligência emocional, pois sua equipe passa a enxergá-lo como um líder e não apenas como um chefe. O que significa que os funcionários vão ter mais liberdade para conversar com você e mostrar os pontos que eles não estão conseguindo desenvolver corretamente. A partir disso, poderá pensar em novas formas de motivar a equipe e fazer com que os resultados sejam alcançados de forma efetiva. 

7. Acredite em si mesmo

Sabemos que empreender nem sempre é uma tarefa fácil, mas, ao acreditar em si mesmo, esse processo torna-se mais leve e simples. Esse resultado acontece porque você passará a entender a importância do seu trabalho e de suas habilidades para que as demandas da empresa funcionem corretamente.

Quando se tem em mente que o seu sucesso só depende de você, conseguirá ter mais inteligência emocional para não desistir dos seus objetivos no meio do caminho. Portanto, não deixe de acreditar no seu potencial e em tudo que poderá alcançar ao longo de sua trajetória como empreendedor.   

8. Pare de ter medo de errar

Sabemos que o medo é uma sensação desagradável, mas que todos nós experimentamos em algum momento da vida. Contudo, quando ele é frequente, acaba tornando-se um dos maiores empecilhos na vida dos empreendedores. O medo poderá paralisar a pessoa a ponto de impedir que ela dê andamento ao seu projeto profissional. 

Por isso, se você deseja ser bem-sucedido, é preciso parar de ter medo de errar. Coloque sua mente para funcionar ao seu favor. Saiba que o erro faz parte do processo de evolução de qualquer gesto ou /empresa. Tenha inteligência emocional e resiliência para encarar os problemas de frente e mudar a situação em que está naquele momento. 

Quando o gestor não consegue ser um empreendedor com inteligência emocional, isso pode trazer grandes prejuízos para o andamento do seu negócio, pois não terá o controle das emoções, agindo com impulsividade e sem pensar nas consequências dos seus atos. O que leva-o a perder as oportunidades de ascensão na carreira, além de gerar prejuízos financeiros e prejudicar a imagem da sua empresa.  

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