Blog Saúde Bucal

Aparelho ortodôntico autoligado: como funciona e quais são as principais vantagens

É fato que muitas pessoas buscam o sorriso dos sonhos, mas para concretizar esse desejo, algumas etapas precisam ser realizadas, como o uso do aparelho metálico. Porém, com a modernização da área odontológica, um novo tratamento surgiu: o aparelho ortodôntico autoligado.

Nesse sentido, a principal diferença entre essas duas ferramentas de correção dentária está nas ligaduras, ou seja, aquelas borrachinhas coloridas que usamos. No autoligado, não existem esses tipos de acessórios. Logo, para quem busca agilidade, conforto e principalmente descrição, esse aparelho é uma excelente opção.

Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

Como funciona o aparelho ortodôntico autoligado?

O aparelho autoligado para a correção dos dentes é basicamente o mesmo dos modelos convencionais, isto é, aplica-se uma pressão nos dentes através do sistema composto pelo fio ortodôntico. Assim, acontece uma movimentação da arcada dentária e, por consequência, a correção do seu sorriso.

Porém, o fato de não possuir as borrachinhas faz com que os pacientes se sintam inseguros, mas é importante frisar que esse aparelho é extremamente vantajoso e seguro. A ausência delas diminui o contato entre o bráquete e o fio e, dessa forma, o profissional da odontologia não precisará de tanta força para movimentar os dentes, o que contribui para que o procedimento seja mais confortável.

Quais as diferenças entre o aparelho autoligado e o convencional?

O aparelho convencional é o mais conhecido pela população. Por esse motivo, muitos acreditam que só ele é capaz de alinhar os dentes. Ele realmente é mais econômico, porém esteticamente não é agradável. O uso das borrachinhas tem a função de tentar movimentar os dentes para que eles se encaixem da maneira certa.

Além disso, elas precisam ser trocadas com uma frequência alta, o que acaba aumentando o número de consultas. Esse tratamento dura mais ou menos 30 meses, mas não é difícil encontrar pessoas que o usam há quase 10 anos. Uma desvantagem que precisa ser pontuada é que as borrachinhas desses aparelhos acumulam bactérias, o que pode ajudar na proliferação de cáries.

Falando agora do aparelho autoligado, é preciso destacar que a ausência da ligadura auxilia muito no processo de higienização. Além disso, o número de visitas ao dentista é reduzido, afinal, a tecnologia aplicada nele faz com que seja mais resistente e forte.

O tratamento com esse aparelho dura entre 12 e 24 meses, ou seja, se comparado com o convencional, ele é mais rápido e prático. Logo, a nova tendência no setor ortodôntico vem gerando maior agilidade aos pacientes.

Diante disso, agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre eles, é aconselhável que procure um especialista da área para que ele determine qual será melhor para o seu tratamento.

Quais as principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligado?

Para que você entenda melhor as características desse aparelho, listaremos a seguir alguns dos seus benefícios.

Mais discreto

Apenas pelo fato de não usar ligadura, o autoligado é menos chamativo. Os bráquetes utilizados nesse aparelho são bem pequenos, transparentes e bem menos perceptíveis na boca. Assim, com essa inovação do campo ortodôntico, você poderá usar aparelho sem que ninguém perceba.

Maior conforto

Por ser um modelo mais moderno, esse aparelho traz novidades que ajudam a tornar o tratamento mais prático. Sem as borrachinhas, o paciente não sofrerá tanta dor, visto que não existirá nenhum atrito ou aperto causado pelos fios metálicos dos aparelhos tradicionais.

A força que é aplicada no aparelho autoligado é considerada até cinco vezes menor que a dos convencionais e, mesmo assim, não altera a eficiência do tratamento. Logo, com uma menor tensão, a sensibilidade e a irritação são reduzidas.

Maior preservação dos dentes

Em caso de uso desses aparelhos, as extrações dentárias são bem menos frequentes em comparação com os modelos convencionais. Somado a isso, o cirurgião-dentista responsável pelo tratamento dispensa o uso dos expansores, que, algumas vezes, são colocados no céu da boca e, de maneira indireta, podem afetar os dentes.

Mais higiênico

No que se refere à higiene bucal, esse aparelho sai na frente, visto que, por não possuir as ligaduras, que acabam acumulando restos alimentares, a escovação passa a ser uma tarefa bem mais fácil. Sem contar que se manter livre das borrachinhas facilita os cuidados diários, como o uso de fio dental.

Visitas ao dentista reduzidas

As idas ao consultório são bem menores. Isso porque o fio usado nesse aparelho aplica uma força de forma constante nos dentes, assim, a necessidade de manutenção é bem menor. Logo, as visitas ao dentista são reduzidas em aproximadamente 40%, se comparadas com os aparelhos convencionais.

Mais agilidade

O tratamento dentário com o uso do aparelho autoligado é 50% mais rápido. Toda essa agilidade se dá por conta da modernidade e tecnologia envolvidas na sua criação. Desse modo, a aplicação da força para a movimentação dos dentes é mais assertiva, fazendo com que os resultados apareçam mais rápido.

Quais são os cuidados que devemos ter com o aparelho autoligado?

Independentemente de qual modelo de aparelho você venha a utilizar, é preciso ter consciência de que o processo de higienização precisa ser muito cuidadoso e frequente. Sendo assim, uma ótima dica é usar o fio dental no buraco do passador, passando-o debaixo do fio ortodôntico, e depois ir fazendo a limpeza entre os espaços dos dentes.

Além disso, o ato de escovação precisa ser feito com bastante calma e sem muita força. Saiba que é preciso escovar bem os cantos e as laterais, a fim de que a higienização bucal seja realmente efetiva.

Por fim, agora que você já sabe mais sobre o que é o aparelho ortodôntico autoligado, as suas funcionalidades e os seus benefícios, na hora de começar um tratamento dentário, procure profissionais qualificados que saibam te orientar de maneira correta e transmitam segurança a você. Dessa forma, é possível alcançar o sonho de ter um belo sorriso.

Gostou do conteúdo que foi apresentado aqui? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros assuntos interessantes. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada