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Endomarketing: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Para que uma empresa tenha bons resultados, é preciso que ela conte com colaboradores motivados e engajados no projeto. No entanto, manter a motivação de todos não é uma tarefa fácil. Por isso, a empresa precisa adotar estratégias eficientes de endomarketing.

Boas estratégias de endomarketing são essenciais para fortalecer o relacionamento da empresa com seus funcionários e motivá-los a trabalhar em equipe. Além disso, lançar mão desse tipo de ação dentro da empresa reduz a rotatividade de funcionários e os custos da companhia. Isso porque rescisões custam caro para qualquer empresa, como também a necessidade de novas contratações geram custos altos.

Em empresas grandes ou muito pequenas, o impacto da rotatividade de funcionários é ainda maior. Sem falar na economia de tempo, pois, quando há novos colaboradores na companhia, existe a necessidade de horas e mais horas de treinamento. Esse fator consome muito tempo, que é um recurso muito valioso e irrecuperável.

Mas o que exatamente seria o endomarketing? Como funciona esse tipo de estratégia e quais seus objetivos? Quais são as melhores ações de endomarketing para implementar em meu negócio? São essas e outras perguntas que responderemos ao longo deste post. 

O que é endomarketing?

O endomarketing ou marketing interno é um conjunto de estratégias que visa manter uma boa imagem da empresa perante os funcionários. O termo Endo é originado da palavra grega Endus e significa “para dentro”. Então, o conceito de endomarketing pode ser: um estudo dos desejos e das necessidades dos consumidores.

Só que esses consumidores não são aqueles que compram da empresa, mas aqueles responsáveis por fazer a companhia funcionar. Todos sabem que funcionários felizes e motivados trabalham muito melhor e produzem muito mais. Além disso, quando os colaboradores estão felizes, eles tendem a ficar mais tempo na empresa, o que reduz custos com contratação e treinamento de novos funcionários.

As ações utilizadas não são muito diferentes daquelas criadas para atingir o consumidor da empresa. Mas as campanhas são focadas em atingir o público interno, criando uma imagem positiva da empresa. Dessa forma, as equipes internas viram fãs da própria organização em que trabalham e podem se tornar propagadores da marca.

Como funciona o endomarketing?

equipe responsável pelas ações de endomarketing deve trabalhar alinhada ao setor de Recursos Humanos. Isso porque o RH conhece bem os colaboradores da empresa e sabe muito bem o que eles querem e do que precisam. É esse departamento que acompanha de perto todas as insatisfações e reclamações de funcionários da empresa.

Além disso, o RH é responsável por fazer treinamentos e criar planos de carreira. Então, ninguém melhor do que quem atua neste setor para orientar e dar ideias à equipe de marketing para motivar os colaboradores.

Ao unir a equipe de marketing com o setor de RH da empresa, é possível traçar estratégias e criar ações que proporcionem resultados interessantes. Nesse cenário, tanto funcionários quanto a companhia saem ganhando. 

Quais são os objetivos do endomarketing?

O endomarketing tem uma função estratégica dentro das empresas. Ele visa alinhar expectativas e buscar formas de motivar os funcionários para seguirem os valores da companhia e se adaptarem à cultura do negócio para que as metas sejam atingidas.

Trocando em miúdos: o endomarketing visa engajar os colaboradores a trabalharem em equipe em prol do mesmo objetivo — fazer a empresa crescer. Ele é, na realidade, uma poderosa ferramenta de gestão, pois traz diversos benefícios para o negócio.

Por meio das ações internas, a empresa compartilha informações valiosas com todos os funcionários. Dessa forma, todos eles podem ajudar a melhorar processos, o que contribui para o crescimento do negócio.

Além de melhorar a visão da empresa perante os funcionários, o endomarketing é uma forma de fortalecimento de marca perante o público externo. Isso porque, assim como os consumidores, funcionários satisfeitos e insatisfeitos tendem a fazer propaganda da empresa em que trabalham.

Então, o que você prefere: que seus funcionários falem bem ou mal de seu negócio? Bom, se você é dono de uma pequena clínica odontológica, ficar com uma fama de empresa ruim no bairro não será uma boa ideia.

Primeiro, porque os pacientes podem associar a má gestão à qualidade de seus serviços e, segundo, porque isso pode gerar dificuldades para encontrar mão de obra qualificada.

Qual é a importância do endomarketing?

Administrar um consultório odontológico não é tarefa fácil, principalmente para dentistas com pouco tempo de experiência. Então, imagine gerir um negócio no qual as pessoas não estão satisfeitas em trabalhar? Funcionários infelizes trabalham com má vontade e isso influencia diretamente nos resultados do negócio.

Alguém que não é feliz no trabalho não atende as pessoas com prazer e nem sempre é cordial. Esse fator influencia negativamente tanto no atendimento quanto na qualidade dos serviços prestados.

O endomarketing deve ser implantado justamente para proporcionar um bom ambiente de trabalho e fazer com que todos entendam a importância de estarem comprometidos com os resultados do negócio. Os colaboradores devem compreender que fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização de pacientes.

Tanto recepcionistas, quanto técnicos e dentistas precisam entender porque o serviço oferecido é necessário e ainda se dedicar para tornar a qualidade do atendimento e dos serviços cada vez melhor.

Para isso, eles precisam acreditar nos valores da empresa na qual trabalham. Isso porque apenas funcionários que acreditam na empresa conseguem passar confiança e credibilidade para os clientes.

Exatamente por isso, empresas como Toyota, Apple, Iveco, Google e outras tantas gigantes do mundo corporativo investem pesado no marketing interno. O custo-benefício vale a pena e todos saem ganhando: empresa, funcionários e consumidores.

Quais são os benefícios do endomarketing?

O endomarketing é muito mais do que apenas a distribuição de algumas cartilhas, jornais corporativos, criação de intranets e distribuição de e-mails. Ele oferece diversos benefícios para negócios de qualquer segmento. No consultório, não será diferente: mesmo que você tenha poucos funcionários, com o tempo, colherá os frutos desse tipo de estratégia.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não implantar esse tipo de ação em seu consultório, vamos listar alguns benefícios que essa prática traz para seu negócio. Confira!

Funcionários mais motivados

Quando o funcionário percebe que a empresa se preocupa com sua satisfação, ele trabalha mais feliz. Fica grato pois não é visto apenas como alguém que pode ser facilmente substituído, caso não queira mais trabalhar no local.

Dessa forma, ele sente prazer em trabalhar e não comparece no emprego apenas para cumprir horário e receber seu salário no final do mês. Além disso, um colaborador motivado fala bem da empresa em que trabalha para muitas pessoas. Dessa forma, você tem chances de construir uma marca forte e “bem vista” no mercado, o que é muito importante no marketing odontológico.

Mais produtividade

Funcionários felizes e satisfeitos são mais produtivosO reconhecimento gera uma pessoa engajada, que deseja ver o negócio crescer, pois o funcionário compreende que melhorias no negócio são benéficas para ele também.

Para tirar a “prova dos nove”, experimente analisar os indicadores de desempenho da clínica após implantar ações de endomarketing no negócio. Você pode se surpreender com os resultados.

Maior retenção de talentos

Reter talentos é um desafio para empresas de qualquer segmento. Você, como dentista, sabe que há muitos profissionais na área, mas os que reúnem competência, comprometimento e responsabilidade ainda são difíceis de se encontrar.

Então, implantar ações de endomarketing é uma boa forma de reter os melhores dentistas, técnicos e atendentes trabalhando em sua clínica ou consultório. Empresas como o Google mantêm funcionários por muito tempo, pois eles não querem sair de uma companhia tão boa para se trabalhar.

Se você criar esse clima em seu consultório, conseguirá reter novos talentos e ainda ter vagas disputadas por profissionais diferenciados. Isso porque todos querem trabalhar em uma empresa que valoriza seus colaboradores.

Redução de custos

Outro benefício das estratégias de marketing interno é a redução significativa de custos. Todos sabem que o processo de rescisão de contrato e contração de novos colaboradores consome muitos recursos da empresa, principalmente de tempo. É necessário treinar os novos funcionários e isso pode levar dias, semanas ou meses, dependendo do tamanho do negócio.

Quando a rotatividade de funcionários é menor, há uma economia de tempo e dinheiro, que seriam gastos com novas contratações e treinamentos de colaboradores.

Engajamento

O endomarketing gera um maior envolvimento dos funcionários com o negócio. Por meio de ações específicas, os colaboradores são incentivados a contribuir com ideias que proporcionem melhorias para a empresa. Além disso, por meio desse tipo de estratégia, você comunica a todos que o estabelecimento está aberto a ouvir o que eles têm a dizer, sejam críticas, sugestões ou elogios.

Clima organizacional

O grau de motivação dos colaboradores influencia diretamente no clima da empresa. Por isso, podemos dizer que o endomarketing contribui para um clima organizacional muito melhor. Pessoas engajadas e motivadas trabalhando em equipe oferecem um atendimento de excelência e um serviço da melhor qualidade.

Alinhamento de objetivos

Você criou um plano de negócios para sua clínica, que visa um percentual de crescimento de 30% ao ano, por exemplo. Mas como alcançar esse objetivo sem a cooperação do restante da equipe? Se a recepcionista, que é responsável por vender os procedimentos, não tiver envolvida nesse projeto, é bem provável que a empresa não alcance a meta.

Mas não é somente o setor de vendas que deve estar alinhado à mesma meta. Toda a equipe da clínica deve trabalhar em prol do mesmo objetivo. Para que isso aconteça, basta criar campanhas que estabeleçam metas para cada setor. Dessa forma, cada um faz sua parte e a empresa alcança seu propósito. 

Aumento dos lucros

Funcionários motivados, felizes e engajados melhoram o clima organizacional. Esse fator contribui para a melhoria do atendimento ao paciente. Como todos sabem, é mais fácil fidelizar pacientes satisfeitos.

No mais, quando uma pessoa gosta dos serviços de uma clínica, ela cuida de fazer a propaganda para amigos, conhecidos e familiares. 

Dessa forma, a atração e fidelização de pacientes se torna mais eficaz. Esse fator aumenta consideravelmente os lucros do negócio. Não é por acaso que empresas como Iveco e Toyota, que investem muito no endomarketing, têm filiais espalhadas pelo mundo inteiro. Pense nisso!

Qualidade de trabalho e bem-estar

Aquela conversa de separar a vida pessoal da profissional é bem disseminada, mas, na prática, as coisas são diferentes. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa distinção, e a qualidade do trabalho acaba influenciando diretamente na vida pessoal delas. O resultado? Pessoas estressadas, mal humoradas e deprimidas, quando as coisas não vão bem no trabalho.

Quando uma empresa se preocupa em oferece um bom ambiente de trabalho, a saúde mental das pessoas melhora e, consequentemente, sua qualidade de vida também. Além de aumentar a produtividade, esse fator ainda contribui para uma taxa menor de absenteísmo.

Quais são as melhores estratégias de endomarketing?

O endomarketing pode ser implantado em uma empresa de diversas formas. Na realidade, isso depende do tipo de estratégia adotada e do orçamento disponível para esse tipo de ação. Para você saber qual a melhor campanha para seu negócio, o ideal é conhecer o financeiro de sua empresa, para saber o quanto você pode investir.

A seguir, vamos citar as melhores ações de endomarketing, que podem ser adotadas em seu negócio.

Workshops

Workshops e cafés da manhã são uma boa forma de integrar as equipes. Os eventos podem ser feitos uma vez por mês ou com um intervalo maior ou menor de tempo, depende dos objetivos da empresa. 

Durante os workshops, a clínica pode oferecer palestras motivacionais ou sobre algum tema de interesse do público. 

Campanhas de comunicação interna

Para ter funcionários motivados e engajados, é preciso mantê-los informados de tudo o que acontece na empresa. Não importa se sua clínica tem 5 ou 20 funcionários, informações institucionais devem ser passadas de forma sintetizada para todos.

Para isso pode se utilizada a intranet, o e-mail, grupos no WhatsAap, jornais e, até mesmo, murais de recado. O importante é que os colaboradores saibam onde encontrar informações sobre a empresa. 

Eles devem saber quais são os objetivos da clínica, se as metas estão sendo cumpridas e quais são as ações para atingir o propósito do negócio. Vale também criar canais de comunicação que permitam que os colaboradores deixem sugestões de como a empresa pode bater suas metas. Esse tipo de iniciativa melhora o relacionamento entre ambas as partes.

Treinamentos corporativos

Uma excelente forma de manter os funcionários engajados e motivados é oferecer treinamentos constantes. As pessoas gostam de aprender e de expandir seu conhecimento e sua capacitação. Isso as torna mais produtivas, pois se sentem mais seguras no ambiente de trabalho.

Lembrando que bons dentistas precisam de treinamentos constantes. Mesmo que não seja possível arcar com cursos de capacitação, ofereça treinamentos em vendas, pois dentistas também precisam aprender técnicas de negociação. 

Se você acha que esse é um investimento alto, saiba que há empresas que oferecem cursos in company. Além disso, há diversos cursos online de boa qualidade e com valor acessível. Então, é perfeitamente possível capacitar sua equipe sem gastar mais do que a empresa pode pagar.

Benefícios para colaboradores

O que mantém bons colaboradores em uma empresa por bastante tempo são os benefícios oferecidos. Nesse caso, não estamos falando de benefícios previstos em lei, como transporte e alimentação.

O Google não mantém seus funcionários motivados com essas políticas básicas. A empresa oferece um ambiente informal, espaço de trabalho confortável, e os funcionários não têm obrigatoriedade de cumprir um horário fixo. 

Claro que em um consultório há normas a serem cumpridas em relação a uniforme. Isso é uma exigência para todos os estabelecimentos voltados para o setor de saúde. Ter um horário flexível também nem sempre é possível, pois muitos pacientes dispõem de pouco tempo para ir ao dentista.

Mas você pode criar uma sala de descanso, com poltronas, TV e jogos para os funcionários se distraírem nos horários vagos. No mais, oferecer incentivo à educação, como bolsas de estudos, presentes ou descontos em lojas parceiras é uma forma de manter a equipe motivada.

Pesquisa de satisfação

Essa é uma etapa que deve ser feita antes mesmo de a empresa colocar as ações de endomarketing em prática. A pesquisa é uma excelente forma de você saber como seus colaboradores enxergam seu negócio. Por meio dela, é possível saber quais são suas reclamações e quais tipos de benefícios gostariam de receber.

Conhecer os hábitos e os gostos das pessoas que trabalham em sua empresa é essencial para traçar ações que estejam de acordo com o perfil da empresa. De nada adianta oferecer programas de incentivo de estudos para os filhos se a maioria dos funcionários é solteira ou não tem filhos.

A pesquisa também serve como parâmetro para você identificar pontos negativos no negócio. Ouvindo as críticas dos colaboradores à empresa, é possível criar ações que corrijam os pontos negativos do negócio.

Além disso, aplicar pesquisas constantemente ajuda a identificar se as campanhas de endomarketing estão surtindo o efeito desejado. Mas não se esqueça de tomar providências para corrigir os pontos negativos. Caso isso não seja feito, os funcionários vão sentir que perderam tempo e que a empresa não se preocupa com a opinião e a satisfação deles.

Políticas de reconhecimento

Todo bom funcionário quer ser reconhecido na empresa em que trabalha. Aliás, o reconhecimento é uma das principais ferramentas para manter as pessoas motivadas e engajadas. Então, crie políticas para premiar os melhores da empresa. Estabeleça metas de faturamento e ofereça prêmios para todos, caso o objetivo seja cumprido.

Além disso, crie políticas para premiar o melhor funcionário. Pague um almoço, um final de semana em um hotel fazenda, um passeio com a família, enfim, há inúmeras possibilidades.

Avalie o perfil dos funcionários e a capacidade financeira do consultório para oferecer algo que agrade a todos. Pode ser um almoço em um restaurante bacana como uma gratificação diferenciada.

Estabelecer uma política de reconhecimento baseada no desempenho estimula os funcionários a trabalharem melhor. Isso porque todos vão desejar o prêmio, o que gera uma competição saudável no ambiente de trabalho e melhora os resultados da empresa.

Plano de carreira

Essa é uma estratégia importantíssima, que não deve ficar de fora das ações de endomarketing. O que gera vontade nas pessoas de trabalhar por longos anos na empresa é a possibilidade de ascensão profissional e na carreira. Mesmo que você seja dono de uma pequena clínica, com poucos funcionários, deve montar um plano de crescimento para os colaboradores.

Esse fator motiva os funcionários a ficarem na empresa e a se qualificarem para assumir cargos que exigem mais responsabilidade. Se você é dono de uma franquia, por exemplo, e deseja abrir outra, vale fazer um processo seletivo interno para profissionais ocuparem cargos de gestão na outra unidade.

Há diversas empresas que só abrem processos seletivos internos quando não conseguem um funcionário para ocupar o cargo. Isso mostra respeito pelos colaboradores e valorização da equipe interna.

Uma clínica com poucos funcionários também pode lançar mão dessa estratégia. Basta oferecer uma progressão salarial, de acordo com o tempo de permanência do funcionário. Dessa forma, ele fica motivado a continuar na empresa em vez de buscar oportunidades em outros locais.

Eventos comerciais

Se você é dono de uma franquia odontológica ou tem um funcionário muito bom em um determinado assunto, deve incentivá-lo a participar de eventos. Por exemplo, se você tem um especialista em marketing na equipe, encoraje ele a palestrar sobre ações de marketing offline ou marketing para franquias. Algo que tenha a ver com o ramo dele e com seu negócio.

Essa é uma forma de sua empresa ser representada em eventos específicos. Isso gera mais confiança para a empresa na visão de pacientes e profissionais e fortalece sua marca. 

Como você viu, criar estratégias de endomarketing não é um bicho de sete cabeças, mas exige planejamento. Isso porque é necessário criar ações que estejam de acordo com o perfil de seu negócio. As campanhas devem não só agradar aos funcionários, como ficar dentro da realidade financeira de sua clínica ou consultório.

Vale ressaltar que nem sempre é necessário gastar muito para agradar seus funcionários. Ações simples como gratificação pelo alcance de metas e aceitar sugestões para a melhoria da empresa já são boas formas de engajar os colaboradores. Então, coloque suais ideias em prática e observe os resultados.

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