Você já pensou em investir no seu próprio negócio e ficou inseguro diante da possibilidade de fracassar? Se você respondeu que sim, saiba que não é o único a passar por isso. Entre abrir um negócio do zero e continuar trabalhando para alguém, existe a oportunidade de ter uma franquia — um meio-termo bastante interessante. Por isso, neste artigo, falaremos sobre as franquias de sucesso no Brasil.
Estamos diante de um mercado que se encontra em pleno crescimento, indo na contramão dos números da economia. O motivo para essa ascensão você confere nos tópicos a seguir, bem como as informações necessárias sobre o empreendedorismo no mundo do franchising. Preparado para conhecer melhor esse mercado?
Saiba mais sobre as franquias de sucesso no Brasil. Conheça as principais e como elas alcançaram o topo dos seus segmentos.
Afinal, quem pode ter uma franquia?
O franqueado é dono do próprio negócio, mas não possui 100% do controle sobre ele. Ao mesmo tempo, ele não é empregado da franquia, portanto, esse modelo de negócio pode ser considerado uma mistura dos principais benefícios de cada um. Sendo assim, não é todo o empreendedor que se acostuma com ele.
Ter uma franquia pode ser uma alternativa para o empreendedor que deseja abrir o próprio negócio. No entanto, é necessário ter um perfil compatível com esse modelo de negócios. A seguir, nós separamos as principais características para que você faça uma autoavaliação e saiba se está preparado para ter a sua.
Avalia os negócios pelo lado racional, em vez do impulso
Muitos empreendedores adquirem uma unidade de uma franqueadora sem saber exatamente o que será necessário para viabilizar o negócio.
Não investe sem ter afinidade pela franquia
Mesmo sendo racional, você não se guia apenas pelos indicadores de retorno. Logo, são mínimas as chances de entrar em um setor com o qual não se identifica.
Está pronto para o risco, pois sabe que ele existe
Adquirir uma unidade franqueada é um investimento. Por mais que seja considerado seguro, ele apresenta um grau de risco. Portanto, você deve ser consciente.
Tem tempo para operar o negócio
Quem tem o perfil de franqueado sabe que, sem a sua presença, a unidade não alcançará o resultado esperado. Sendo assim, você deve ter tempo para operar o negócio, se fazendo presente no dia a dia dele.
Possui uma experiência com negócios
Por mais que não seja uma característica obrigatória, o franqueado que possui experiência na administração de negócios é bem-avaliado pelas franqueadoras.
Sabe firmar relacionamentos, mesmo não sendo vendedor
Firmar bons relacionamentos é essencial nas negociações, mesmo que a sua formação não seja na área comercial. O franqueado é um empreendedor, portanto, lida com fornecedores, clientes e até a franqueadora.
Conhece bem os limites do modelo de negócios
Lembre-se que algumas regras oriundas da franqueadora devem ser obedecidas, pois elas promovem a unificação da marca. Sendo assim, você deve saber equilibrar o seu lado inovador e aquele disciplinado, que segue receitas de sucesso.
Quais são as vantagens de investir em uma franquia?
Contar com a credibilidade de uma marca conhecida no mercado
Diferentemente de quem abre o próprio negócio a partir do zero, a franquia já nasce com o apoio de uma marca que é conhecida no mercado. Isso oferece uma vantagem competitiva, pois os produtos e serviços já foram testados no mercado. Como franqueado, você pode usufruir de descontos nos preços, condições especiais de pagamento e prazos mais longos com os fornecedores.
Ter o apoio do franqueador e sua estrutura
É fato que as chances de obter sucesso no modelo de franquias é maior que quando o empreendedor parte do zero, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição. A marca já testou os seus produtos e serviços, portanto, pode apoiar o franqueado por meio de treinamentos, orientações e demais colaborações — afinal, é interesse das duas partes que o negócio dê certo.
Possuir um plano de negócio para estruturar a operação
Outra vantagem obtida por quem abre uma franquia é ter um plano de negócio previamente definido. É fato que, em muitos casos, o empreendedor não tem tempo e habilidade para definir com precisão todos os fatores, positivos e negativos, que podem interferir no negócio. Sendo assim, é importante contar com a experiência de uma marca que já passou por isso.
Planejar bem todos os custos de instalação
A franquia segue um padrão que precisa ser seguido, portanto, o plano arquitetônico e as mudanças que serão feitas no imóvel são sinalizados para que você tenha uma noção real dos custos de instalação da unidade. Isso torna mais fácil o cálculo do valor que será investido para a inauguração do negócio.
Colher os frutos de uma boa estratégia de marketing
As empresas investem muito em boas estratégias de marketing para franquias, pois sabem que é por meio dessas ações que elas atrairão os clientes para as suas unidades. Desse modo, como franqueado, você participa mais do marketing local e já conta com as estratégias que são amplas e impactam públicos maiores. Uma preocupação a menos para a sua mente.
Como é o mercado de franquias no Brasil?
O mercado de franquias em nosso país se encontra em plena expansão, o que representa uma situação bastante peculiar. Ao contrário da economia brasileira, que enfrenta uma crise, o segmento de franquias cresceu 8,3% em 2016 — de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os segmentos que apresentaram os maiores crescimentos foram os de saúde, beleza e bem-estar (15%), serviços automotivos (11,6%) e moda (10,4%). O faturamento do setor é de aproximadamente R$ 151 bilhões, sendo que a quantidade de unidades em operação já supera 142 mil.
O franchising brasileiro enfrenta com bastante profissionalismo e dedicação os desafios que vieram com a crise econômica e política. Isso se deve à constante preparação ao qual o setor é submetido, principalmente desde o ano de 2012 — onde houve a busca por novos mercados e ações que possibilitaram a atração e retenção de clientes.
O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, declarou em uma entrevista para o site da associação que “a operação em rede foi mais importante do que nunca e favoreceu a renegociação dos custos, bem como a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto de novas estratégias”.
Recentemente tivemos também outros fatores que contribuíram com esse cenário positivo, como a queda da inflação e o aumento do consumo pelo público. Isso fez com que os empreendedores ganhassem mais confiança na superação da crise e investissem em ações inovadoras para contornar os obstáculos.
Desse modo, muitos segmentos acabaram se destacando pela inovação. Eles desenvolveram novos canais de vendas e estratégias de mercado. Alguns não se intimidaram e passaram a explorar novos nichos. É o caso das clínicas odontológicas e os serviços de marketing digital.
Esse crescimento evidenciou outro fato, que é a expansão das redes de franquia pelo país. O ano de 2016 encerrou com 42% dos municípios brasileiros contando com uma ou mais unidades de franchising. Considerando que estamos falando de um universo com 5.570 municípios, ainda existem muitas oportunidades de crescimento.
Até mesmo nas grandes cidades o crescimento se fez evidente. Dessa vez, os bairros mais afastados do centro passaram a contar com unidades de franquias. Neles, novos modelos de negócios são testados para que o público também possa consumir produtos e contratar serviços quando está próximo de casa. Ou seja, o cenário é bastante positivo.
Quais são as franquias que estão em alta no país?
Depois de ter visto quem pode ter uma franquia, as vantagens de investir nesse modelo de negócio e o mercado em nosso país, vamos falar sobre quais são as marcas que estão em alta. Aproveitamos o acesso à informação oferecido pela Associação Brasileira de Franchising em seu site e separamos alguns dados interessantes para você.
A seguir, saiba quais são as franquias que estão em alta no Brasil. As informações e números apresentados são da ABF, por meio do seu Portal do Franchising.
Mundo Verde
Essa empresa se consolidou como pioneira e líder no desenvolvimento e incentivo à vida saudável por meio da alimentação. A franquia Mundo Verde existe há 30 anos e é, atualmente, a maior do seu segmento na América Latina. Somente em nosso país, são mais de 390 lojas em shoppings, ruas e avenidas.
As lojas da franquia Mundo Verde possuem alimentos, complementos alimentares e suplementos para atletas. No caso dos alimentos, existem opções diet, light, integral, orgânica e funcional — sem glúten e/ou sem lactose. O diferencial da marca é experiência oferecida ao cliente, que alia variedade, qualidade e informação.
Mundo Verde em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 120.000,00;
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Retorno do investimento de 24 a 36 meses;
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Faturamento médio mensal não informado pela marca;
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386 unidades.
Megamatte
A carioca Megamatte surgiu em 1994, com uma proposta inovadora: aproveitar o estilo de vida saudável das pessoas que vivem e visitam o Rio de Janeiro para oferecer uma alimentação que, ao mesmo tempo, fosse natural, saborosa, de boa qualidade e com preço justo. Além disso, ela desejava ter responsabilidade social e ambiental.
A gestão da Megamatte, baseada em processos sustentáveis e criação de valor para os franqueados, fornecedores e colaboradores, deu certo. O seu modo de produção exclusivo de mate, uma bebida que é preparada como o chá e muito consumida no Rio de Janeiro, não possui conservantes e xaropes.
As bebidas que são comercializadas apresentam todos os benefícios dos ingredientes naturais, ajudando a manter a imagem da marca sempre associada ao estilo de vida saudável. Desde a sua abertura, diversas mudanças ocorreram — do cardápio até a marca, sempre de olho nas demandas do público.
Megamatte em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 197.000,00;
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Retorno do investimento de 24 a 36 meses;
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Faturamento médio mensal de R$ 45.000,00 a R$ 75.000,00;
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134 unidades em 6 estados.
Cacau Show
A Cacau Show foi fundada em 1988 e iniciou o seu sistema de franqueamento no ano de 2004. Trata-se da maior rede de chocolates finos do mundo, que é líder no segmento no qual atua e dona de produtos cujo giro é altíssimo. Como é uma empresa que investe muito em mídia, oferece aos franqueados a segurança que o investimento precisa.
Os modelos de negócios da Cacau Show são bastante diversificados, se adequando facilmente ao perfil do franqueado. Para que a franquia alcance o desempenho esperado, a marca valoriza quatro princípios. O primeiro é a habilidade, demonstrando desenvoltura em gestão e negociação para estar sempre atento às novas oportunidades.
O segundo é o compromisso com as responsabilidades da franqueadora, fornecedores e equipe de colaboradores. O zelo é o terceiro princípio, pois, a dedicação em relação ao próprio negócio garante a qualidade do atendimento e o padrão da exposição dos produtos. Por fim, o quarto princípio é o investimento adequado ao seu perfil financeiro.
Cacau Show em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 27.000,00;
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Retorno do investimento de 18 a 24 meses;
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Faturamento médio mensal não informado pela marca;
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2.051 unidades.
Brastemp
A famosa marca de eletrodomésticos entrou no segmento das franquias em 2014, apresentando um modelo de negócios voltado para a comercialização dos seus purificadores de água. O produto elimina bactérias, tira odor e sabor da água e possui máxima classificação do Inmetro.
A Brastemp oferece aos franqueados um banco ativo de clientes, a possibilidade de vender outros produtos da linha branca (refrigeradores, lava-louças e máquinas de lavar roupas), estoque, receita recorrente e suporte completo em um mercado com potencial de crescimento, pois 68% das residências não possuem uma solução como essa.
Brastemp em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 250.000,00;
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Retorno do investimento de 30 a 40 meses;
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Faturamento médio mensal não informado pela marca;
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19 unidades.
Imaginarium
Criada em 1991, a Imaginarium é reconhecida pelo público e o mercado como uma marca de presentes criativos e inovadores. Ela antecipa conceitos e tendências em utilitários e eletrônicos, surpreendendo os consumidores. Por ano, lança uma média de 400 novos produtos que são comercializados em toda a rede.
A Imaginarium possui três modelos de franquia: Master, Compact e Fit. O modelo Master é direcionado para locais com alto fluxo de pessoas, como os shopping centers. Já o modelo Compact é voltado para as praças medianas — tanto lojas em rua quanto em centros comerciais. O modelo Fit é o menor, sendo indicado para as cidades que tenham mais de 100 mil habitantes.
Imaginarium em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 70.000,00;
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Retorno do investimento de 6 a 40 meses;
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Faturamento médio mensal a partir de R$ 45.000,00 no modelo Fit;
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238 unidades.
CI
A franquia CI representa a maior empresa focada no intercâmbio e turismo de jovens no Brasil. Foi fundada em 1988, e a partir de 1992 a CI passou a trabalhar com o formato de franquia. No segmento em que atua foi a pioneira. Atualmente, conta com 120 unidades espalhadas pelo país.
Do mesmo modo que foi pioneira em seu segmento, a CI se mantém no posto como a maior franqueadora e possui várias filiações, prêmios e até reconhecimento internacional. Para facilitar a sua penetração em diferentes mercados, a CI conta com modelos de lojas que se adaptam de acordo com o público da região.
CI em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 3.300,00;
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Retorno do investimento de 1 a 36 meses;
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Faturamento médio mensal a partir de R$ 255.000,00;
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120 unidades.
Morana
Uma das maiores redes de acessórios voltados para o público feminino no Brasil, a Morana está presente em todas as capitais do país e em países como Estados Unidos e Portugal. Foi criada pelo Grupo Ornatus há 15 anos e possui cerca de 300 operações. O seu principal diferencial é a qualidade no design das peças, bem como materiais de primeira qualidade.
As coleções são renovadas constantemente, tornando a marca desejada pelas consumidoras que estão sempre antenadas com a moda, sem renunciar a uma beleza clássica e de um acabamento impecável. O perfil do empreendedor da Morana é determinado, disciplinado e identificado com moda e acessórios.
Morana em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 105.000,00;
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Retorno do investimento de 18 a 36 meses;
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Faturamento médio mensal de R$ 30.000,00 a R$ 80.000,00;
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278 unidades, sendo 3 no exterior.
EspaçoLaser
A franquia EspaçoLaser forma a maior rede de depilação a laser para homens e mulheres do Brasil, um serviço muito procurado e de fácil aceitação. Os equipamentos utilizados pela EspaçoLaser possuem tecnologia de ponta e um baixo custo operacional. O seu modelo de negócios dispõe da possibilidade de instalar uma unidade na rua ou no shopping center, desde que o ambiente tenha no mínimo 30 m².
O franqueado da EspaçoLaser tem acesso a vários benefícios, entre eles os treinamentos presenciais e pela Universidade Corporativa da marca. A lista de fornecedores é homologada e oferece diversas vantagens comerciais. Na gestão de franquias, um software é utilizado para garantir que os processos sejam sempre cumpridos.
EspaçoLaser em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 802.000,00;
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Retorno do investimento de 23 a 27 meses;
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Faturamento médio mensal de R$ 133.483,00;
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213 unidades.
Bono Pneus
Os serviços automotivos também entraram no segmento de franquias por meio do Bono Pneus. A rede iniciou as suas atividades em 1992, no interior do estado de São Paulo, na cidade de Campinas. A operação atual abrange 8 estados e 50 municípios, onde os serviços prestados seguem com o objetivo de sanar as necessidades do cliente atual.
As unidades da Bono Pneus possuem equipe especializada e tecnologia de ponta, lançando constantemente novos serviços com preços competitivos e excelência no atendimento — quebrando aquele estigma de que oficina é algo sujo e somente para homens. O grande diferencial da rede é oferecer diversos serviços voltados para a parte baixa do carro, bem como a possibilidade de agendar atendimentos e oferecer comodidade aos clientes.
Bono Pneus em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 400.000,00;
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Retorno do investimento a partir de 48 meses;
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Faturamento médio mensal de R$ 158.000,00;
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59 unidades.
Sorridents
Pertencente ao mercado de saúde temos a Sorridents — a maior e mais premiada franquia odontológica do Brasil. A sua fundação ocorreu em 1995 e já atendeu, até hoje, mais de 2,5 milhões de pacientes. Esse segmento representa uma grande oportunidade de negócio, pois mais de 20 milhões de brasileiros nunca foram atendidos em um dentista.
A experiência adquirida nas últimas décadas, desde o seu surgimento, fez com que a Sorridents acumulasse a experiência necessária que a levou a ser premiada, por 5 vezes, como a melhor franquia do Brasil. Como franqueadora, ela trabalha arduamente para trazer inovação e melhores estruturas, agregando mais valor ao trabalho dos dentistas.
Sorridents em números:
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Investimento para a franquia a partir de R$ 325.000,00;
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Retorno do investimento de 24 a 36 meses;
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Faturamento médio mensal de R$ 150.000,00;
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193 unidades.
Quais são as melhores práticas de um franqueado de sucesso?
Invista com consciência
Para se tornar um franqueado de sucesso, você deve investir conscientemente. Isso significa que é necessário efetuar um bom planejamento, estudar o mercado e ainda fazer uma autoavaliação para encontrar a melhor opção de franquia para o seu perfil. Não se trata de uma compra por impulso, pois é o seu dinheiro sendo investido para que, no futuro, ele possa retornar ainda maior.
Identifique-se com a franquia
Nós nos dedicamos aos projetos com os quais temos uma afinidade, não é verdade? Para um odontologista, por exemplo, é mais fácil fazer a gestão de uma franquia na própria área do que fora. Imagina o nível de dificuldade que um jornalista teria ao abrir uma franquia de uma clínica e lidar, por exemplo, com o marketing em odontologia ou a negociação com fornecedores de equipamentos muito específicos. Não é impossível, mas pode ser mais fácil.
Aprimore a sua capacidade de gestão
A boa gestão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, inclusive no franchising. Somente ela é capaz de garantir o retorno sobre o investimento (ROI em franquia). Vale ressaltar que essa disposição é algo que depende, basicamente, do esforço do franqueado, pois a responsabilidade da franqueadora é dar apoio — em vez de substituir você em suas funções.
Garanta um atendimento de excelência
Atente-se ao fato de que seguir as boas práticas descritas até aqui e não se preocupar com o atendimento da sua unidade de franquia é uma escolha problemática. No fundo, você depende do público para que o negócio funcione e consiga prosperar. Logo, é necessário cuidar da sua equipe de atendimento e oferecer aos clientes uma experiência única, evitando que eles busquem os seus concorrentes.
Mantenha os padrões da franqueadora
Vamos relembrar o que foi dito no primeiro tópico deste artigo? Como dono de uma franquia, você não é empregado da franqueadora, mas não tem total controle sobre tudo o que diz respeito ao negócio. Um desses aspectos é a padronização, que deve ser obedecida para que a marca contratada continue forte e em pleno crescimento.
Agora que você sabe mais sobre as franquias de sucesso no Brasil, reflita sobre a oportunidade de empreender e ter o seu próprio negócio. Aproveite a possibilidade de ter um negócio apoiado por uma marca já consolidada no mercado, garantindo, assim, mais chances de alcançar o sucesso.
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