Blog Saúde Bucal

Visagismo na odontologia: como funciona a personalização do sorriso

A expressão facial e o corte de cabelo de uma pessoa podem não coincidir com a personalidade dela, causando, em um primeiro momento, impressões erradas sobre esse indivíduo à sociedade, por exemplo. Pensando nisso, o visagismo na odontologia ajuda a personalizar o sorriso, tratando disfunções dentárias e melhorando a comunicação visual dos pacientes.

Neste texto, você entende o que é esse conceito e como se relaciona aos tratamentos odontológicos. Além disso, o material mostra como é o processo de personalização do sorriso, como essa técnica pode ser benéfica para a sua vida e por que o cirurgião-dentista é necessário durante o tratamento. Tem interesse nesse tema? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é visagismo e qual a sua relação com a estética?

O termo visagismo deriva do francês visage e significa “rosto”. Por isso, é entendido enquanto uma arte que contribui para a harmonia, a composição e a proporção do rosto das pessoas, a partir de cortes de cabelo, uso de cosméticos, tratamentos estéticos odontológicos, entre outras técnicas funcionais e embelezantes.

Como o visagismo se baseia na premissa de que um indivíduo tem particularidades e pode expressar sua beleza de forma única, contribui para vários profissionais, desde o administrador até o cirurgião-dentista, passando pelo cabeleireiro, o maquiador e o esteticista.

O visagismo nasceu da demanda por personalização da estética, sendo um conceito formulado pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry. Em 1936, o profissional definiu essa arte, que deveria criar a imagem pessoal coincidente com a personalidade do sujeito.

Aubry ficou conhecido em todo o mundo por afirmar que não há pessoas sem beleza, mas, apenas, belezas que são ignoradas. Com essa ideia, começou a divulgar no mundo a técnica do visagismo, inicialmente focada em harmonizar as linhas de expressão facial com o corte de cabelo e a maquiagem.

No entanto, a essência da prática visagista já estava em culturas antigas, como a dos chineses, que, há 5 mil anos, associaram as proporções e o formato do rosto ao caráter e à personalidade do indivíduo. Da mesma forma, os gregos, durante a Antiguidade, preocuparam-se com a representação humana, usando a matemática e a ciência para estabelecer uma eficiente linguagem visual aplicada à aparência facial.

Por que o visagismo se aplica à odontologia?

Para entender como o visagismo se aplica à odontologia, pense, antes, nesta situação. Imagine um empresário que precisa passar uma imagem de liderança na empresa onde trabalha, mas que sofre com um dente canino evidenciado. O detalhe, que não passa despercebido, deixa o visual do homem mais áspero e sério frente aos funcionários.

A história, apesar de ilustrativa, mostra como o dentista pode ajudar a melhorar a expressão facial dos pacientes com tratamentos odontológicos. A partir de um estudo sobre as características e as necessidades de uma pessoa, é possível harmonizar o sorriso em relação ao formato e às expressões do rosto, motivo pelo qual a odontologia e a estética dental se associam bastante à arte do visagismo.

Como é o processo de personalização do sorriso?

Para chegar a um resultado satisfatório com a odontologia visagista, o dentista deve, inicialmente, conversar com o paciente. Nessa primeira consulta, é possível levantar os objetivos pessoais, que permitem identificar uma técnica por meio da qual o profissional cuidará tanto da saúde bucal quanto da harmonização facial

Geralmente, os pacientes que se interessam pelo visagismo odontológico querem melhorar a linguagem visual e impulsionar a autoestima, aumentando, como consequência, a sua qualidade de vida. Para isso, o dentista deve solicitar uma série de fotografias intra e extraorais, além de modelos das arcadas dentárias e vídeos em que o paciente conversa com outras pessoas.

Após uma primeira conversa com o paciente, o dentista deve fazer também uma análise de expressão facial, observando alguns pontos no rosto, divididos nestes três grupos:

  • terço superior: localizado na região da testa;
  • terço médio: fica na região dos olhos e do nariz:
  • terço inferior: por volta dos lábios e na região do queixo

Para o trabalho do dentista visagista, a documentação odontológica ajuda a identificar possíveis disfunções no sorriso. Igualmente, registros do paciente, geralmente gravados em vídeo, e análise das expressões faciais são úteis para alinhar a expressão facial com os objetivos da comunicação pessoal.

Quais são os benefícios de personalizar o seu sorriso?

Personalização do sorriso é um dos principais objetivos da aplicação da arte visagista à ciência odontológica. Apesar de ser uma técnica recente nos consultórios do país, os benefícios associados a esse conceito são muitos, pois tratamentos bucais que não consideram a personalidade podem deixar o paciente com um visual artificial.

Por outro lado, o visagismo na odontologia ajuda pessoas que sofrem com a autoestima e têm problemas relacionados à imagem pessoal no trabalho, por exemplo. Com um diagnóstico correto e um tratamento adequado, é possível harmonizar o sorriso, tratando disfunções bucais e melhorando a estética do rosto.

Por que fazer personalização do sorriso com um profissional?

O cirurgião-dentista é o profissional responsável por diagnosticar e tratar disfunções ortofaciais, podendo orientar e realizar procedimentos estéticos e funcionais capazes de melhorar a aparência facial. Por isso, o paciente que deseja personalizar o sorriso deve contar com um especialista, participando de todas as etapas do tratamento e, ao final do processo, voltando a sorrir sem medo.

Neste post, você entendeu o que é visagismo na odontologia, uma técnica que surgiu entre cabeleireiros e maquiadores na França e que, atualmente, contribui para a personalização do sorriso. Mas, antes de pensar em intervenções estéticas, é preciso se consultar com um profissional, verificando aspectos da sua saúde bucal e identificando como deixar o rosto mais harmônico.

O material foi útil para você, não é? Agora, ajude a sua comunidade a entender o que é visagismo e como essa técnica é aplicada à odontologia. Compartilhe já este texto com os seus amigos nas redes sociais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada