z
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

O que fazer quando os dentes estão moles?



Nas crianças, é normal que os dentes de leite amoleçam e caiam para que os permanentes nasçam. Entretanto, nos adultos, ficar com os dentes moles é um verdadeiro problema: afeta a saúde e a estética bucal. Além disso, é comum que a pessoa sinta dores e o receio de perdê-los.

Se você está nessa situação, não se desespere! Continue a leitura e conheça as principais causas e soluções para o problema.

Doença periodontal

Existem diversos fatores que podem deixar os dentes moles. No entanto, o mais comum nos consultórios odontológicos é a doença periodontal, que afeta a estrutura de suporte dos dentes e muitas vezes é causada pela má higiene bucal.

No início, devido à falta de cuidados adequados, surge o tártaro, que é a sujeira endurecida acumulada entre a gengiva e os dentes. Com o passar do tempo, ocorre a inflamação da gengiva. Quando não tratada corretamente, essa inflamação evolui para a periodontite, que pode deixar seus dentes moles, com risco de perda dos mesmos.

Por isso, é fundamental buscar o dentista, para que ele possa fazer uma avaliação completa. Dentes amolecidos devido a um estágio avançado de doença periodontal devem ser extraídos, com a remoção de toda a placa bacteriana e tártaro do restante da boca e, posteriormente, podem ser colocados implantes.

Trauma 

Essa é uma situação a qual todos nós estamos sujeitos. Quando você sofre algum tipo de acidente ou queda e bate a boca, é possível a ocorrência de um forte trauma nos ligamentos periodontais, responsáveis por manter as raízes dos dentes no lugar.

Na prática, esses ligamentos ficam ao redor da raiz de cada dente, como se fossem molas em torno de um trampolim. Basta que elas se estiquem para que a pessoa comece a sentir o dente amolecer.

Dependendo da situação, o dentista pode tentar reverter o problema estabilizando os dentes. Para isso, ele coloca uma pequena tala flexível em cada lado do dente, que fica na boca por cerca de duas semanas, para que os ligamentos periodontais voltem ao normal. Já em traumas mais graves, a remoção dos dentes e sua substituição por implantes é a melhor opção.

Bruxismo


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Também conhecido como ranger os dentes, o bruxismo pode deixar os seus dentes moles. Quem tem essa disfunção dorme com os dentes cerrados, movimentando-os para frente e para trás, provocando gradualmente um desgaste nas estruturas ósseas dos mesmos.

Esses movimentos involuntários podem chegar a afetar as raízes dos dentes. Se, ao acordar, você sentir que seu dente está mole, essa pode ser a causa.

Nesse caso, o dentista pode recomendar o uso de um protetor bucal durante a noite, a fim de evitar o atrito entre os dentes, impedindo que os ligamentos periodontais sejam prejudicados.

Independentemente do motivo que deixou seus dentes moles, a primeira coisa a fazer é procurar um dentista para avaliar o seu caso, determinar qual é o grau do seu problema e indicar o tratamento ideal. Jamais deixe de buscar auxílio profissional!

Você está com dentes moles e quer reverter essa situação? Então entre em contato conosco e agende a sua avaliação junto a um de nossos dentistas especializados. Com atenção e atendimento de boa qualidade, você se sentirá à vontade para cuidar do seu sorriso!

Postado em 24/04/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter