Blog Saúde Bucal

Trauma dentário: saiba como cuidar de um dente quebrado

Trauma dentário

Apesar de ser mais comum em crianças, todos nós estamos sujeitos ao trauma dentário. Quedas, acidentes e esportes são alguns exemplos que podem ocasionar a quebra de um dente. Os bebês também não ficam de fora do problema; os pequenos que estão aprendendo a andar costumam cair facilmente, muitas vezes com o rosto no chão.

Pesquisas mostram que o local de maior incidência de trauma dentário infantil é o jardim de infância, seguido da residência. Por isso, vale ficar sempre atento e não deixar as crianças sozinhas.

No entanto, sabemos que mesmo que tomemos cuidado, a quebra pode acontecer — inclusive com a gente. Nessas horas, o que fazer? Com o objetivo de responder a essa pergunta, elaboramos este artigo que irá te ajudar a minimizar os estragos. Confira!

O que é trauma dentário?

O trauma dentário consiste em lesões no dente, ocasionadas por acidentes, como quedas e golpes com objetos. Antes de você saber o que fazer nesse momento, é preciso entender quais são os tipos de lesões existentes, a fim de tomar as medidas corretas. A seguir, veja as mais comuns:

Lesões em dentes de leite

  • intrusão: quando o dente entra na gengiva;
  • avulsão: quando o dente se solta completamente da boca.

Lesões em dentes permanentes

  • fratura da coroa: quando um dente se fratura, podendo ser de maneira leve, média ou grande;
  • avulsão: comum em crianças na faixa etária de 8 anos, a avulsão é quando um dente permanente sai completamente de seu local de origem.

O que fazer quando o dente quebrar?

Agora que você já sabe o que é trauma dentário, é importante ter em mente que as medidas a serem tomadas vão depender do tipo de lesão que a criança ou adulto sofreu.

Em todo o caso, é muito importante uma visita ao dentista. Mas, lembre-se de que os primeiros minutos são fundamentais para minimizar os estragos. Pensando nisso, saiba como agir ao se deparar com um dente lesionado.

Quando o dente cai (avulsão ou fratura da coroa)

Quando a avulsão ocorre em crianças com dentes de leite, eles nunca devem ser colocados no lugar de origem. Isso acontece porque a perda de um dente primário não causa complicações na fala ou posições dentárias. Em todo o caso, lave a boca do pequeno e leve-o ao dentista para que este certifique-se de que não há problemas.

Se a avulsão ocorrer em um dente definitivo, este deve ser colocado o mais rápido possível na boca. Nesse caso, é preciso recolher os pedaços do dente (pela coroa e não pela raiz), lavá-los e colocá-los em um recipiente com leite frio e levar o acidentado imediatamente ao dentista.

Os casos de fratura da coroa são menos urgentes, porém os cuidados devem ser os mesmos. Recolha os pedaços do dente e leve-os ao dentista de confiança.

Quando o dentre entra na gengiva (intrusão)

A intrusão ocorre quando o dente entra completamente no osso alveolar — camada que circunda a raiz dos dentes. Nesse caso, deve-se levar a criança o mais rápido possível ao dentista para que ele determine o tratamento e analise se não há lesão no dente permanente (que está se formando dentro do osso).

Outros cuidados

Em caso de muito sangramento, tente estancá-lo com gaze ou toalha. Além disso, aplique gelo no local se apresentar inchaço.

Lembre-se de que é muito importante evitar situações de risco, como o uso de andadores para bebês e brincadeiras com golpes na boca. Também é essencial considerar o uso de protetores bucais na prática de esportes.

Se o nosso artigo sobre trauma dentário foi útil para você, amplie os seus conhecimentos e saiba como é a periodontite e como ela pode ser tratada!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada