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Franquias à venda: descubra como acertar na escolha da compra

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas para aumentar as possibilidades de ganhos e o reconhecimento profissional. No entanto, grande parte não leva esse desejo adiante por conta da falta de experiência em gerir uma empresa. Para que isso não aconteça com você, o melhor é optar pelas franquias à venda!

O sistema de franquias à venda dá mais segurança para quem está começando agora e quer ter suporte nessa nova empreitada. Mas não se engane! Esse modelo de negócio também é usado por grandes empresários, já que é um meio lucrativo e rentável.

Se você ficou interessado por esse tipo de mercado, é preciso saber o que considerar ao escolher a melhor franquia, e é sobre isso que falaremos neste post! Continue a leitura e confira!

Como funcionam as franquias?

Simplificando, o modelo de franquias à venda funciona como um exemplo de negócio em que o proprietário (franqueado) segue os padrões de estrutura e de gestão de uma empresa dona de uma marca já conceituada (franqueadora).

Taxa de Franquia

Para que isso aconteça, é necessário que o franqueado pague a taxa de franquia para a franqueadora no ato do contrato, que é referente ao direito de poder usar a nome da marca; o treinamento para aprender o funcionamento do negócio; aquisição de equipamentos e adaptação do imóvel.

Encargos

Além disso, pode haver alguns encargos mensais como os royalties, valores para publicidade e marketing e aquisição de suprimentos. Isso tudo varia de acordo com as diretrizes da franqueadora, que também pode cobrar pela renovação do contrato, esse que tem duração entre 10 e 15 anos, geralmente.

Capital de giro

Ao comprar uma franquia, você deve ter em mente que é preciso ter um dinheiro reservado para o capital de giro de, pelo menos, 6 meses. Esse dinheiro é destinado a pagar as despesas da franquia, como aluguel, luz, internet, salário dos funcionários, materiais e outros, enquanto ela ainda não rende para isso. Normalmente, a quantia é determinada pela franqueadora sendo incluída no valor de investimento inicial.

Retorno do valor investido

Por falar em investimento inicial, a previsão do retorno desse valor é sugerida pela franqueadora. Isso depende muito do porte e do tipo da empresa, mas, em geral, esse tempo é de até 36 meses. Como dissemos, é uma estimativa e está relacionada ao bom desempenho da nova franquia.

Lucratividade

Mais um fator que difere bastante entre uma franqueadora e outra é a margem de lucro. Algumas franquias à venda propõem uma lucratividade entre 10% a 15% sobre o faturamento médio mensal, enquanto outras falam em até 25%. Essa variação também é decorrente do tipo de franquia e da área do mercado que ela está inserida.

Parceria

Tirando a parte burocrática, que todo negócio tem, para que haja um bom funcionamento da franquia, a relação entre franqueado e franqueadora deve ser de parceria para que juntos obtenham o êxito. Ou seja, para que dê certo, o franqueado deve ser compromissado com as normas da franqueadora e ter confiança nela para seguir o método de trabalho que ela orientar.

Apoio

Dito isso, na parte prática, o dono da franquia recebe todo o suporte necessário para gerir a sua nova empresa, desde o treinamento, os sistemas de administração e a configuração de layout da estrutura física, até o acesso aos suprimentos e às inovações tecnológicas. A franqueadora faz tudo isso para garantir que o novo empreendimento seja um sucesso. Afinal, a sua melhor propaganda é a satisfação dos clientes e do franqueado!

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

As vantagens de apostar em franquias à venda, em vez de apostar em um empreendimento do zero, não se resumem às facilidades que uma marca reconhecida e o apoio da franqueadora têm para oferecer.

Saber o quanto vai investir

Quando se abre uma empresa, principalmente, se você não tiver experiência ou auxílio de quem tenha, é comum acontecer despesas extras por conta da má administração dos recursos. Isso pode determinar a ruína do novo negócio, antes mesmo dele começar de fato.

Ter sustos ao somar os gastos do empreendimento logo de início não é nada agradável, não é mesmo? Por isso, ao escolher uma franquia, você evita esse tipo de surpresa e sabe o quanto vai investir no total, deixando margem para imprevistos, claro.

De qualquer forma, quando se adquire uma franquia, você é orientado sobre qual é o montante que terá que desembolsar para a aquisição e o bom andamento da nova empresa.

