Atrair clientes pelas redes sociais é uma importante estratégia de marketing para os profissionais de odontologia. Aproveitar o tempo dos pacientes e futuros pacientes gasto na internet pode ser o que faltava para você garantir o sucesso de sua clínica.
O relatório “Digital 2019” — elaborado pelas empresas norte-americanas We are Social e HootSuit — mostra que 65% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. O documento revela ainda que, desse total, 89% procurou por um produto ou serviço online e 68% dessas pessoas fechou negócio.
Reunimos neste post algumas dicas úteis e práticas recomendadas por especialistas para ajudar você a atrair clientes pelas redes sociais. Venha conferir!
Como atrair clientes pelas redes sociais?
Uma das maiores dificuldades de um dentista nem sempre se relaciona à prática profissional, mas à prospecção e fidelização de clientes.
Já vimos que as redes sociais são um valioso recurso para alcançar esses objetivos. Agora é hora de conferir 11 ideias de marketing que certamente ajudarão a aumentar o alcance de suas mídias, atraindo clientes para sua clínica odontológica.
Defina seus objetivos e escolha suas plataformas
As pessoas costumam falar de redes sociais como se elas formassem uma entidade coesa, mas ela é justamente o oposto disso. Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube são apenas algumas mídias de uma infinidade de plataformas que alcançam bilhões de pessoas.
Para você, elas apresentam uma oportunidade inestimável para fortalecer a marca da sua clínica, demonstrar seus conhecimentos, gerar referências, educar pacientes e atrair clientes. Porém, para alcançar todos esses benefícios você precisa tomar alguns cuidados.
Tudo começa com a definição dos seus objetivos com a adoção de estratégias de marketing de mídias sociais. Outra dica importante é evitar abraçar todas as plataformas de uma vez. Além de exigir muito trabalho para construir conteúdo para cada uma, nem todas as redes podem se adequar aos objetivos que você pretende alcançar.
Se você procura obter novos pacientes, por exemplo, priorize o Facebook e o Instagram. Já se seu objetivo é se tornar uma referência da odontologia, ou se você pretende se conectar com o setor, crie uma conta da clínica no Twitter e LinkedIn.
Eduque seus seguidores
Cuidados preventivos são uma tendência e dentistas têm se esforçado para educar as pessoas sobre os cuidados necessários para uma boa saúde bucal. As redes sociais são um espaço onde essas informações úteis podem ser encontradas por um paciente em potencial.
Ofereça conteúdos informativos sobre os cuidados necessários para uma boa escovação ou momento ideal para levar a criança ao dentista, por exemplo. Essas são apenas algumas dicas, as possibilidades são enormes.
Outra vantagem do conteúdo informacional é que ele amplia o alcance de suas postagens, pois os seguidores costumam compartilhar essas publicações em suas páginas particulares.
Apresente a sua clínica
Quando clientes pesquisam online por dentista, eles procuram qualidade e segurança. As redes sociais podem ajudar você a transmitir uma imagem positiva do seu negócio.
Você pode utilizá-las para mostrar os valores e os diferenciais de sua clínica odontológica em relação aos concorrentes. Alterne essas postagens com aquelas mais educativas, focando em sua experiência e apresentando os serviços disponíveis.
Solicite feedback
Estas situações ocorrem em qualquer tipo de negócio: críticas negativas podem afastar um paciente em potencial, enquanto comentários favoráveis geram novas oportunidades para atraí-los.
Use suas redes sociais para obter o feedback positivo dos pacientes que você já atendeu. À medida que eles deixam os comentários positivos nas páginas de sua clínica, você pode mostrar a satisfação dos clientes com um trabalho bem realizado. Consequentemente, isso aumenta sua credibilidade entre os pacientes em potencial.
O engajamento dos pacientes com comentários positivos sobre os tratamentos também pode se transformar em conteúdo, com a devida permissão dos clientes, claro. Além de educar novos pacientes, essas histórias ajudam a mostrar os diferentes tratamentos que você realiza em sua clínica.
Sempre que houver algum feedback negativo, responda prontamente, identificando oportunidades para promover mudanças positivas no atendimento ao paciente.
Interaja com seus contatos
A presença nas mídias sociais vai além da criação de páginas da sua clínica. Assim, para que os seguidores consigam visualizar o conteúdo que produzido, é fundamental que você interaja com seu público. Dúvidas, críticas, elogios, sugestões, não importa, todos os comentários dos clientes devem ser devidamente respondidos em um tempo razoável.
Dedique diariamente um período para realizar essa interação, tanto nos comentários quanto nas mensagens diretas e você verá como mais seguidores logo se transformarão em clientes fiéis.
Use imagens atraentes
Os usuários buscam experiências visualmente interessantes e bonitas. Utilize imagens com boa resolução, sempre com o logo o da clínica e de acordo com a identidade visual do negócio. Isso permite que o cliente associe a imagem à empresa, gerando mais identificação com sua marca.
Verifique se a visualização do seu conteúdo funciona em smartphones e tablets. Elas são as principais ferramentas de acesso dos usuários, e garantir uma boa experiência durante a visita às páginas é fundamental.
Produza vídeos
Quase todas as redes sociais permitem a publicação de vídeos. Eles podem servir para anunciar o lançamento de um novo produto, criando expectativa entre os seguidores.
Outro uso interessante desse recurso é o esclarecimento de dúvidas. Que tal produzir vídeos em tempo real que podem contar com a participação ao vivo dos usuários?
Promova suas páginas
A manutenção adequada de uma conta na rede social é um trabalho árduo, portanto, verifique se seus pacientes e público em potencial sabem da sua presença nessas mídias.
Participe de grupos importantes do atendimento odontológico, publique informações interessantes e torne-se uma fonte confiável para o seu público.
Usar hashtags, por exemplo, é uma boa alternativa para atingir um número maior de pessoas interessadas nos temas de suas publicações. Você pode utilizar hashtags já criadas ou desenvolver uma identidade própria da sua clínica para interagir com os usuários.
Poste com frequência
Não existe uma regra rígida sobre a frequência com que você deve postar nas redes sociais utilizadas para promover sua clínica. O problema é que os feeds dos usuários são inundados com centenas de postagens diariamente.
Por isso, você precisa compartilhar o conteúdo com frequência para garantir que ele não se perca nessa quantidade de publicações. Crie um calendário de publicações que pode ser semanal, por exemplo.
Monitore seus resultados
Para avaliar se sua empresa tem atraído clientes pelas redes sociais, não se esqueça de monitorar os resultados periodicamente, verificando quais táticas têm oferecido melhores resultados e quais precisam ser aprimoradas.
Por meio de indicadores, é possível medir a interação com o público, o alcance das publicações e o engajamento para aumentar o sucesso das ações de marketing.
Converta sua clínica em uma franquia odontológica
Todo esse trabalho com as redes sociais demanda tempo e dedicação. E nós sabemos que isso nem sempre é possível em meio à rotina atribulada de uma clínica, não é mesmo? Contudo, nós temos uma excelente solução para você: adotar o modelo de franquia.
As franquias odontológicas têm a expertise de anos no mercado e a satisfação de atendimento de milhares de clientes. Além disso, elas oferecem todo o apoio que você necessita para expandir seu negócio em toda as áreas de sua clínica.
Isso inclui a consultoria de comunicação da marca, que pode orientá-lo no trabalho com as redes sociais, planejamento de campanhas e promoções, por exemplo.
Quais os cuidados que preciso ao utilizar as redes sociais para promover a clínica?
Apesar de todo o potencial oferecido pelas redes sociais para a atração de novos pacientes para sua clínica odontológica, é preciso tomar alguns cuidados. O código de ética odontológico deve ser seguido, além de alguns cuidados que nós apresentamos a seguir sobre o que fazer ou não em suas redes sociais.
Utilizar suas redes para desabafar
É comum entrar no Facebook, Twitter ou Instagram e ver pessoas desabafando. Tome cuidado com isso, especialmente se sua atitude pode colocar em risco a relação dentista-paciente.
Evite se expor e nunca use as redes sociais para reclamar de algum caso ou paciente específico, nem compartilhe informações sigilosas sobre ele sem o devido consentimento.
Realizar atendimento virtual
Uma coisa é educar o seu público sobre os cuidados com a saúde bucal. Outra muito diferente é passar orientações específicas a um paciente ou seguidor de sua página. Sempre que surgirem comentários pedindo alguma prescrição, oriente-os a agendar uma consulta para que você possa auxiliá-los adequadamente.
Compartilhar imagens do tipo “antes e depois”
Os tratamentos odontológicos trazem grandes benefícios aos pacientes e muitos deles trazem transformações estéticas bastante positivas. Contudo, é importante ter cuidado com a exposição por meio das famosas imagens “antes e depois”.
A resolução do Conselho Federal de Odontologia já regulamentou e autorizou a divulgação de selfies e imagens do diagnóstico e resultado dos tratamentos dentários. Entretanto, você só pode publicar essas imagens nas redes sociais com um consentimento por escrito assinado pelo paciente.
Você viu que a transformação digital na odontologia é uma tendência também no momento de elaborar ações de captação dos clientes. Com o uso constante das redes sociais no Brasil a importância do uso dessas mídias para atrair clientes para sua clínica odontológica se torna algo fundamental.
Além disso, você conheceu algumas dicas para poder melhorar suas publicações e interação com os seguidores. Por fim, conferiu também os cuidados que você deve ter ao postar e se relacionar com pacientes e seguidores em suas mídias.
Este conteúdo ajudou você a descobrir como atrair clientes pelas redes sociais? Você já utiliza algumas das dicas que nós apresentamos aqui? Deixe o seu comentário e participe da nossa conversa!