Usufruir do Know-How

Quando vamos aprender algo é sempre bom contar com um professor. Não é em todos os casos que dá para ser autodidata, principalmente, se isso envolve riscos, como no caso de empregar o dinheiro em um sonho.

A franqueadora serve como uma tutora para o franqueado, oferecendo todo o seu conhecimento prático e teórico sobre o negócio. Ela já passou por poucas e boas antes de alcançar o sucesso e vai mostrar para você o caminho certo para se dar bem!

Ter uma marca consolidada

Uma das grandes preocupações de quem abre uma empresa é ter o reconhecimento da sua marca no mercado. Hoje em dia, com a grande concorrência em qualquer tipo de negócio é necessário ter um diferencial competitivo para se destacar dos demais.

Portanto, se puder contar com a ajuda de uma franqueadora e ter para o seu empreendimento um nome que já está consolidado no mercado é uma mão na roda! Além do mais, uma marca de renome e conhecida pela qualidade dos produtos e serviços atrai por si só os clientes para o estabelecimento.

Economizar em outros aspectos

Embora, a princípio, muitas pessoas achem que o modelo de franchising tem muitos gastos iniciais, devido às taxas, com ela é possível economizar tempo e dinheiro no final das contas.

Isso porque você pula etapas importantes na montagem de um negócio, já que a franqueadora entrega o plano pronto. É o caso da publicidade, marketing, arquitetura, fornecedores e treinamento.

Imagine ter que correr atrás de tudo isso, fazer vários contatos para fechar parcerias com diversas empresas diferentes, ter que aprovar projetos e ainda ficar de olho em tudo o que acontece. Além de dar trabalho e tomar o seu tempo, ainda pode ser um gasto extra e não sair como você deseja, dando dores de cabeça desnecessárias.

Quais são os principais tipos de franquias à venda?

Viu como as franquias são, realmente, vantajosas? Se você já se convenceu de que o modelo de franchising é o ideal para realizar o seu desejo de ter um empreendimento, saiba que existem alguns tipos de franquias para serem considerados.

Franquia individual

Esse é o tipo mais comum no mercado. Nele, mesmo que o franqueado tenha várias unidades da mesma franquia, cada uma tem um contrato individual. O ponto comercial é preparado exclusivamente para receber a marca, e a franqueadora não permite que tenha outra no local. Isso é como funciona uma franquia odontológica.

Franquia combinada

Nesse modelo o franqueado abre várias franquias no mesmo estabelecimento, como uma franquia de loja feminina que em seu interior vende-se sapatos, maquiagens e roupas. No caso, elas devem pertencer ao mesmo dono e as franqueadoras devem autorizar esse tipo de negócio.

Franquia shop in shop

Com certeza, você já deve ter visto esse tipo de franquias à venda em algum comércio por aí. Na franquia shop in shop, o empresário já tem um negócio funcionando e abre uma minifranquia dentro dele. Podemos citar um supermercado que tem uma franquia de pizzas congeladas ou de perfumes e cosméticos.

Franquia de conversão

Nessa acontece o seguinte: o dono de uma empresa em funcionamento quer transformá-la numa franquia. Para isso, ele faz todas as adequações estruturais, de atendimento e gestão conforme o estipulado pela franqueadora.

Por exemplo, um empreendedor que tem uma clínica médica e quer investir em uma franquia de saúde. Dessa forma, ele adquire a franquia e faz as mudanças no negócio atual para adaptar-se ao modelo da franqueadora.

Franquias compactas e microfranquia

Esses modelos são ideais para franquias de cidades pequenas ou para quem não tem muito capital para investir. As franquias compactas são versões com estruturas menores que as tradicionais, como os quiosques, sendo empregadas em pequenos espaços ou em regiões com menos habitantes. Já as microfranquias têm baixo custo, podem ser home office e, até mesmo, dispensar a contratação de funcionários, sendo o proprietário também o operador.

Como acertar em cheio na compra da franquia?

Embora as franquias sejam um negócio mais seguro, principalmente, para quem ainda não tem experiência com o mundo empreendedor, é preciso ser esperto e seguir alguns passos para não fazer uma aquisição ruim e sair no prejuízo. Por isso, veja as dicas que trouxemos para você.

Reflita sobre o seu perfil

Antes de tudo, você deve fazer uma reflexão sobre si mesmo e ter a certeza de que tem o perfil empreendedor. Mas o que é isso? O perfil empreendedor é a capacidade que a pessoa tem de transformar boas ideias em ações que beneficiam a empresa e os colaboradores.

Não pense que por ser uma franquia que é um modelo, praticamente, pronto do negócio que você não terá que se esforçar e se dedicar à nova empresa. Pelo contrário, para que esse tipo de empreendimento dê certo é necessário a dedicação e o trabalho do franqueado.

Você deve ter consciência de que lidará diretamente com pessoas o tempo todo, sejam funcionários ou clientes, e que é preciso saber como agir com todos eles, sempre com respeito e cordialidade. Certifique-se de que você é capaz e siga para o próximo passo!

Faça pesquisas sobre o mercado

Um grande erro dos empresários que fracassaram é não pesquisar sobre o mercado em que estavam entrando. Isso inclui tanto o tipo de franquia e o segmento de atuação, quanto a demanda do produto ou serviço e a concorrência na região.

Uma coisa é certa: por mais que você seja um bom vendedor, não tem como vender areia no deserto, concorda? Por isso, faça a pesquisa de mercado considerando o público das redondezas que você quer atender, qual é procura pelo que a franquia oferece e se tem espaço para mais um negócio da mesma divisão.

Com essas respostas em mãos, você consegue ter uma noção maior do tipo de franquia, do produto ou serviço que deve oferecer e de onde instalar o ponto comercial do seu empreendimento. Sem essas informações é como dar um tiro no escuro, e isso pode acabar muito mal.

Procure referências sobre as franqueadoras

Esse passo é muito importante! Afinal, quantas pessoas já não caíram em roubadas por confiarem nas promessas dos outros? Com os negócios não é diferente! Por isso, informe-se sobre a procedência das franqueadoras que mais interessam você.

Atualmente, com a exposição na internet fica bem mais fácil procurar referências sobre tudo e sobre todos. Sendo assim, você pode pesquisar sobre as franqueadoras por esse meio. Procure também saber de outras formas, como visitando pessoalmente as franquias do segmento que você deseja e conversando com os franqueados e, até mesmo, com os colaboradores e clientes.

Uma dica é observar se a franqueadora tem muitas unidades e se os franqueados estão há muito tempo na franquia, pois representa que é uma boa oportunidade de negócio. As redes mais consolidadas têm essa vantagem, já que elas têm mais experiência e já passaram das fases de ajustes que toda franqueadora é submetida quando está no início.

Escolha as que você mais se identifica

É claro que a o percentual de lucratividade interessa, e muito, na hora de escolher uma franquia para chamar de sua. No entanto, esse é um dos fatores a se ponderar, mas não deve ser o principal. Imagine fazer parte de uma rede que você não concorda com o método de trabalho, nem com os valores e, muito menos, com as diretrizes. Já pensou?

Então, deve ser bem desagradável, não é mesmo? Por isso, na hora de fazer um filtro sobre as que têm potencial para ser o seu negócio é fundamental que considere as franquias que você mais se identifica.

Dentro disso, também é relevante que o segmento da franquia seja compatível com o que você está acostumado ou que tenha experiência. Pela lógica, um médico poderá ter mais chances de sucesso com franquia de saúde do que em outra área. Dessa maneira, você garante um maior desempenho e, consequentemente, maior satisfação com o próprio negócio.

Informe-se sobre o capital necessário

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que para começar uma empresa com uma boa saúde financeira o melhor caminho é não dar o passo maior que as pernas. Por isso, não adianta escolher uma franquia que não corresponde com o capital que você tem disponível. É claro que você pode pedir um empréstimo, mas sempre dentro das suas possibilidades.

Outro ponto importantíssimo é ter um valor reservado para os seus gastos pessoais, já que não vai poder fazer as retiradas para isso no começo do negócio. Sendo assim, faça os cálculos de quanto precisa para se manter durante esse tempo e inclua como parte do capital que é necessário.

Tenha cuidado com as modas

De repente, uma empresa lança uma marca de um produto que vira moda entre os consumidores. As franquias começam a surgir com retorno rápido porque os clientes procuram muito o tal item. Mas com o tempo o que era sucesso de vendas começa a declinar, já que a oferta fica maior que a demanda, e outras modas sempre surgem.

Quem nunca viu isso acontecer? É só puxar pela memória que você vai lembrar de uma loja ou item que foi uma explosão no lançamento, mas que ficou para trás. Isso acontece porque esse tipo de negócio tem baixa barreira de entrada, ou seja, outras empresas podem oferecer produtos similares, aumentando a oferta.

Portanto, tenha cuidado ao investir num empreendimento desse tipo, ainda mais se você não tem experiência nos negócios. O ideal, nesse caso, é optar por uma empresa que tem um mercado mais sólido, como comprar franquia odontológica.

Já ouviu falar que o dinheiro não aceita desaforo? Isso significa usar o dinheiro com sabedoria. Então, nesse caso, podemos dizer que adquirir uma franquia sem avaliar todas essas questões pode comprometer o seu capital e minar o seu sonho de ter um negócio lucrativo e rentável.

Depois da escolha da franquia para comprar, o que fazer?

Bom, depois de ponderar e pesquisar bastante, é hora de seguir alguns passos para, enfim, comprar a franquia. Como todo negócio, você precisa ter paciência e saber a maneira certa de agir, pois pular etapas importantes pode fazer o seu empreendimento começar mal.

Faça o cadastro na franqueadora

As franqueadoras pedem para preencher um cadastro de proposta de negócio, e algumas fazem até uma entrevista complementar. Afinal, elas querem certificar-se de que o novo franqueado tem todas as possibilidades de prosperar com a franquia, antes de conceder a parceria.

Por isso, seja sincero no cadastramento para não comprometer o andamento da empresa depois. A franqueadora vai analisar todos os itens para garantir que o negócio será bom tanto para ela quanto para você.

Levante o capital

Se não tem todo o dinheiro necessário para abrir franquia, isso não é impedimento para realizar o seu sonho de ter a própria empresa. Você pode ter um sócio que injete capital ou pedir um empréstimo no banco. Aliás, algumas instituições financeiras têm crédito com juros menores para quem quer investir numa franquia, já que é um empreendimento com mais garantia de retorno.

Escolha o local

Na entrevista com a franqueadora é feita pesquisa sobre o local que o franqueado pretende abrir a franquia. Sendo viável, é o momento de optar pelo imóvel em que serão feitas as instalações do novo negócio.

Essa escolha é um passo muito importante porque uma empresa mal localizada pode não ser rentável. Por isso, procure um ponto comercial que proporcione comodidade, como o fácil acesso e estacionamento próprio (ou que seja perto), e que comporte os clientes com o conforto que eles merecem.

Contrate os colaboradores

Ter atenção e dedicação nessa etapa é essencial para que a sua franquia tenha um bom funcionamento, já que uma empresa é como uma engrenagem em que todas as peças têm que se encaixar perfeitamente para ter um bom desempenho.

É preciso contratar pessoas certas para o seu negócio e aproveitar o que elas têm de melhor para oferecer. Ninguém tem habilidades para fazer tudo, portanto você deve reconhecer isso e ter na equipe pessoas que se complementem nesse quesito.

Formalize o negócio

Para formalizar a sua empresa, você tem que regularizá-la junto aos órgãos públicos com a emissão do CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) e o alvará para o funcionamento do estabelecimento.

Além disso, também é necessário legalizar a situação dos funcionários (assinar a carteira de trabalho) antes mesmo de começar a operação. Nesse caso, você pode contratar um escritório de contabilidade para tratar desses assuntos.

Ser dono de um empreendimento é uma conquista que muitos desejam, mas poucos seguem em frente com medo de fracassar. Com o modelo de franquia é possível deixar de lado essa hesitação e investir nesse sonho, pois você recebe todo o suporte necessário para alcançar o sucesso.

A franqueadora deve ser vista como uma tutora em todos os processos que envolvem a abertura de uma empresa. Ela oferece toda a sua experiência de um negócio que já deu certo e mostra o caminho mais fácil para que você atinja as expectativas de ter um empreendimento lucrativo e rentável.

Com tantas franquias à venda não é uma missão fácil escolher a que seja ideal para você, não é mesmo? Ter dúvidas é absolutamente normal. O que você precisa é levar em consideração as questões levantadas neste post para que opte pela melhor franquia para o seu caso. Dessa forma, você estará mais seguro para abrir a sua própria empresa!

Se a sua vontade é ter uma franquia odontológica de credibilidade, com uma marca consolidada no mercado e com o melhor para os seus clientes, não deixe de entrar em contato conosco! Preencha o nosso formulário e fique por dentro de como se tornar um franqueado Sorridents!

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